Arriscar a mudança. Os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Fernanda Leopoldina
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ribeiro, Iolanda, Morgado, Celda, Cadime, Irene Maria Dias, Santos, Sandra, Rodrigues, Bruna Regina Silva, Costa, Helena Isabel Araújo, Cosme, Maria Céu Marques, Ramos, Rui Lima
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/88114
Resumo: Esta obra resultou da implementação, num Agrupamento de Escolas, de um projeto de investigação-ação inovador sobre o ensino da leitura. Visou contribuir para a transferência do conhecimento científico produzido nas últimas décadas sobre esta temática para quem tem a complexa tarefa de ensinar estas competências básicas, transformando a teoria em práticas refletidas e promovendo a igualdade de oportunidades. O projeto tinha os seguintes objetivos: assegurar a transferência do conhecimento científico para o processo de ensino da leitura; construir e testar um modelo que operacionalize as medidas universais de aprendizagem; definir, testar e validar procedimentos de sinalização de alunos em risco na aprendizagem da leitura; validar modelos alternativos e inclusivos de intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura; definir linhas orientadoras para a implementação e posterior disseminação de um modelo de sinalização, diagnóstico e intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura; promover o sucesso escolar na área da leitura. O trabalho colaborativo desenvolvido conduziu à implementação de um conjunto de sequências didáticas e de instrumentos de avaliação (provas de rastreio e de monitorização) que, anexados a esta obra, passam a estar disponíveis para utilização. O rastreio universal implementado permitiu a identificação precoce dos alunos «em risco» na aprendizagem da leitura e a planificação de intervenções que atendessem a diferentes perfis de risco, num processo discutido e refletido com os professores titulares e de apoio educativo, e do qual se dá conta nesta obra. Por sua vez, as provas de monitorização permitiram aferir a progressão dos alunos ao nível da descodificação e da compreensão da leitura, evitando a cristalização de dificuldades iniciais. A progressiva diminuição dos alunos «em risco» ao longo dos anos letivos em que o projeto foi implementado é particularmente relevante, atendendo a que a população-alvo deste projeto era constituída, maioritariamente, por alunos oriundos de grupos socioeconómicos desfavorecidos, com 60.3% dos mesmos abrangidos pela Ação Social Escolar. Os resultados das provas de aferição realizadas no final do 2.º ano melhoraram de forma substantiva, confirmando que é possível contrariar trajetórias de insucesso determinadas pela desigualdade social e que vale a pena arriscar a mudança.
id RCAP_ac461ddd52910413ec93767b9c30b1c5
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88114
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Arriscar a mudança. Os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escritaEnsino da leituraModelos multinívelProvas de rastreioProvas de monitorizaçãoCompetências facilitadoras da leituraEducação literáriaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeEsta obra resultou da implementação, num Agrupamento de Escolas, de um projeto de investigação-ação inovador sobre o ensino da leitura. Visou contribuir para a transferência do conhecimento científico produzido nas últimas décadas sobre esta temática para quem tem a complexa tarefa de ensinar estas competências básicas, transformando a teoria em práticas refletidas e promovendo a igualdade de oportunidades. O projeto tinha os seguintes objetivos: assegurar a transferência do conhecimento científico para o processo de ensino da leitura; construir e testar um modelo que operacionalize as medidas universais de aprendizagem; definir, testar e validar procedimentos de sinalização de alunos em risco na aprendizagem da leitura; validar modelos alternativos e inclusivos de intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura; definir linhas orientadoras para a implementação e posterior disseminação de um modelo de sinalização, diagnóstico e intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura; promover o sucesso escolar na área da leitura. O trabalho colaborativo desenvolvido conduziu à implementação de um conjunto de sequências didáticas e de instrumentos de avaliação (provas de rastreio e de monitorização) que, anexados a esta obra, passam a estar disponíveis para utilização. O rastreio universal implementado permitiu a identificação precoce dos alunos «em risco» na aprendizagem da leitura e a planificação de intervenções que atendessem a diferentes perfis de risco, num processo discutido e refletido com os professores titulares e de apoio educativo, e do qual se dá conta nesta obra. Por sua vez, as provas de monitorização permitiram aferir a progressão dos alunos ao nível da descodificação e da compreensão da leitura, evitando a cristalização de dificuldades iniciais. A progressiva diminuição dos alunos «em risco» ao longo dos anos letivos em que o projeto foi implementado é particularmente relevante, atendendo a que a população-alvo deste projeto era constituída, maioritariamente, por alunos oriundos de grupos socioeconómicos desfavorecidos, com 60.3% dos mesmos abrangidos pela Ação Social Escolar. Os resultados das provas de aferição realizadas no final do 2.º ano melhoraram de forma substantiva, confirmando que é possível contrariar trajetórias de insucesso determinadas pela desigualdade social e que vale a pena arriscar a mudança.Investigare-Associação para a Investigação em Leitura, Escrita e NeurociênciasFundação Vasco Vieira de AlmeidaFundação Calouste GulbenkianInvestigare-Associação para a Investigação em Leitura, Escrita e NuerociênciasUniversidade do MinhoViana, Fernanda LeopoldinaRibeiro, IolandaMorgado, CeldaCadime, Irene Maria DiasSantos, SandraRodrigues, Bruna Regina SilvaCosta, Helena Isabel AraújoCosme, Maria Céu MarquesRamos, Rui Lima2023-112023-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/88114porViana, F. L., Ribeiro, I., Morgado, C., Cadime, I., Santos, S., Rodrigues, B., Costa, H., Cosme, M. C., & Ramos, R. (2023). Arriscar a mudança. Os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita. Investigare.978-989-35218-2-3info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-20T01:20:59Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88114Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:17.594840Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Arriscar a mudança. Os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita
title Arriscar a mudança. Os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita
spellingShingle Arriscar a mudança. Os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita
Viana, Fernanda Leopoldina
Ensino da leitura
Modelos multinível
Provas de rastreio
Provas de monitorização
Competências facilitadoras da leitura
Educação literária
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
title_short Arriscar a mudança. Os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita
title_full Arriscar a mudança. Os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita
title_fullStr Arriscar a mudança. Os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita
title_full_unstemmed Arriscar a mudança. Os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita
title_sort Arriscar a mudança. Os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita
author Viana, Fernanda Leopoldina
author_facet Viana, Fernanda Leopoldina
Ribeiro, Iolanda
Morgado, Celda
Cadime, Irene Maria Dias
Santos, Sandra
Rodrigues, Bruna Regina Silva
Costa, Helena Isabel Araújo
Cosme, Maria Céu Marques
Ramos, Rui Lima
author_role author
author2 Ribeiro, Iolanda
Morgado, Celda
Cadime, Irene Maria Dias
Santos, Sandra
Rodrigues, Bruna Regina Silva
Costa, Helena Isabel Araújo
Cosme, Maria Céu Marques
Ramos, Rui Lima
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação Vasco Vieira de Almeida
Fundação Calouste Gulbenkian
Investigare-Associação para a Investigação em Leitura, Escrita e Nuerociências
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Fernanda Leopoldina
Ribeiro, Iolanda
Morgado, Celda
Cadime, Irene Maria Dias
Santos, Sandra
Rodrigues, Bruna Regina Silva
Costa, Helena Isabel Araújo
Cosme, Maria Céu Marques
Ramos, Rui Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da leitura
Modelos multinível
Provas de rastreio
Provas de monitorização
Competências facilitadoras da leitura
Educação literária
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
topic Ensino da leitura
Modelos multinível
Provas de rastreio
Provas de monitorização
Competências facilitadoras da leitura
Educação literária
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
description Esta obra resultou da implementação, num Agrupamento de Escolas, de um projeto de investigação-ação inovador sobre o ensino da leitura. Visou contribuir para a transferência do conhecimento científico produzido nas últimas décadas sobre esta temática para quem tem a complexa tarefa de ensinar estas competências básicas, transformando a teoria em práticas refletidas e promovendo a igualdade de oportunidades. O projeto tinha os seguintes objetivos: assegurar a transferência do conhecimento científico para o processo de ensino da leitura; construir e testar um modelo que operacionalize as medidas universais de aprendizagem; definir, testar e validar procedimentos de sinalização de alunos em risco na aprendizagem da leitura; validar modelos alternativos e inclusivos de intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura; definir linhas orientadoras para a implementação e posterior disseminação de um modelo de sinalização, diagnóstico e intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura; promover o sucesso escolar na área da leitura. O trabalho colaborativo desenvolvido conduziu à implementação de um conjunto de sequências didáticas e de instrumentos de avaliação (provas de rastreio e de monitorização) que, anexados a esta obra, passam a estar disponíveis para utilização. O rastreio universal implementado permitiu a identificação precoce dos alunos «em risco» na aprendizagem da leitura e a planificação de intervenções que atendessem a diferentes perfis de risco, num processo discutido e refletido com os professores titulares e de apoio educativo, e do qual se dá conta nesta obra. Por sua vez, as provas de monitorização permitiram aferir a progressão dos alunos ao nível da descodificação e da compreensão da leitura, evitando a cristalização de dificuldades iniciais. A progressiva diminuição dos alunos «em risco» ao longo dos anos letivos em que o projeto foi implementado é particularmente relevante, atendendo a que a população-alvo deste projeto era constituída, maioritariamente, por alunos oriundos de grupos socioeconómicos desfavorecidos, com 60.3% dos mesmos abrangidos pela Ação Social Escolar. Os resultados das provas de aferição realizadas no final do 2.º ano melhoraram de forma substantiva, confirmando que é possível contrariar trajetórias de insucesso determinadas pela desigualdade social e que vale a pena arriscar a mudança.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11
2023-11-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/88114
url https://hdl.handle.net/1822/88114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Viana, F. L., Ribeiro, I., Morgado, C., Cadime, I., Santos, S., Rodrigues, B., Costa, H., Cosme, M. C., & Ramos, R. (2023). Arriscar a mudança. Os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita. Investigare.
978-989-35218-2-3
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Investigare-Associação para a Investigação em Leitura, Escrita e Neurociências
publisher.none.fl_str_mv Investigare-Associação para a Investigação em Leitura, Escrita e Neurociências
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137014252044288