A importância do Marketing de Conteúdo no E-Commerce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Inês Baptista
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41771
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo principal o estudo do impacto do marketing de conteúdo no e-commerce. Este tema foi escolhido tendo em conta a sua crescente importância do tema na sociedade e a falta de estudos específicos nesta área em contexto português. O estudo foca-se nos elementos do entretenimento, da confiança, do seu valor e do propósito do marketing de conteúdo e do seu impacto no uso do e-commerce. A investigação foi conduzida em formato de análise quantitativa através de questionário e os resultados foram analisados através do software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Os resultados desta investigação demonstram que a confiança é o elemento do marketing de conteúdo que mais influencia o uso do ecommerce, com repercussões na forma como as empresas e as agências devem apostar para induzir a compra online.
id RCAP_ada849ae5c958e2783bb8d4d9d0346c6
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41771
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do Marketing de Conteúdo no E-CommerceMarketing de conteúdoE-commerceElementosConfiançaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA presente dissertação tem como objetivo principal o estudo do impacto do marketing de conteúdo no e-commerce. Este tema foi escolhido tendo em conta a sua crescente importância do tema na sociedade e a falta de estudos específicos nesta área em contexto português. O estudo foca-se nos elementos do entretenimento, da confiança, do seu valor e do propósito do marketing de conteúdo e do seu impacto no uso do e-commerce. A investigação foi conduzida em formato de análise quantitativa através de questionário e os resultados foram analisados através do software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Os resultados desta investigação demonstram que a confiança é o elemento do marketing de conteúdo que mais influencia o uso do ecommerce, com repercussões na forma como as empresas e as agências devem apostar para induzir a compra online.The main objective of this dissertation is to study the impact of content marketing on e-commerce. This theme was chosen taking into account its growing importance in society and the lack of specific studies in this area in the Portuguese context. The study focuses on the elements of entertainment, trust, its value and purpose in content marketing and its impact on the use of e-commerce. The investigation was conducted in a quantitative analysis format using a questionnaire and the results were analyzed using the SPSS software (Statistical Package for the Social Sciences). The results of this investigation demonstrate that trust is the content marketing element that most influences the use of e-commerce, with repercussions on the way companies and agencies should bet to induce online purchases.Rosinha, AntónioRepositório ComumGonçalves, Inês Baptista2022-09-09T09:58:51Z2022-06-27T00:00:00Z2022-06-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41771203058569porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-29T15:45:14Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41771Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:48:45.794878Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do Marketing de Conteúdo no E-Commerce
title A importância do Marketing de Conteúdo no E-Commerce
spellingShingle A importância do Marketing de Conteúdo no E-Commerce
Gonçalves, Inês Baptista
Marketing de conteúdo
E-commerce
Elementos
Confiança
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short A importância do Marketing de Conteúdo no E-Commerce
title_full A importância do Marketing de Conteúdo no E-Commerce
title_fullStr A importância do Marketing de Conteúdo no E-Commerce
title_full_unstemmed A importância do Marketing de Conteúdo no E-Commerce
title_sort A importância do Marketing de Conteúdo no E-Commerce
author Gonçalves, Inês Baptista
author_facet Gonçalves, Inês Baptista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosinha, António
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Inês Baptista
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de conteúdo
E-commerce
Elementos
Confiança
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Marketing de conteúdo
E-commerce
Elementos
Confiança
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description A presente dissertação tem como objetivo principal o estudo do impacto do marketing de conteúdo no e-commerce. Este tema foi escolhido tendo em conta a sua crescente importância do tema na sociedade e a falta de estudos específicos nesta área em contexto português. O estudo foca-se nos elementos do entretenimento, da confiança, do seu valor e do propósito do marketing de conteúdo e do seu impacto no uso do e-commerce. A investigação foi conduzida em formato de análise quantitativa através de questionário e os resultados foram analisados através do software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Os resultados desta investigação demonstram que a confiança é o elemento do marketing de conteúdo que mais influencia o uso do ecommerce, com repercussões na forma como as empresas e as agências devem apostar para induzir a compra online.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-09T09:58:51Z
2022-06-27T00:00:00Z
2022-06-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/41771
203058569
url http://hdl.handle.net/10400.26/41771
identifier_str_mv 203058569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130353802149888