Promover o reingresso de alunos nos cursos profissionais: Estratégias de operacionalização e possibilidades para reflexão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.36367/ntqr.2.2020.642-657 |
Texto Completo: | https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.642-657 |
Resumo: | O abandono escolar precoce, mais expressivo nos últimos anos da escolaridade obrigatória, é um dos desafios das agendas políticas europeias, afetando a inclusão educacional e a vida social e profissional do aluno. Este artigo expõe alguns resultados do projeto Europeu Orienta4YEL, nomeadamente os que decorrem do contexto português. Através de uma investigação qualitativa, procurou-se conhecer e interpretar o abandono escolar precoce e, em particular, as possibilidades de promoção do reingresso de jovens que frequentam cursos profissionais. Os dados foram recolhidos através de entrevistas, individuais e grupais, realizadas em sete escolas. As entrevistas individuais foram aplicadas aos elementos dos órgãos diretivos, e os grupos focais a 42 professores e 68 alunos. Através da análise de conteúdo, os resultados evidenciam a existência de fatores de ordem estrutural, institucional, social, familiar e pessoal que podem estimular o desejo dos jovens reingressarem no ensino. Das perspetivas dos participantes, destaca-se o papel atribuído à prevenção do abandono escolar precoce, a necessidade de adaptar os percursos formativos de acordo com as especificidades e necessidades dos ex-alunos, promover uma maior aproximação à escola através de diálogo e apoio individualizado e fomentar o envolvimento da família no processo de tomada de decisão de retorno dos jovens à vida escolar. |
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Promover o reingresso de alunos nos cursos profissionais: Estratégias de operacionalização e possibilidades para reflexãoPromote the reengagement of students in professional courses: Strategies and possibilities for reflectionProjeto Orienta4YEL; Abandono Escolar Precoce; Reingresso Escolar; Ensino Profissional; Estratégias.Orienta4YEL Project; Early School Leaving; School Reengagement; Professional Courses; Strategies.O abandono escolar precoce, mais expressivo nos últimos anos da escolaridade obrigatória, é um dos desafios das agendas políticas europeias, afetando a inclusão educacional e a vida social e profissional do aluno. Este artigo expõe alguns resultados do projeto Europeu Orienta4YEL, nomeadamente os que decorrem do contexto português. Através de uma investigação qualitativa, procurou-se conhecer e interpretar o abandono escolar precoce e, em particular, as possibilidades de promoção do reingresso de jovens que frequentam cursos profissionais. Os dados foram recolhidos através de entrevistas, individuais e grupais, realizadas em sete escolas. As entrevistas individuais foram aplicadas aos elementos dos órgãos diretivos, e os grupos focais a 42 professores e 68 alunos. Através da análise de conteúdo, os resultados evidenciam a existência de fatores de ordem estrutural, institucional, social, familiar e pessoal que podem estimular o desejo dos jovens reingressarem no ensino. Das perspetivas dos participantes, destaca-se o papel atribuído à prevenção do abandono escolar precoce, a necessidade de adaptar os percursos formativos de acordo com as especificidades e necessidades dos ex-alunos, promover uma maior aproximação à escola através de diálogo e apoio individualizado e fomentar o envolvimento da família no processo de tomada de decisão de retorno dos jovens à vida escolar.Early school leaving, more expressive in the last years of compulsory education, is one of the challenges of European political agendas, affecting the educational inclusion and the social and professional life of the student. This article exposes some results of the European project Orienta4YEL, namely those arising from the Portuguese context. Through a qualitative investigation, we sought to know and interpret early school leaving and, in particular, the possibilities of promoting the re-engagement of young people who attend professional courses. Data were collected through individual and group interviews, carried out in seven schools. Individual interviews were applied to the members of the school boards and administration members, and the focus groups to 42 teachers and 68 students. Through content analysis, the results show the existence of structural, institutional, social, family, and personal factors that can stimulate the desire of young people to return to education. Participants' perspectives highlight the role attributed to the prevention of early school leaving, the need to adapt training paths according to the specificities and needs of young people, the promotion of a closer approach to school through dialogue and individualized support and encourage the involvement of the family in the decision-making process of returning young people to school.Ludomedia2020-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.642-657https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.642-657New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 642-657New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 642-657New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 642-6572184-777010.36367/ntqr.2.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/124https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/124/122Mangas, CatarinaLopes, SaraMilhano, SandrinaFreire, Carlainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-05T14:30:18Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/124Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-05T14:30:18Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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