Arriscar a mudança. Os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/88114 |
Resumo: | Esta obra resultou da implementação, num Agrupamento de Escolas, de um projeto de investigação-ação inovador sobre o ensino da leitura. Visou contribuir para a transferência do conhecimento científico produzido nas últimas décadas sobre esta temática para quem tem a complexa tarefa de ensinar estas competências básicas, transformando a teoria em práticas refletidas e promovendo a igualdade de oportunidades. O projeto tinha os seguintes objetivos: assegurar a transferência do conhecimento científico para o processo de ensino da leitura; construir e testar um modelo que operacionalize as medidas universais de aprendizagem; definir, testar e validar procedimentos de sinalização de alunos em risco na aprendizagem da leitura; validar modelos alternativos e inclusivos de intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura; definir linhas orientadoras para a implementação e posterior disseminação de um modelo de sinalização, diagnóstico e intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura; promover o sucesso escolar na área da leitura. O trabalho colaborativo desenvolvido conduziu à implementação de um conjunto de sequências didáticas e de instrumentos de avaliação (provas de rastreio e de monitorização) que, anexados a esta obra, passam a estar disponíveis para utilização. O rastreio universal implementado permitiu a identificação precoce dos alunos «em risco» na aprendizagem da leitura e a planificação de intervenções que atendessem a diferentes perfis de risco, num processo discutido e refletido com os professores titulares e de apoio educativo, e do qual se dá conta nesta obra. Por sua vez, as provas de monitorização permitiram aferir a progressão dos alunos ao nível da descodificação e da compreensão da leitura, evitando a cristalização de dificuldades iniciais. A progressiva diminuição dos alunos «em risco» ao longo dos anos letivos em que o projeto foi implementado é particularmente relevante, atendendo a que a população-alvo deste projeto era constituída, maioritariamente, por alunos oriundos de grupos socioeconómicos desfavorecidos, com 60.3% dos mesmos abrangidos pela Ação Social Escolar. Os resultados das provas de aferição realizadas no final do 2.º ano melhoraram de forma substantiva, confirmando que é possível contrariar trajetórias de insucesso determinadas pela desigualdade social e que vale a pena arriscar a mudança. |
id |
RCAP_ac461ddd52910413ec93767b9c30b1c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88114 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Arriscar a mudança. Os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escritaEnsino da leituraModelos multinívelProvas de rastreioProvas de monitorizaçãoCompetências facilitadoras da leituraEducação literáriaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeEsta obra resultou da implementação, num Agrupamento de Escolas, de um projeto de investigação-ação inovador sobre o ensino da leitura. Visou contribuir para a transferência do conhecimento científico produzido nas últimas décadas sobre esta temática para quem tem a complexa tarefa de ensinar estas competências básicas, transformando a teoria em práticas refletidas e promovendo a igualdade de oportunidades. O projeto tinha os seguintes objetivos: assegurar a transferência do conhecimento científico para o processo de ensino da leitura; construir e testar um modelo que operacionalize as medidas universais de aprendizagem; definir, testar e validar procedimentos de sinalização de alunos em risco na aprendizagem da leitura; validar modelos alternativos e inclusivos de intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura; definir linhas orientadoras para a implementação e posterior disseminação de um modelo de sinalização, diagnóstico e intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura; promover o sucesso escolar na área da leitura. O trabalho colaborativo desenvolvido conduziu à implementação de um conjunto de sequências didáticas e de instrumentos de avaliação (provas de rastreio e de monitorização) que, anexados a esta obra, passam a estar disponíveis para utilização. O rastreio universal implementado permitiu a identificação precoce dos alunos «em risco» na aprendizagem da leitura e a planificação de intervenções que atendessem a diferentes perfis de risco, num processo discutido e refletido com os professores titulares e de apoio educativo, e do qual se dá conta nesta obra. Por sua vez, as provas de monitorização permitiram aferir a progressão dos alunos ao nível da descodificação e da compreensão da leitura, evitando a cristalização de dificuldades iniciais. A progressiva diminuição dos alunos «em risco» ao longo dos anos letivos em que o projeto foi implementado é particularmente relevante, atendendo a que a população-alvo deste projeto era constituída, maioritariamente, por alunos oriundos de grupos socioeconómicos desfavorecidos, com 60.3% dos mesmos abrangidos pela Ação Social Escolar. Os resultados das provas de aferição realizadas no final do 2.º ano melhoraram de forma substantiva, confirmando que é possível contrariar trajetórias de insucesso determinadas pela desigualdade social e que vale a pena arriscar a mudança.Investigare-Associação para a Investigação em Leitura, Escrita e NeurociênciasFundação Vasco Vieira de AlmeidaFundação Calouste GulbenkianInvestigare-Associação para a Investigação em Leitura, Escrita e NuerociênciasUniversidade do MinhoViana, Fernanda LeopoldinaRibeiro, IolandaMorgado, CeldaCadime, Irene Maria DiasSantos, SandraRodrigues, Bruna Regina SilvaCosta, Helena Isabel AraújoCosme, Maria Céu MarquesRamos, Rui Lima2023-112023-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/88114porViana, F. L., Ribeiro, I., Morgado, C., Cadime, I., Santos, S., Rodrigues, B., Costa, H., Cosme, M. C., & Ramos, R. (2023). Arriscar a mudança. Os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita. Investigare.978-989-35218-2-3info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-20T01:20:59Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88114Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:17.594840Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arriscar a mudança. Os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita |
title |
Arriscar a mudança. Os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita |
spellingShingle |
Arriscar a mudança. Os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita Viana, Fernanda Leopoldina Ensino da leitura Modelos multinível Provas de rastreio Provas de monitorização Competências facilitadoras da leitura Educação literária Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
title_short |
Arriscar a mudança. Os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita |
title_full |
Arriscar a mudança. Os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita |
title_fullStr |
Arriscar a mudança. Os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita |
title_full_unstemmed |
Arriscar a mudança. Os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita |
title_sort |
Arriscar a mudança. Os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita |
author |
Viana, Fernanda Leopoldina |
author_facet |
Viana, Fernanda Leopoldina Ribeiro, Iolanda Morgado, Celda Cadime, Irene Maria Dias Santos, Sandra Rodrigues, Bruna Regina Silva Costa, Helena Isabel Araújo Cosme, Maria Céu Marques Ramos, Rui Lima |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Iolanda Morgado, Celda Cadime, Irene Maria Dias Santos, Sandra Rodrigues, Bruna Regina Silva Costa, Helena Isabel Araújo Cosme, Maria Céu Marques Ramos, Rui Lima |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fundação Vasco Vieira de Almeida Fundação Calouste Gulbenkian Investigare-Associação para a Investigação em Leitura, Escrita e Nuerociências Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Fernanda Leopoldina Ribeiro, Iolanda Morgado, Celda Cadime, Irene Maria Dias Santos, Sandra Rodrigues, Bruna Regina Silva Costa, Helena Isabel Araújo Cosme, Maria Céu Marques Ramos, Rui Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da leitura Modelos multinível Provas de rastreio Provas de monitorização Competências facilitadoras da leitura Educação literária Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
topic |
Ensino da leitura Modelos multinível Provas de rastreio Provas de monitorização Competências facilitadoras da leitura Educação literária Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
description |
Esta obra resultou da implementação, num Agrupamento de Escolas, de um projeto de investigação-ação inovador sobre o ensino da leitura. Visou contribuir para a transferência do conhecimento científico produzido nas últimas décadas sobre esta temática para quem tem a complexa tarefa de ensinar estas competências básicas, transformando a teoria em práticas refletidas e promovendo a igualdade de oportunidades. O projeto tinha os seguintes objetivos: assegurar a transferência do conhecimento científico para o processo de ensino da leitura; construir e testar um modelo que operacionalize as medidas universais de aprendizagem; definir, testar e validar procedimentos de sinalização de alunos em risco na aprendizagem da leitura; validar modelos alternativos e inclusivos de intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura; definir linhas orientadoras para a implementação e posterior disseminação de um modelo de sinalização, diagnóstico e intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura; promover o sucesso escolar na área da leitura. O trabalho colaborativo desenvolvido conduziu à implementação de um conjunto de sequências didáticas e de instrumentos de avaliação (provas de rastreio e de monitorização) que, anexados a esta obra, passam a estar disponíveis para utilização. O rastreio universal implementado permitiu a identificação precoce dos alunos «em risco» na aprendizagem da leitura e a planificação de intervenções que atendessem a diferentes perfis de risco, num processo discutido e refletido com os professores titulares e de apoio educativo, e do qual se dá conta nesta obra. Por sua vez, as provas de monitorização permitiram aferir a progressão dos alunos ao nível da descodificação e da compreensão da leitura, evitando a cristalização de dificuldades iniciais. A progressiva diminuição dos alunos «em risco» ao longo dos anos letivos em que o projeto foi implementado é particularmente relevante, atendendo a que a população-alvo deste projeto era constituída, maioritariamente, por alunos oriundos de grupos socioeconómicos desfavorecidos, com 60.3% dos mesmos abrangidos pela Ação Social Escolar. Os resultados das provas de aferição realizadas no final do 2.º ano melhoraram de forma substantiva, confirmando que é possível contrariar trajetórias de insucesso determinadas pela desigualdade social e que vale a pena arriscar a mudança. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11 2023-11-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/88114 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/88114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Viana, F. L., Ribeiro, I., Morgado, C., Cadime, I., Santos, S., Rodrigues, B., Costa, H., Cosme, M. C., & Ramos, R. (2023). Arriscar a mudança. Os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita. Investigare. 978-989-35218-2-3 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Investigare-Associação para a Investigação em Leitura, Escrita e Neurociências |
publisher.none.fl_str_mv |
Investigare-Associação para a Investigação em Leitura, Escrita e Neurociências |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137014252044288 |