Inteligência visual : o papel da perceção visual no rigor do desenho e retrato e figura humana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/49142 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
id |
RCAP_ad4f5869813cd4a19f490c142b31528a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/49142 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Inteligência visual : o papel da perceção visual no rigor do desenho e retrato e figura humanaDesenhoPercepção visualEducação visualRetratoDesenho de figuraRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Artes Visuais centra-se sobre a planificação, concretização e análise de um projeto pedagógico realizado na Escola Secundária de Caneças. No âmbito da disciplina de Desenho A, durante o 2.º semestre do ano letivo 2019/2020, numa turma de 11.º ano do Curso Geral de Artes Visuais. Uma característica que distingue este projeto de outros semelhantes é que foi construído de forma partilhada com outra mestranda, colega de licenciatura e mestrado que concordou realizar o estágio na mesma turma e também criar um projeto pedagógico conjunto, visto que os nossos temas se complementam. O objetivo da presente investigação assume duas vertentes fundamentais. A primeira que se debruça sobre a análise da perceção visual, sendo esta entendida como a coordenação mão-visão e também o processamento mental de imagem, e como esta afeta o rigor no desenho e a segunda incidirá em exercícios práticos e conhecimentos teóricos com o objetivo de desenvolver a capacidade de representação de figura humana por parte dos alunos. Sendo possível afirmar que o projeto foca as aprendizagens de uma turma, e a progressão das suas capacidades de desenho, no decorrer da implementação desta unidade didática, que teve como objetivo central o aperfeiçoamento da capacidade de desenho dos alunos. O projeto da outra colega tem o mesmo ponto central, mas, enquanto que o presente projeto aborda um desenho mais rigoroso, o da minha colega foca-se no desenho gestual e de expressão. Dito isto, e com um total de sete aulas lecionadas, de 90 + 45 minutos cada. As aulas debruçaram-se sobre temas como o desenho de observação, desenho gestual, desenho cego, Block-In, ilustração, retrato e desenho de figura humana, com um conjunto de temáticas que tiveram como objetivo proporcionar a abertura de horizontes nos alunos.This Supervised Teaching Practice report of the Master in Teaching of Visual Arts reflects on the planning, implementation, and analysis of a pedagogical project carried out at the Escola Secundária de Caneças. Within the discipline of Drawing A, during the 2nd semester of the academic year 2019/2020, in a class of 11th year of the General Course of Visual Arts. A characteristic that distinguishes this project from other similar ones is that it was done in partnership with another teacher who was also implementing her own Teaching Practice report, Diana Andrade, a graduate and master colleague agreed to carry out the internship in the same class and also create a joint pedagogical project since our themes complement each other. The objective of the present investigation assumes two fundamental aspects. The first focuses on the analysis of visual perception, which is understood as hand-vision coordination and also mental image processing, and how it affects rigor in drawing and the second will focus on practical exercises and theoretical knowledge to develop students' ability to represent a human figure. It is possible to affirm that the project focuses on the learning of a class, and the progression of their drawing skills, during the implementation of this didactic unit, where the central objective is the improvement of the drawing ability of the students. Diana's project has the same central point, but while my project addresses a more rigorous design, Diana focuses on gestural and expression design. That said, and with a total of seven classes taught, 90 + 45 minutes each. The classes focused on themes such as observation drawing, gesture drawing, blind drawing, Block in, illustration, Portrait, and drawing of Human Figure. An amalgamation of themes that aimed to open horizons in students.Palaré, Odete Rodrigues, 1971-Repositório da Universidade de LisboaVale, Teresa Maria Freitas do2021-07-27T09:24:15Z20202020-12-022020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/49142porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:52:46Zoai:repositorio.ul.pt:10451/49142Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:00:51.473408Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inteligência visual : o papel da perceção visual no rigor do desenho e retrato e figura humana |
title |
Inteligência visual : o papel da perceção visual no rigor do desenho e retrato e figura humana |
spellingShingle |
Inteligência visual : o papel da perceção visual no rigor do desenho e retrato e figura humana Vale, Teresa Maria Freitas do Desenho Percepção visual Educação visual Retrato Desenho de figura Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Inteligência visual : o papel da perceção visual no rigor do desenho e retrato e figura humana |
title_full |
Inteligência visual : o papel da perceção visual no rigor do desenho e retrato e figura humana |
title_fullStr |
Inteligência visual : o papel da perceção visual no rigor do desenho e retrato e figura humana |
title_full_unstemmed |
Inteligência visual : o papel da perceção visual no rigor do desenho e retrato e figura humana |
title_sort |
Inteligência visual : o papel da perceção visual no rigor do desenho e retrato e figura humana |
author |
Vale, Teresa Maria Freitas do |
author_facet |
Vale, Teresa Maria Freitas do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Palaré, Odete Rodrigues, 1971- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vale, Teresa Maria Freitas do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho Percepção visual Educação visual Retrato Desenho de figura Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Desenho Percepção visual Educação visual Retrato Desenho de figura Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-12-02 2020-01-01T00:00:00Z 2021-07-27T09:24:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/49142 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/49142 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134556487417856 |