Os saberes locais no desenvolvimento de práticas educativas docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chamo, José Helder Feliciano
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Martins, Filomena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/37986
Resumo: O desempenho do professor tem constituído uma das temáticas mais questionadas nas abordagens sobre a qualidade do ensino em diferentes contextos educativos. Em alguns países africanos, caracterizados por uma enorme diversidade cultural e por currículos centralmente definidos, prevê-se que sejam abordados na sala de aula os conhecimentos contextualizados, denominados saberes locais, facto que concorre para novos desafios para as práticas educativas dos professores. Torna-se, deste modo, importante que os professores conheçam os contextos educativos onde atuam, valorizem a diversidade cultural e os saberes locais e desenvolvam atividades de ensino a partir desses mesmos saberes, enquadradas por uma educação intercultural. Nesta linha, este estudo apresenta os resultados de uma revisão sistemática da literatura sobre os saberes locais e a sua presença na área da educação no contexto moçambicano. Visa-se compreender o contributo destes saberes no desenvolvimento das práticas educativas do professor, a partir dos pressupostos teóricos e práticos de investigadores desta área de conhecimento. O corpus de análise é constituído por dezassete artigos, através de pesquisa na base de dados SCIELO e nos agregadores RCAAP e Google Académico, pela aplicação de critérios de inclusão e exclusão. Os resultados da análise evidenciam que os saberes locais são experiências e práticas sociais das comunidades relevantes para a sua abordagem formal na escola e potencialmente, promotoras do desenvolvimento profissional docente.
id RCAP_abfb60c24727c3ee33e6f5e0dee80655
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/37986
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os saberes locais no desenvolvimento de práticas educativas docentesSaberes locaisPráticas educativasDesenvolvimento profissionalEnsino básicoRevisão sistemática da literaturaO desempenho do professor tem constituído uma das temáticas mais questionadas nas abordagens sobre a qualidade do ensino em diferentes contextos educativos. Em alguns países africanos, caracterizados por uma enorme diversidade cultural e por currículos centralmente definidos, prevê-se que sejam abordados na sala de aula os conhecimentos contextualizados, denominados saberes locais, facto que concorre para novos desafios para as práticas educativas dos professores. Torna-se, deste modo, importante que os professores conheçam os contextos educativos onde atuam, valorizem a diversidade cultural e os saberes locais e desenvolvam atividades de ensino a partir desses mesmos saberes, enquadradas por uma educação intercultural. Nesta linha, este estudo apresenta os resultados de uma revisão sistemática da literatura sobre os saberes locais e a sua presença na área da educação no contexto moçambicano. Visa-se compreender o contributo destes saberes no desenvolvimento das práticas educativas do professor, a partir dos pressupostos teóricos e práticos de investigadores desta área de conhecimento. O corpus de análise é constituído por dezassete artigos, através de pesquisa na base de dados SCIELO e nos agregadores RCAAP e Google Académico, pela aplicação de critérios de inclusão e exclusão. Os resultados da análise evidenciam que os saberes locais são experiências e práticas sociais das comunidades relevantes para a sua abordagem formal na escola e potencialmente, promotoras do desenvolvimento profissional docente.CIDTFF - Universidade de Aveiro2023-06-12T08:45:40Z2022-07-20T00:00:00Z2022-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/37986por1647-358210.34624/id.v14i1.29587Chamo, José Helder FelicianoMartins, Filomenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:11Zoai:ria.ua.pt:10773/37986Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:33.744140Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os saberes locais no desenvolvimento de práticas educativas docentes
title Os saberes locais no desenvolvimento de práticas educativas docentes
spellingShingle Os saberes locais no desenvolvimento de práticas educativas docentes
Chamo, José Helder Feliciano
Saberes locais
Práticas educativas
Desenvolvimento profissional
Ensino básico
Revisão sistemática da literatura
title_short Os saberes locais no desenvolvimento de práticas educativas docentes
title_full Os saberes locais no desenvolvimento de práticas educativas docentes
title_fullStr Os saberes locais no desenvolvimento de práticas educativas docentes
title_full_unstemmed Os saberes locais no desenvolvimento de práticas educativas docentes
title_sort Os saberes locais no desenvolvimento de práticas educativas docentes
author Chamo, José Helder Feliciano
author_facet Chamo, José Helder Feliciano
Martins, Filomena
author_role author
author2 Martins, Filomena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chamo, José Helder Feliciano
Martins, Filomena
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes locais
Práticas educativas
Desenvolvimento profissional
Ensino básico
Revisão sistemática da literatura
topic Saberes locais
Práticas educativas
Desenvolvimento profissional
Ensino básico
Revisão sistemática da literatura
description O desempenho do professor tem constituído uma das temáticas mais questionadas nas abordagens sobre a qualidade do ensino em diferentes contextos educativos. Em alguns países africanos, caracterizados por uma enorme diversidade cultural e por currículos centralmente definidos, prevê-se que sejam abordados na sala de aula os conhecimentos contextualizados, denominados saberes locais, facto que concorre para novos desafios para as práticas educativas dos professores. Torna-se, deste modo, importante que os professores conheçam os contextos educativos onde atuam, valorizem a diversidade cultural e os saberes locais e desenvolvam atividades de ensino a partir desses mesmos saberes, enquadradas por uma educação intercultural. Nesta linha, este estudo apresenta os resultados de uma revisão sistemática da literatura sobre os saberes locais e a sua presença na área da educação no contexto moçambicano. Visa-se compreender o contributo destes saberes no desenvolvimento das práticas educativas do professor, a partir dos pressupostos teóricos e práticos de investigadores desta área de conhecimento. O corpus de análise é constituído por dezassete artigos, através de pesquisa na base de dados SCIELO e nos agregadores RCAAP e Google Académico, pela aplicação de critérios de inclusão e exclusão. Os resultados da análise evidenciam que os saberes locais são experiências e práticas sociais das comunidades relevantes para a sua abordagem formal na escola e potencialmente, promotoras do desenvolvimento profissional docente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-20T00:00:00Z
2022-07-20
2023-06-12T08:45:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/37986
url http://hdl.handle.net/10773/37986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-3582
10.34624/id.v14i1.29587
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIDTFF - Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv CIDTFF - Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137737746415616