Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spínola, Sílvia Maria Vieira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1988
Resumo: O presente relatório espelha o percurso e as experiências das três práticas pedagógicas desenvolvidas no decurso do 2.º ciclo de estudos do curso de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo exibe os pressupostos teóricos e metodológicos que orientaram a intervenção educativa, bem como a componente prática dos estágios, evidenciada nos relatos oriundos da observação, da planificação e da avaliação, enquanto competências inerentes ao desempenho docente. A reflexão, acerca de todo o processo vivido, complementa todas estas circunstâncias. A base metodológica adotada neste relatório alicerça-se na Investigação-Ação, a partir da qual, através da pesquisa e implementação de diversas estratégias durante os estágios, procurou-se responder às questões delineadas: “Como promover o desenvolvimento de boas relações intra e interpessoais nas crianças da Sala dos Cristais?” e “Como estimular o gosto e o prazer pela leitura e pela escrita nos alunos do 1.º ano da EB1/PE/Creche de Água de Pena?”. Pretende-se, deste modo, sistematizar e enfatizar as práticas pedagógicas que foram dinamizadas, através de múltiplas atividades e princípios metodológicos, no sentido de promover aprendizagens ativas e significativas que respondessem adequadamente às capacidades e necessidades das crianças.
id RCAP_ac83865eafa882b041b6cab81859f14a
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1988
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básicoEducaçãoReflexãoCriançasEducationReflectionKidsEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório espelha o percurso e as experiências das três práticas pedagógicas desenvolvidas no decurso do 2.º ciclo de estudos do curso de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo exibe os pressupostos teóricos e metodológicos que orientaram a intervenção educativa, bem como a componente prática dos estágios, evidenciada nos relatos oriundos da observação, da planificação e da avaliação, enquanto competências inerentes ao desempenho docente. A reflexão, acerca de todo o processo vivido, complementa todas estas circunstâncias. A base metodológica adotada neste relatório alicerça-se na Investigação-Ação, a partir da qual, através da pesquisa e implementação de diversas estratégias durante os estágios, procurou-se responder às questões delineadas: “Como promover o desenvolvimento de boas relações intra e interpessoais nas crianças da Sala dos Cristais?” e “Como estimular o gosto e o prazer pela leitura e pela escrita nos alunos do 1.º ano da EB1/PE/Creche de Água de Pena?”. Pretende-se, deste modo, sistematizar e enfatizar as práticas pedagógicas que foram dinamizadas, através de múltiplas atividades e princípios metodológicos, no sentido de promover aprendizagens ativas e significativas que respondessem adequadamente às capacidades e necessidades das crianças.This report mirrors the journey and the experiences of the three pedagogic practices developed on the second cycle of studies of the course of Pre-School Education and Teaching of the First Cycle of Basic Education. The same shows the theoretical and methodologic assumptions that guided the educational intervention, as well as the practical component of the internships, evidenced on the reports coming from observation, planification and evaluation as competences inherent to the teaching performance. The reflection about the whole process complements all of these circumstances. The methodologic base adopted in this report grounds itself on Action-Investigation, from which, through research and implementation of different strategies during the internships, were provided answers to the questions: “How to promote the development of good intra and interpersonal relations of the kids of Sala dos Cristais?” and “How to stimulate the pleasure and taste for reading and writing of the students from the first grade of EB1/PE/Creche of Água de Pena?”. It is intended to systemize and enhance the pedagogic practices that were developed, through multiples activities and methodological principles, in the way of promoting active and significative learnings that appropriately answered the capabilities and needs of the kids.Camacho, Maria José de JesusDigitUMaSpínola, Sílvia Maria Vieira2018-06-27T13:57:44Z2018-04-03T00:00:00Z2018-04-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1988201900564porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:43Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1988Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:45.298871Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
spellingShingle Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
Spínola, Sílvia Maria Vieira
Educação
Reflexão
Crianças
Education
Reflection
Kids
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title_full Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title_fullStr Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title_sort Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
author Spínola, Sílvia Maria Vieira
author_facet Spínola, Sílvia Maria Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camacho, Maria José de Jesus
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Spínola, Sílvia Maria Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Reflexão
Crianças
Education
Reflection
Kids
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação
Reflexão
Crianças
Education
Reflection
Kids
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório espelha o percurso e as experiências das três práticas pedagógicas desenvolvidas no decurso do 2.º ciclo de estudos do curso de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo exibe os pressupostos teóricos e metodológicos que orientaram a intervenção educativa, bem como a componente prática dos estágios, evidenciada nos relatos oriundos da observação, da planificação e da avaliação, enquanto competências inerentes ao desempenho docente. A reflexão, acerca de todo o processo vivido, complementa todas estas circunstâncias. A base metodológica adotada neste relatório alicerça-se na Investigação-Ação, a partir da qual, através da pesquisa e implementação de diversas estratégias durante os estágios, procurou-se responder às questões delineadas: “Como promover o desenvolvimento de boas relações intra e interpessoais nas crianças da Sala dos Cristais?” e “Como estimular o gosto e o prazer pela leitura e pela escrita nos alunos do 1.º ano da EB1/PE/Creche de Água de Pena?”. Pretende-se, deste modo, sistematizar e enfatizar as práticas pedagógicas que foram dinamizadas, através de múltiplas atividades e princípios metodológicos, no sentido de promover aprendizagens ativas e significativas que respondessem adequadamente às capacidades e necessidades das crianças.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-27T13:57:44Z
2018-04-03T00:00:00Z
2018-04-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1988
201900564
url http://hdl.handle.net/10400.13/1988
identifier_str_mv 201900564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129917711974400