O que as situações de deficiência e a educação inclusiva "dizem" às Ciências da Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gardou, Charles
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Develay, Michel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1434
Resumo: Partindo do questionamento sobre a pertinência de constituir as situações de deficiência e a educação inclusiva objecto de investigação das Ciências da Educação, os autores fazem uma caminhada através da História da Educação, pondo a descoberto o tesouro patrimonial legado por aqueles que, em circunstâncias de grande adversidade, souberam fazer a ruptura e educar os excluídos do sistema. Consideram que as Ciências da Educação são o lugar certo para fazer investigação neste âmbito, por razões de ordem desenvolvimental e antropológica, para que perdurem as ciências da educação e por uma justificação fundamental, a da aposta nas relações entre a acção e o conhecimento. Concluem, afirmando que as situações de deficiência e a educação inclusiva encerram em si próprias o maior segredo para ter sucesso no acompanhamento e na educação: recusar os determinismos.
id RCAP_ad3153f3953ab0ee9a6c81cac7251191
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1434
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O que as situações de deficiência e a educação inclusiva "dizem" às Ciências da EducaçãoEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALEDUCAÇÃO INCLUSIVAEdições Universitárias LusófonasEDUCATIONINCLUSIVE EDUCATIONSPECIAL EDUCATIONPartindo do questionamento sobre a pertinência de constituir as situações de deficiência e a educação inclusiva objecto de investigação das Ciências da Educação, os autores fazem uma caminhada através da História da Educação, pondo a descoberto o tesouro patrimonial legado por aqueles que, em circunstâncias de grande adversidade, souberam fazer a ruptura e educar os excluídos do sistema. Consideram que as Ciências da Educação são o lugar certo para fazer investigação neste âmbito, por razões de ordem desenvolvimental e antropológica, para que perdurem as ciências da educação e por uma justificação fundamental, a da aposta nas relações entre a acção e o conhecimento. Concluem, afirmando que as situações de deficiência e a educação inclusiva encerram em si próprias o maior segredo para ter sucesso no acompanhamento e na educação: recusar os determinismos.2011-11-04T17:20:24Z2005-01-01T00:00:00Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1434por1646-401XGardou, CharlesDevelay, Michelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-20T01:33:21Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1434Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:36:17.794897Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O que as situações de deficiência e a educação inclusiva "dizem" às Ciências da Educação
title O que as situações de deficiência e a educação inclusiva "dizem" às Ciências da Educação
spellingShingle O que as situações de deficiência e a educação inclusiva "dizem" às Ciências da Educação
Gardou, Charles
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Edições Universitárias Lusófonas
EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
title_short O que as situações de deficiência e a educação inclusiva "dizem" às Ciências da Educação
title_full O que as situações de deficiência e a educação inclusiva "dizem" às Ciências da Educação
title_fullStr O que as situações de deficiência e a educação inclusiva "dizem" às Ciências da Educação
title_full_unstemmed O que as situações de deficiência e a educação inclusiva "dizem" às Ciências da Educação
title_sort O que as situações de deficiência e a educação inclusiva "dizem" às Ciências da Educação
author Gardou, Charles
author_facet Gardou, Charles
Develay, Michel
author_role author
author2 Develay, Michel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gardou, Charles
Develay, Michel
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Edições Universitárias Lusófonas
EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Edições Universitárias Lusófonas
EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
description Partindo do questionamento sobre a pertinência de constituir as situações de deficiência e a educação inclusiva objecto de investigação das Ciências da Educação, os autores fazem uma caminhada através da História da Educação, pondo a descoberto o tesouro patrimonial legado por aqueles que, em circunstâncias de grande adversidade, souberam fazer a ruptura e educar os excluídos do sistema. Consideram que as Ciências da Educação são o lugar certo para fazer investigação neste âmbito, por razões de ordem desenvolvimental e antropológica, para que perdurem as ciências da educação e por uma justificação fundamental, a da aposta nas relações entre a acção e o conhecimento. Concluem, afirmando que as situações de deficiência e a educação inclusiva encerram em si próprias o maior segredo para ter sucesso no acompanhamento e na educação: recusar os determinismos.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-01T00:00:00Z
2005
2011-11-04T17:20:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1434
url http://hdl.handle.net/10437/1434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133625656016896