Histórias com... matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Luís
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Rodrigues, Cátia, Ferraz, Liliana, martins, ana patrícia
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6306
Resumo: Matemática e Literatura, porque não? A ideia de associar a Matemática à Literatura, não sendo nova, é contudo pouco discutida e, menos ainda, concreti- zada em Portugal. Escrever sobre Matemática, para crianças e de modo ficciona- do, implica, em primeiro lugar, considerar que esta área do conhecimento pode ser um tema interessante para desenvolver. Em segundo lugar, é imprescindível que os autores tenham uma certa proximidade com esta área do saber, facto que envolve a posse de um conjunto mínimo de conhecimentos sobre os quais se vai ficcionar. Os problemas que existem no nosso país com a aprendizagem da Ma- temática, a imagem social que a disciplina ainda tem e uma certa visão da Litera- tura e da Matemática como áreas opostas têm contribuído para que a ficção de autores portugueses, nesta área, seja diminuta. Ainda assim, vale a pena destacar alguns livros, como Figuras figuronas, de Maria Alberta Menéres, e O pequeno livro de desmatemática, de Manuel Pina. Enquanto o primeiro livro fala da poesia que é possível encontrar nas formas geométricas, o segundo mostra, de forma divertida, a Matemática nos números e nas operações.
id RCAP_abeb750b7ccb64f93e822a369f8e80b0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6306
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Histórias com... matemáticaMatemáticaLiteratura infantilMatemática e Literatura, porque não? A ideia de associar a Matemática à Literatura, não sendo nova, é contudo pouco discutida e, menos ainda, concreti- zada em Portugal. Escrever sobre Matemática, para crianças e de modo ficciona- do, implica, em primeiro lugar, considerar que esta área do conhecimento pode ser um tema interessante para desenvolver. Em segundo lugar, é imprescindível que os autores tenham uma certa proximidade com esta área do saber, facto que envolve a posse de um conjunto mínimo de conhecimentos sobre os quais se vai ficcionar. Os problemas que existem no nosso país com a aprendizagem da Ma- temática, a imagem social que a disciplina ainda tem e uma certa visão da Litera- tura e da Matemática como áreas opostas têm contribuído para que a ficção de autores portugueses, nesta área, seja diminuta. Ainda assim, vale a pena destacar alguns livros, como Figuras figuronas, de Maria Alberta Menéres, e O pequeno livro de desmatemática, de Manuel Pina. Enquanto o primeiro livro fala da poesia que é possível encontrar nas formas geométricas, o segundo mostra, de forma divertida, a Matemática nos números e nas operações.Escola Superior de Educação de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMenezes, LuísRodrigues, CátiaFerraz, Lilianamartins, ana patrícia2020-06-24T14:45:21Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6306por978-989-96261-0-2https://doi.org/10.34633/978-989-96261-0-2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:33Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6306Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:14.394545Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Histórias com... matemática
title Histórias com... matemática
spellingShingle Histórias com... matemática
Menezes, Luís
Matemática
Literatura infantil
title_short Histórias com... matemática
title_full Histórias com... matemática
title_fullStr Histórias com... matemática
title_full_unstemmed Histórias com... matemática
title_sort Histórias com... matemática
author Menezes, Luís
author_facet Menezes, Luís
Rodrigues, Cátia
Ferraz, Liliana
martins, ana patrícia
author_role author
author2 Rodrigues, Cátia
Ferraz, Liliana
martins, ana patrícia
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Luís
Rodrigues, Cátia
Ferraz, Liliana
martins, ana patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Literatura infantil
topic Matemática
Literatura infantil
description Matemática e Literatura, porque não? A ideia de associar a Matemática à Literatura, não sendo nova, é contudo pouco discutida e, menos ainda, concreti- zada em Portugal. Escrever sobre Matemática, para crianças e de modo ficciona- do, implica, em primeiro lugar, considerar que esta área do conhecimento pode ser um tema interessante para desenvolver. Em segundo lugar, é imprescindível que os autores tenham uma certa proximidade com esta área do saber, facto que envolve a posse de um conjunto mínimo de conhecimentos sobre os quais se vai ficcionar. Os problemas que existem no nosso país com a aprendizagem da Ma- temática, a imagem social que a disciplina ainda tem e uma certa visão da Litera- tura e da Matemática como áreas opostas têm contribuído para que a ficção de autores portugueses, nesta área, seja diminuta. Ainda assim, vale a pena destacar alguns livros, como Figuras figuronas, de Maria Alberta Menéres, e O pequeno livro de desmatemática, de Manuel Pina. Enquanto o primeiro livro fala da poesia que é possível encontrar nas formas geométricas, o segundo mostra, de forma divertida, a Matemática nos números e nas operações.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2020-06-24T14:45:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/6306
url http://hdl.handle.net/10400.19/6306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-96261-0-2
https://doi.org/10.34633/978-989-96261-0-2
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130912702595072