Para além das imagens da educação e das políticas educativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, Nuno Manuel
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2762
Resumo: Nesta dissertação pretendeu-se realizar uma interpretação das representações dos alunos do ensino profissional sobre o papel da escola nos seus percursos biográficos, identificando as formas como a operacionalização de uma política educativa pode resultar na inversão de vectores de exclusão, criados a partir da marginalização em relação ao sistema educativo. Neste sentido procurou-se ir Para além das imagens da educação e das políticas educativas, conhecendo e compreendendo processos da experiência humana, responsáveis pela construção de representações sociais sobre a escola, que têm uma relação directa com as práticas sociais. As representações dos alunos são compostas por um conteúdo que estabelece um confronto entre informações, imagens e atitudes sobre experiências passadas, presentes e ambicionadas. A frequência do ensino profissional e da escola onde foi desenvolvido o estudo de caso, são reconhecidas como forças no sentido da integração cognitiva do objecto representado no sistema de pensamento preexistente que, uma vez disseminada pelas suas virtualidades, pode facilitar o enraizamento social da representação, fortalecendo-as como opções contra a exclusão em muitos percursos biográficos e escolas.
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