A educação matemática na educação infantil : um estudo sobre a contação de histórias para o ensino da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conte, Marcia Silveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256290
Resumo: O presente trabalho tem como tema a Educação Matemática na Educação Infantil e consiste em demonstrar como a contação de histórias pode ser potente para o ensino da matemática na Educação Infantil. Desse modo, o trabalho foi desenvolvido a partir de inquietações sobre como a matemática está no dia-a-dia das pessoas, mas elas não notam e muitas tem receio dela. Assim, busca-se evidenciar que é possível trabalhar conceitos matemáticos através da ludicidade e desmistificar o medo da matemática. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com cunho qualitativo. Para realizá-lo foi feito uma pesquisa no repositório digital LUME/UFRGS, onde foi efetuada uma revisão de literatura sobre trabalhos de conclusão de curso que tratavam da temática da contação de histórias na Educação Infantil, com foco para a Educação Matemática. Foi realizada uma revisão bibliográfica de autores que abordam a temática da contação de histórias na Educação Infantil e, em seguida, foram pesquisadas e catalogadas histórias da literatura infantil que contemplavam a Educação Matemática. Os livros escolhidos foram: ‘Uma lagarta muito comilona’ (2010), ‘Quem vai ficar com o pêssego?’ (2010), ‘A Casa Sonolenta’ (2011), ‘Cachinhos de Ouro’ (2013) e ‘Monstromática’ (2015). Ao realizar a análise, foi possível perceber o quanto é importante fazer a conexão da literatura infantil com os conceitos matemáticos, ao passo que o elo entre eles, torna-se um considerável e significante modo para fortalecer os conhecimentos prévios das crianças, assim como ajudam na construção de novos saberes.
id UFRGS-2_0c13dc87ffa67d238254f93e1ab744df
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256290
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Conte, Marcia SilveiraSantos, Suelen AssunçãoZílio, Cátia2023-03-25T03:30:37Z2023http://hdl.handle.net/10183/256290001165244O presente trabalho tem como tema a Educação Matemática na Educação Infantil e consiste em demonstrar como a contação de histórias pode ser potente para o ensino da matemática na Educação Infantil. Desse modo, o trabalho foi desenvolvido a partir de inquietações sobre como a matemática está no dia-a-dia das pessoas, mas elas não notam e muitas tem receio dela. Assim, busca-se evidenciar que é possível trabalhar conceitos matemáticos através da ludicidade e desmistificar o medo da matemática. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com cunho qualitativo. Para realizá-lo foi feito uma pesquisa no repositório digital LUME/UFRGS, onde foi efetuada uma revisão de literatura sobre trabalhos de conclusão de curso que tratavam da temática da contação de histórias na Educação Infantil, com foco para a Educação Matemática. Foi realizada uma revisão bibliográfica de autores que abordam a temática da contação de histórias na Educação Infantil e, em seguida, foram pesquisadas e catalogadas histórias da literatura infantil que contemplavam a Educação Matemática. Os livros escolhidos foram: ‘Uma lagarta muito comilona’ (2010), ‘Quem vai ficar com o pêssego?’ (2010), ‘A Casa Sonolenta’ (2011), ‘Cachinhos de Ouro’ (2013) e ‘Monstromática’ (2015). Ao realizar a análise, foi possível perceber o quanto é importante fazer a conexão da literatura infantil com os conceitos matemáticos, ao passo que o elo entre eles, torna-se um considerável e significante modo para fortalecer os conhecimentos prévios das crianças, assim como ajudam na construção de novos saberes.The present work has as its theme Mathematics Education in Early Childhood Education and consists of demonstrating how storytelling can be powerful for teaching mathematics in Early Childhood Education. In this way, the work was developed from concerns about how mathematics is in people's daily lives, but they do not notice it and many are afraid of it. Thus, we seek to show that it is possible to work with mathematical concepts through playfulness and demystify the fear of mathematics. The methodology used was bibliographical research with a qualitative nature. To carry it out, a search was carried out in the LUME/UFRGS digital repository, where a literature review was carried out on course completion works that dealt with the theme of storytelling in Early Childhood Education, with a focus on Mathematics Education. A literature review of authors who address the theme of storytelling in Early Childhood Education was carried out, and then stories of children's literature that contemplated Mathematics Education were researched and cataloged. The chosen books were: 'A Very Hungry Caterpillar' (2010), 'Who Will Keep the Peach?' (2010), 'The Sleepy House' (2011), 'Goldilocks' (2013) and 'Monstermatic' (2015). When carrying out the analysis, it was possible to perceive how important it is to make the connection between children's literature and mathematical concepts, while the link between them becomes a considerable and significant way to strengthen children's prior knowledge, as well as help in the construction of new knowledge.application/pdfporEducação MatemáticaEducação infantilLiteratura infantilMathematical conceptsChild educationChildren's literatureA educação matemática na educação infantil : um estudo sobre a contação de histórias para o ensino da matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2023Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001165244.pdf.txt001165244.pdf.txtExtracted Texttext/plain70411http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256290/2/001165244.pdf.txt17e90d27dcc2492e7528236689657757MD52ORIGINAL001165244.pdfTexto completoapplication/pdf1699180http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256290/1/001165244.pdf59953932b559c2a193bb51f4cf79de82MD5110183/2562902024-01-27 06:01:17.436148oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256290Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-27T08:01:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação matemática na educação infantil : um estudo sobre a contação de histórias para o ensino da matemática
title A educação matemática na educação infantil : um estudo sobre a contação de histórias para o ensino da matemática
spellingShingle A educação matemática na educação infantil : um estudo sobre a contação de histórias para o ensino da matemática
Conte, Marcia Silveira
Educação Matemática
Educação infantil
Literatura infantil
Mathematical concepts
Child education
Children's literature
title_short A educação matemática na educação infantil : um estudo sobre a contação de histórias para o ensino da matemática
title_full A educação matemática na educação infantil : um estudo sobre a contação de histórias para o ensino da matemática
title_fullStr A educação matemática na educação infantil : um estudo sobre a contação de histórias para o ensino da matemática
title_full_unstemmed A educação matemática na educação infantil : um estudo sobre a contação de histórias para o ensino da matemática
title_sort A educação matemática na educação infantil : um estudo sobre a contação de histórias para o ensino da matemática
author Conte, Marcia Silveira
author_facet Conte, Marcia Silveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conte, Marcia Silveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Suelen Assunção
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Zílio, Cátia
contributor_str_mv Santos, Suelen Assunção
Zílio, Cátia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Educação infantil
Literatura infantil
topic Educação Matemática
Educação infantil
Literatura infantil
Mathematical concepts
Child education
Children's literature
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematical concepts
Child education
Children's literature
description O presente trabalho tem como tema a Educação Matemática na Educação Infantil e consiste em demonstrar como a contação de histórias pode ser potente para o ensino da matemática na Educação Infantil. Desse modo, o trabalho foi desenvolvido a partir de inquietações sobre como a matemática está no dia-a-dia das pessoas, mas elas não notam e muitas tem receio dela. Assim, busca-se evidenciar que é possível trabalhar conceitos matemáticos através da ludicidade e desmistificar o medo da matemática. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com cunho qualitativo. Para realizá-lo foi feito uma pesquisa no repositório digital LUME/UFRGS, onde foi efetuada uma revisão de literatura sobre trabalhos de conclusão de curso que tratavam da temática da contação de histórias na Educação Infantil, com foco para a Educação Matemática. Foi realizada uma revisão bibliográfica de autores que abordam a temática da contação de histórias na Educação Infantil e, em seguida, foram pesquisadas e catalogadas histórias da literatura infantil que contemplavam a Educação Matemática. Os livros escolhidos foram: ‘Uma lagarta muito comilona’ (2010), ‘Quem vai ficar com o pêssego?’ (2010), ‘A Casa Sonolenta’ (2011), ‘Cachinhos de Ouro’ (2013) e ‘Monstromática’ (2015). Ao realizar a análise, foi possível perceber o quanto é importante fazer a conexão da literatura infantil com os conceitos matemáticos, ao passo que o elo entre eles, torna-se um considerável e significante modo para fortalecer os conhecimentos prévios das crianças, assim como ajudam na construção de novos saberes.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-25T03:30:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/256290
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001165244
url http://hdl.handle.net/10183/256290
identifier_str_mv 001165244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256290/2/001165244.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256290/1/001165244.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 17e90d27dcc2492e7528236689657757
59953932b559c2a193bb51f4cf79de82
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447335257243648