Análise das interacções verbais na sala de aula de História e Geografia : um estudo de caso na Escola Secundária Inês de Castro no âmbito da Formação Inicial de Professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Sónia de Jesus Martins
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10216/54909
Resumo: A comunicação na sala de aula e as interacções verbais entre professor e aluno e entre alunos é fundamental e indispensável para o processo de ensino-aprendizagem. Esta investigação pretende analisar os vários episódios ocorridos na sala de aula de História e Geografia na Escola Secundária Inês de Castro, em Canidelo, Vila Nova de Gaia, no ano lectivo de 2009/2010. Trata-se, portanto, de um trabalho académico, espelhando um caso analisado no contexto da prática docente. A investigação esclarece os aspectos metodológicos subjacentes e alguns aspectos teóricos que a sustentam. São ainda caracterizados os sujeitos da investigação e os métodos utilizados. No final, após a análise dos resultados, apresentam-se algumas reflexões que podem ajudar a melhorar o processo de ensino-aprendizagem.
id RCAP_ad507545f6c638e06e073b40e3b50d39
oai_identifier_str oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/54909
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise das interacções verbais na sala de aula de História e Geografia : um estudo de caso na Escola Secundária Inês de Castro no âmbito da Formação Inicial de ProfessoresGeografia - EnsinoHistória - EnsinoSala de aula - Interacções verbaisA comunicação na sala de aula e as interacções verbais entre professor e aluno e entre alunos é fundamental e indispensável para o processo de ensino-aprendizagem. Esta investigação pretende analisar os vários episódios ocorridos na sala de aula de História e Geografia na Escola Secundária Inês de Castro, em Canidelo, Vila Nova de Gaia, no ano lectivo de 2009/2010. Trata-se, portanto, de um trabalho académico, espelhando um caso analisado no contexto da prática docente. A investigação esclarece os aspectos metodológicos subjacentes e alguns aspectos teóricos que a sustentam. São ainda caracterizados os sujeitos da investigação e os métodos utilizados. No final, após a análise dos resultados, apresentam-se algumas reflexões que podem ajudar a melhorar o processo de ensino-aprendizagem.Porto : [Edição do Autor]20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/54909porGomes, Sónia de Jesus Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T12:57:58Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/54909Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:30:34.829461Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise das interacções verbais na sala de aula de História e Geografia : um estudo de caso na Escola Secundária Inês de Castro no âmbito da Formação Inicial de Professores
title Análise das interacções verbais na sala de aula de História e Geografia : um estudo de caso na Escola Secundária Inês de Castro no âmbito da Formação Inicial de Professores
spellingShingle Análise das interacções verbais na sala de aula de História e Geografia : um estudo de caso na Escola Secundária Inês de Castro no âmbito da Formação Inicial de Professores
Gomes, Sónia de Jesus Martins
Geografia - Ensino
História - Ensino
Sala de aula - Interacções verbais
title_short Análise das interacções verbais na sala de aula de História e Geografia : um estudo de caso na Escola Secundária Inês de Castro no âmbito da Formação Inicial de Professores
title_full Análise das interacções verbais na sala de aula de História e Geografia : um estudo de caso na Escola Secundária Inês de Castro no âmbito da Formação Inicial de Professores
title_fullStr Análise das interacções verbais na sala de aula de História e Geografia : um estudo de caso na Escola Secundária Inês de Castro no âmbito da Formação Inicial de Professores
title_full_unstemmed Análise das interacções verbais na sala de aula de História e Geografia : um estudo de caso na Escola Secundária Inês de Castro no âmbito da Formação Inicial de Professores
title_sort Análise das interacções verbais na sala de aula de História e Geografia : um estudo de caso na Escola Secundária Inês de Castro no âmbito da Formação Inicial de Professores
author Gomes, Sónia de Jesus Martins
author_facet Gomes, Sónia de Jesus Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Sónia de Jesus Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - Ensino
História - Ensino
Sala de aula - Interacções verbais
topic Geografia - Ensino
História - Ensino
Sala de aula - Interacções verbais
description A comunicação na sala de aula e as interacções verbais entre professor e aluno e entre alunos é fundamental e indispensável para o processo de ensino-aprendizagem. Esta investigação pretende analisar os vários episódios ocorridos na sala de aula de História e Geografia na Escola Secundária Inês de Castro, em Canidelo, Vila Nova de Gaia, no ano lectivo de 2009/2010. Trata-se, portanto, de um trabalho académico, espelhando um caso analisado no contexto da prática docente. A investigação esclarece os aspectos metodológicos subjacentes e alguns aspectos teóricos que a sustentam. São ainda caracterizados os sujeitos da investigação e os métodos utilizados. No final, após a análise dos resultados, apresentam-se algumas reflexões que podem ajudar a melhorar o processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10216/54909
url http://hdl.handle.net/10216/54909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Porto : [Edição do Autor]
publisher.none.fl_str_mv Porto : [Edição do Autor]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135614233214977