O processo de memorização na aprendizagem do instrumento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Helena da Costa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9786
Resumo: Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música
id RCAP_ad8e0a971d18e4cb86b1d0a0fda88682
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9786
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O processo de memorização na aprendizagem do instrumentoEnsinoPsicologia cognitivaMemória musicalEstratégiasTeachingCognitive psychologyMusical memoryStrategiesRelatório de estágio - Mestrado em Ensino da MúsicaResumo secção I – Prática Pedagógica - O presente Relatório de Estágio carateriza o Conservatório de Música da Metropolitana enquanto associação para o ensino e desenvolvimento da música. É o local onde leciono a disciplina de violino e onde procuro refletir e melhorar sobre a prática pedagógica, tendo estabelecido o objetivo principal na exploração de estratégias que levem à formação de indivíduos autónomos e responsáveis, ao longo de toda a aprendizagem. Para além da caracterização do estabelecimento de ensino e tendo em conta o objetivo referido, este trabalho incide sobre a prática pedagógica desenvolvida em três alunos de diferentes graus de ensino: iniciação, 4.º grau e 7.º grau. De acordo com as particularidades de cada aluno, foram desenvolvidos objetivos de trabalho para a efetivação de competências. Por último apresentamos uma análise crítica sobre a atividade docente, onde é feita a ressalva da responsabilidade do professor na condução do ensino a alunos que, independentemente da sua aptidão musical, merecem um professor reflexivo, criativo e com capacidade de autoavaliação.Resumo secção II – Investigação - Esta investigação tem como objetivo a definição de conceitos inerentes à memória, concretamente a memória sensorial, a memória de curto prazo e a memória de longo prazo. Estudámos a forma como se processa e as implicações nos processos cognitivos de recuperação de informação. A memorização terá vantagens no processo de aprendizagem de um instrumento musical? Através desta questão foi feita uma abordagem à memória musical e às estratégias de memorização que nos concedem a compreensão de procedimentos necessários com vista a uma aprendizagem mais consciente e fundamentada, onde se salienta o uso da memória auditiva, visual e cinestésica. Neste sentido, foi efetuada uma revisão de literatura que contribuiu para reforçar os pensamentos teóricos e fortalecera consistência do estudo. Para percebermos o valor da memorização perante os professores e em que medidas a aplicam, recorremos a uma recolha de dados elaborada através de inquérito por questionário que nos permite alcançar algumas conclusões acerca da problemática em estudo.Abstract I - This report features the Metropolitan Conservatory of Music as an association for teaching and music development. Is the place where I teach violin and where I try to reflect and improve the pedagogical practice, being aware of the main objective based on operating strategies that lead to training of autonomous and responsible individuals throughout the learning. Besides the characterization of the educational establishment and taking attention about the referred objective, this work focuses on teaching practice developed in three students from different educational levels: Initiation, 4th Grade and 7th Grade. According to the particularities of each student were developed task objectives for the skill achievements. At last, we present a critical analyses of the teaching activity, where we safe conduct of the teacher’s responsibility in leading the students that, regardless of their musical aptitude, they deserve a reflective teacher, creative and with self-assessment capability.Abstract II - This research aims to define concepts inherent in memory, specifically sensory memory, short term memory and long term memory. We studied the way it processes and the implications in cognitive processes of information retrieval. The memory has advantages in the process of learning a musical instrument? By this question an approach was made to the musical memory and memorization strategies that give us an understanding of necessary procedures with a view to a more conscious and reasoned learning, where it emphasizes the use of auditory, visual and kinesthetic memory. In this way, it was carried out a literature review that helped to strengthen the theoretical thoughts and provide consistency to the study. To realize the value of memorization towards teachers and in what measures to apply it, we take to an formulate data collection through questionnaire survey which leads us to conclusions about the issue under study.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaNeto, TiagoRCIPLPereira, Helena da Costa2019-03-27T13:05:12Z2015-102015-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9786TID:201707373porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:54Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9786Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:17.666149Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O processo de memorização na aprendizagem do instrumento
title O processo de memorização na aprendizagem do instrumento
spellingShingle O processo de memorização na aprendizagem do instrumento
Pereira, Helena da Costa
Ensino
Psicologia cognitiva
Memória musical
Estratégias
Teaching
Cognitive psychology
Musical memory
Strategies
title_short O processo de memorização na aprendizagem do instrumento
title_full O processo de memorização na aprendizagem do instrumento
title_fullStr O processo de memorização na aprendizagem do instrumento
title_full_unstemmed O processo de memorização na aprendizagem do instrumento
title_sort O processo de memorização na aprendizagem do instrumento
author Pereira, Helena da Costa
author_facet Pereira, Helena da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neto, Tiago
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Helena da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Psicologia cognitiva
Memória musical
Estratégias
Teaching
Cognitive psychology
Musical memory
Strategies
topic Ensino
Psicologia cognitiva
Memória musical
Estratégias
Teaching
Cognitive psychology
Musical memory
Strategies
description Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10
2015-10-01T00:00:00Z
2019-03-27T13:05:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9786
TID:201707373
url http://hdl.handle.net/10400.21/9786
identifier_str_mv TID:201707373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133446806700032