A articulação do ensino de formação musical e do ensino de instrumento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/36791 |
Resumo: | Este documento foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino da Música e é constituído por duas partes distintas. Na primeira parte do relatório é realizada uma descrição do estágio supervisionado no que se refere ao desenvolvimento de atividades relacionadas com a formação pessoal e profissional. É igualmente desenvolvida uma reflexão e análise profunda sobre a prática docente e o processo de ensino-aprendizagem em contextos educativos e regimes de frequência diferentes do ensino especializado da música. A segunda parte centra-se no desenvolvimento do projeto de investigação que pretende analisar e refletir sobre a articulação entre o ensino da disciplina de Formação Musical e o ensino da disciplina de Instrumento, em particular no ensino básico, na Academia de Música de Óbidos, no Conservatório de Artes Performativas de Almada e de uma forma global, em Portugal. A existência ou ausência de pontes entre ambas as disciplinas ao longo do tempo, teve consequências no ensino atual relativamente à forma como alunos e professores interpretam essa relação e a ligação entre a teoria e a prática. Neste contexto, é fundamental compreender se estão a ser lecionadas enquanto unidades isoladas ou se são encaradas como competências complementares. Tendo em conta os diversos intervenientes no processo educativo, foram elaborados inquéritos por questionário aos docentes e discentes, relacionados os resultados dos alunos e foram analisados os programas das disciplinas de Formação Musical, Piano, Guitarra e violino com o intuito de compreender a articulação existente. Por último, sugerem-se algumas linhas orientadoras que vão no sentido da melhoria da articulação entre teoria e prática, tendo em conta os dados recolhidos. |
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