Supervisão e formação de professores e a valorização do currículo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/7186 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo avaliar como é trabalhado o currículo oculto pelos docentes da escola de Ensino Fundamental “Professora Maria Luzia de Oliveira”. Os objetivos específicos tem como intuito verificar de que maneira é valorizado o currículo oculto dos educandos; verificar se a matriz curricular da escola contribui para uma prática pedagógica mais próxima da realidade dos educandos; identificar de que maneira é feita a sequência didática de atividades curriculares que tenham como ponto de partida temas do cotidiano dos educandos e docentes, e identificar as dificuldades encontradas pelos docentes para valorizar o curricular o currículo oculto dos educandos em sala de aula. O procedimento metodológico foi desenvolvido por meio de observação e investigação, onde professores foram entrevistados por meio de um questionário com quatro perguntas com propostas de quatro alternativas de respostas e uma aberta. Sendo que cada resposta contém requisitos para justificativa. Nesse sentido foi discorrido no presente trabalho as concepções sobre o currículo e o currículo e a avaliação. Nas considerações finais destaca-se que de acordo com a pesquisa alguns professores almejam trabalhar a realidade dos educandos, porém ainda se prendem ao currículo prescrito. Em contrapartida outros se desprendem dos laços padronizados adotando ações pedagógicas baseadas nos estudos do cotidiano. Asseguramos então que a luta pela autonomia é uma constante, e somente ações-reflexões-ações poderão trazer mudanças ás práticas tradicionais ainda dominantes no meio educacional. |
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Supervisão e formação de professores e a valorização do currículoMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESEDUCAÇÃOPROFESSORESSUPERVISÃO PEDAGÓGICAGESTÃO CURRICULARALUNOSEDUCATIONTEACHERSPEDAGOGICAL SUPERVISIONCURRICULAR MANAGEMENTSTUDENTSO presente estudo tem como objetivo avaliar como é trabalhado o currículo oculto pelos docentes da escola de Ensino Fundamental “Professora Maria Luzia de Oliveira”. Os objetivos específicos tem como intuito verificar de que maneira é valorizado o currículo oculto dos educandos; verificar se a matriz curricular da escola contribui para uma prática pedagógica mais próxima da realidade dos educandos; identificar de que maneira é feita a sequência didática de atividades curriculares que tenham como ponto de partida temas do cotidiano dos educandos e docentes, e identificar as dificuldades encontradas pelos docentes para valorizar o curricular o currículo oculto dos educandos em sala de aula. O procedimento metodológico foi desenvolvido por meio de observação e investigação, onde professores foram entrevistados por meio de um questionário com quatro perguntas com propostas de quatro alternativas de respostas e uma aberta. Sendo que cada resposta contém requisitos para justificativa. Nesse sentido foi discorrido no presente trabalho as concepções sobre o currículo e o currículo e a avaliação. Nas considerações finais destaca-se que de acordo com a pesquisa alguns professores almejam trabalhar a realidade dos educandos, porém ainda se prendem ao currículo prescrito. Em contrapartida outros se desprendem dos laços padronizados adotando ações pedagógicas baseadas nos estudos do cotidiano. Asseguramos então que a luta pela autonomia é uma constante, e somente ações-reflexões-ações poderão trazer mudanças ás práticas tradicionais ainda dominantes no meio educacional.This study aimed to assess how worked the hidden curriculum by school teachers of elementary school "Professor Maria Lucia de Oliveira." The specific objectives has the intention to verify how appreciates the hidden curriculum of the students; check if the curriculum of the school contributes to educational practice closer to the reality of the students; identify how the teaching is done following curricular activities that have as a starting point issues of everyday life of students and teachers, and to identify the difficulties encountered by teachers to enhance the curriculum hidden curriculum of students in the classroom. The methodological procedure was developed through observation and research, where teachers were interviewed through a questionnaire with four questions proposed four alternative answers and open. And each response contains requirements for justification. In this sense it was discoursed in this paper the conceptions of the curriculum and the curriculum and avaliação. Nas conclusion shows that according to research some teachers aim to work the reality of the students, but also relate to the curriculum prescrito. Em hand others give off standardized ties adopting pedagogical actions based on the daily studies. then ensure that the struggle for autonomy is a constant, and only action-reflection-action may bring changes ace still dominant traditional practices in the educational environment.2016-08-25T11:06:38Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7186TID:201776022pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Maria do Socorro Gomes dereponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:27Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7186Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:39.831385Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Supervisão e formação de professores e a valorização do currículo Sousa, Maria do Socorro Gomes de MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES EDUCAÇÃO PROFESSORES SUPERVISÃO PEDAGÓGICA GESTÃO CURRICULAR ALUNOS EDUCATION TEACHERS PEDAGOGICAL SUPERVISION CURRICULAR MANAGEMENT STUDENTS |
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O presente estudo tem como objetivo avaliar como é trabalhado o currículo oculto pelos docentes da escola de Ensino Fundamental “Professora Maria Luzia de Oliveira”. Os objetivos específicos tem como intuito verificar de que maneira é valorizado o currículo oculto dos educandos; verificar se a matriz curricular da escola contribui para uma prática pedagógica mais próxima da realidade dos educandos; identificar de que maneira é feita a sequência didática de atividades curriculares que tenham como ponto de partida temas do cotidiano dos educandos e docentes, e identificar as dificuldades encontradas pelos docentes para valorizar o curricular o currículo oculto dos educandos em sala de aula. O procedimento metodológico foi desenvolvido por meio de observação e investigação, onde professores foram entrevistados por meio de um questionário com quatro perguntas com propostas de quatro alternativas de respostas e uma aberta. Sendo que cada resposta contém requisitos para justificativa. Nesse sentido foi discorrido no presente trabalho as concepções sobre o currículo e o currículo e a avaliação. Nas considerações finais destaca-se que de acordo com a pesquisa alguns professores almejam trabalhar a realidade dos educandos, porém ainda se prendem ao currículo prescrito. Em contrapartida outros se desprendem dos laços padronizados adotando ações pedagógicas baseadas nos estudos do cotidiano. Asseguramos então que a luta pela autonomia é uma constante, e somente ações-reflexões-ações poderão trazer mudanças ás práticas tradicionais ainda dominantes no meio educacional. |
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