Tradução pedagógica e aprendizagem da língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sacadura, Susana Patrícia Pereira Neves Rocha
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/8114
Resumo: No quadro de uma Didática de Línguas, assente em abordagens cada vez mais plurais e ecléticas de ensino-aprendizagem, este trabalho pretende mostrar como a tradução pedagógica pode ser recuperada, enquanto estratégia, num processo em que se evidenciam as suas potencialidades no desenvolvimento da competência de aprendizagem de uma língua estrangeira, por alunos portugueses do 3.º Ciclo do Ensino Básico. Para tal, neste estudo, apresenta-se o percurso de utilização do exercício de tradução ao longo das várias correntes metodológicas e caracteriza-se a tradução pedagógica como uma estratégia de aprendizagem cognitiva. Em seguida, apresenta-se um projeto de intervenção educativa, desenvolvido com uma turma de inglês língua estrangeira, que consistiu na implementação de atividades de tradução pedagógica, seguidas de reflexão pelos alunos, sobre o trabalho desenvolvido. O projeto de intervenção assumiu como principal finalidade contribuir para a compreensão dos conceitos de tradução pedagógica e de competência de aprendizagem, pondo em evidência as potencialidades da tradução em aula de língua estrangeira. A análise dos dados recolhidos a partir das reflexões dos alunos mostra que estes consideram que o exercício de tradução pedagógica pode ser uma atividade motivadora. Decorrente desta análise, entendemos que a tradução pedagógica pode permitir a abordagem de diferentes aspetos da aprendizagem da língua e que, pelas suas características, contribui para o aprofundamento da consciência de aprendizagem dos alunos e para o desenvolvimento das competências linguísticas. Assim, este estudo, ainda que limitado, mostra que o exercício de tradução encerra potencialidades didáticas, nomeadamente ao concorrer para uma aprendizagem da língua estrangeira mais consciente e, por isso, mais autónoma.
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