A qualidade na televisão para crianças
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/4244 |
Resumo: | Este artigo procura reflectir sobre o conceito de qualidade ao nível da televisão para crianças e identificar um conjunto de critérios que permitam reconhecer e avaliar (ou promover) uma programação televisiva de qualidade para o público mais jovem. Esta análise baseia-se quer nos contributos de diferentes autores que têm estudado a qualidade no meio televisivo, quer nas perspectivas de vários profissionais que intervêm e acompanham a programação televisiva para a infância em Portugal. As opiniões destes profissionais foram recolhidas através de entrevistas realizadas no âmbito de um estudo sobre as ofertas e os critérios de programação para a infância dos canais generalistas portugueses. Como veremos, alguns profissionais enfatizam o conteúdo da programação e dos programas, outros os índices de audiência, outros os recursos humanos e técnico, outros ainda os objectivos perseguidos por cada canal. |
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A qualidade na televisão para criançasQuality in children's televisionTelevisãoProgramaçãoQualidadeCriançasTelevisionProgrammingQualityChildrenEste artigo procura reflectir sobre o conceito de qualidade ao nível da televisão para crianças e identificar um conjunto de critérios que permitam reconhecer e avaliar (ou promover) uma programação televisiva de qualidade para o público mais jovem. Esta análise baseia-se quer nos contributos de diferentes autores que têm estudado a qualidade no meio televisivo, quer nas perspectivas de vários profissionais que intervêm e acompanham a programação televisiva para a infância em Portugal. As opiniões destes profissionais foram recolhidas através de entrevistas realizadas no âmbito de um estudo sobre as ofertas e os critérios de programação para a infância dos canais generalistas portugueses. Como veremos, alguns profissionais enfatizam o conteúdo da programação e dos programas, outros os índices de audiência, outros os recursos humanos e técnico, outros ainda os objectivos perseguidos por cada canal.With this presentation we intend to reflect upon the concept of quality with regards to television for children. In addition, we aim to identify a set of criteria which can allow us to recognize and evaluate the quality of programming for younger audiences. This analysis is based both on the contribution of different authors that have studied quality in television and on the opinions of professionals who intervene and pay especial attention to programming for children in Portugal. The opinions of these professionals were collected by interview in the frame of a larger study which focused the offer and programming criteria for children in the Portuguese terrestrial channels. As we shall see, some professionals emphasize the content of television programming and programmes, while others stress the levels of audience, the human and technical resources as well as the goals pursued by each channel.Grupo ComunicarUniversidade do MinhoPereira, Sara20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/4244por"Comunicar". ISSN 1134-3478. 25 (2005) 181-192.1134-3478info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:59:39Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/4244Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:49:27.799115Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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