Os saberes locais no desenvolvimento de práticas educativas docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/37986 |
Resumo: | O desempenho do professor tem constituído uma das temáticas mais questionadas nas abordagens sobre a qualidade do ensino em diferentes contextos educativos. Em alguns países africanos, caracterizados por uma enorme diversidade cultural e por currículos centralmente definidos, prevê-se que sejam abordados na sala de aula os conhecimentos contextualizados, denominados saberes locais, facto que concorre para novos desafios para as práticas educativas dos professores. Torna-se, deste modo, importante que os professores conheçam os contextos educativos onde atuam, valorizem a diversidade cultural e os saberes locais e desenvolvam atividades de ensino a partir desses mesmos saberes, enquadradas por uma educação intercultural. Nesta linha, este estudo apresenta os resultados de uma revisão sistemática da literatura sobre os saberes locais e a sua presença na área da educação no contexto moçambicano. Visa-se compreender o contributo destes saberes no desenvolvimento das práticas educativas do professor, a partir dos pressupostos teóricos e práticos de investigadores desta área de conhecimento. O corpus de análise é constituído por dezassete artigos, através de pesquisa na base de dados SCIELO e nos agregadores RCAAP e Google Académico, pela aplicação de critérios de inclusão e exclusão. Os resultados da análise evidenciam que os saberes locais são experiências e práticas sociais das comunidades relevantes para a sua abordagem formal na escola e potencialmente, promotoras do desenvolvimento profissional docente. |
id |
RCAP_abfb60c24727c3ee33e6f5e0dee80655 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/37986 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os saberes locais no desenvolvimento de práticas educativas docentesSaberes locaisPráticas educativasDesenvolvimento profissionalEnsino básicoRevisão sistemática da literaturaO desempenho do professor tem constituído uma das temáticas mais questionadas nas abordagens sobre a qualidade do ensino em diferentes contextos educativos. Em alguns países africanos, caracterizados por uma enorme diversidade cultural e por currículos centralmente definidos, prevê-se que sejam abordados na sala de aula os conhecimentos contextualizados, denominados saberes locais, facto que concorre para novos desafios para as práticas educativas dos professores. Torna-se, deste modo, importante que os professores conheçam os contextos educativos onde atuam, valorizem a diversidade cultural e os saberes locais e desenvolvam atividades de ensino a partir desses mesmos saberes, enquadradas por uma educação intercultural. Nesta linha, este estudo apresenta os resultados de uma revisão sistemática da literatura sobre os saberes locais e a sua presença na área da educação no contexto moçambicano. Visa-se compreender o contributo destes saberes no desenvolvimento das práticas educativas do professor, a partir dos pressupostos teóricos e práticos de investigadores desta área de conhecimento. O corpus de análise é constituído por dezassete artigos, através de pesquisa na base de dados SCIELO e nos agregadores RCAAP e Google Académico, pela aplicação de critérios de inclusão e exclusão. Os resultados da análise evidenciam que os saberes locais são experiências e práticas sociais das comunidades relevantes para a sua abordagem formal na escola e potencialmente, promotoras do desenvolvimento profissional docente.CIDTFF - Universidade de Aveiro2023-06-12T08:45:40Z2022-07-20T00:00:00Z2022-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/37986por1647-358210.34624/id.v14i1.29587Chamo, José Helder FelicianoMartins, Filomenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:11Zoai:ria.ua.pt:10773/37986Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:33.744140Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os saberes locais no desenvolvimento de práticas educativas docentes |
title |
Os saberes locais no desenvolvimento de práticas educativas docentes |
spellingShingle |
Os saberes locais no desenvolvimento de práticas educativas docentes Chamo, José Helder Feliciano Saberes locais Práticas educativas Desenvolvimento profissional Ensino básico Revisão sistemática da literatura |
title_short |
Os saberes locais no desenvolvimento de práticas educativas docentes |
title_full |
Os saberes locais no desenvolvimento de práticas educativas docentes |
title_fullStr |
Os saberes locais no desenvolvimento de práticas educativas docentes |
title_full_unstemmed |
Os saberes locais no desenvolvimento de práticas educativas docentes |
title_sort |
Os saberes locais no desenvolvimento de práticas educativas docentes |
author |
Chamo, José Helder Feliciano |
author_facet |
Chamo, José Helder Feliciano Martins, Filomena |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Filomena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chamo, José Helder Feliciano Martins, Filomena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saberes locais Práticas educativas Desenvolvimento profissional Ensino básico Revisão sistemática da literatura |
topic |
Saberes locais Práticas educativas Desenvolvimento profissional Ensino básico Revisão sistemática da literatura |
description |
O desempenho do professor tem constituído uma das temáticas mais questionadas nas abordagens sobre a qualidade do ensino em diferentes contextos educativos. Em alguns países africanos, caracterizados por uma enorme diversidade cultural e por currículos centralmente definidos, prevê-se que sejam abordados na sala de aula os conhecimentos contextualizados, denominados saberes locais, facto que concorre para novos desafios para as práticas educativas dos professores. Torna-se, deste modo, importante que os professores conheçam os contextos educativos onde atuam, valorizem a diversidade cultural e os saberes locais e desenvolvam atividades de ensino a partir desses mesmos saberes, enquadradas por uma educação intercultural. Nesta linha, este estudo apresenta os resultados de uma revisão sistemática da literatura sobre os saberes locais e a sua presença na área da educação no contexto moçambicano. Visa-se compreender o contributo destes saberes no desenvolvimento das práticas educativas do professor, a partir dos pressupostos teóricos e práticos de investigadores desta área de conhecimento. O corpus de análise é constituído por dezassete artigos, através de pesquisa na base de dados SCIELO e nos agregadores RCAAP e Google Académico, pela aplicação de critérios de inclusão e exclusão. Os resultados da análise evidenciam que os saberes locais são experiências e práticas sociais das comunidades relevantes para a sua abordagem formal na escola e potencialmente, promotoras do desenvolvimento profissional docente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-20T00:00:00Z 2022-07-20 2023-06-12T08:45:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/37986 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/37986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-3582 10.34624/id.v14i1.29587 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIDTFF - Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
CIDTFF - Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137737746415616 |