Perspetivas e práticas de marketing do empreendedor musical: contributos para o desenvolvimento do negócio dos músicos emergentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novais, Ana Sofia Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/55434
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
id RCAP_adbabb87a510a0238a8142e043ad1f6d
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55434
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perspetivas e práticas de marketing do empreendedor musical: contributos para o desenvolvimento do negócio dos músicos emergentesPerspectives and marketing practices of the musical entrepreneur: contributions to the developmen of the business of emerging musiciansMarketing empreendedorMarketing na músicaIndústria musicalMúsicos emergentesEmpreendedor musicalEntrepreneurial marketingMusic marketingMusical industryEmerging musiciansMusical entrepreneurCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Marketing e EstratégiaO presente trabalho de investigação tem como propósito explorar a visão e as práticas de marketing dos músicos emergentes que são percebidas como contribuindo para o seu sucesso. A revisão de literatura revelou uma escassez de estudos acerca do tema, pelo que esta pesquisa pretende contribuir para reduzir este gap. A investigação adota uma perspetiva teórica a partir da qual estes músicos são comparados com empreendedores e as suas práticas são analisadas, tendo em conta o conhecimento no domínio do marketing empreendedor. A pergunta de pesquisa que guia a investigação é, então, a seguinte: “Quais as práticas de marketing implementadas pelos músicos emergentes e qual a percepção que os mesmos têm do contributo do marketing para o sucesso do desenvolvimento do negócio musical enquanto empreendimento em fase de arranque?”. Devido à natureza exploratória da presente investigação, realizou-se um estudo qualitativo, no qual participaram 47 músicos emergentes, pertencentes a 14 bandas, e três músicos consolidados no panorama português. Para distinguir estes músicos, foram utilizadas as definições destes conceitos encontradas na literatura. Os resultados mostram que, efetivamente, os músicos emergentes exibem semelhanças com os empreendedores, tendo dado origem ao conceito de empreendedor musical. Estes empreendedores mostram também adotar práticas de marketing consistentes com o marketing empreendedor, que são descritas pelos participantes como relevantes para o sucesso do desenvolvimento do seu negócio musical. O estudo sugere ainda um modelo de marketing que pode ser aplicado a estes empreendedores, representando um dos contributos desta investigação. Este poderá, futuramente, ser testado como ajuda na emergência dos músicos.The present research aims to explore the vision and marketing practices of emerging musicians that are perceived as contributing to their success. The literature review revealed a shortage of studies on the subject and this research intends to contribute to reduce this gap. The research adopts a theoretical perspective from which these musicians are compared with entrepreneurs and their practices are analyzed, taking into account the knowledge in the field of entrepreneurial marketing. The research question that guides this research is: “What marketing practices are used by emerging musicians and what’s the perception they have of marketing as a tool to success in the development of a start-up music business?”. Due to the exploratory nature of this investigation, a qualitative study was carried out, in which participated 47 emerging musicians from 14 bands and 3 musicians consolidated in the Portuguese musical industry. In order to distinguish these types of musicians, concepts defended in academic literature were used. The results show that emerging musicians have numerous similarities with entrepreneurs, in a way that they can be treated as musical entrepreneurs, The latter adopt marketing practices consistent with entrepreneurial marketing, which are described by the participants as relevant to the success of the development of their musical business. Part of this research proposes a marketing model applicable to musical entrepreneurs that can, in the future, be implemented in practice.Sá, ElisabeteUniversidade do MinhoNovais, Ana Sofia Oliveira20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/55434por201951479info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55434Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:36:24.979651Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perspetivas e práticas de marketing do empreendedor musical: contributos para o desenvolvimento do negócio dos músicos emergentes
Perspectives and marketing practices of the musical entrepreneur: contributions to the developmen of the business of emerging musicians
title Perspetivas e práticas de marketing do empreendedor musical: contributos para o desenvolvimento do negócio dos músicos emergentes
spellingShingle Perspetivas e práticas de marketing do empreendedor musical: contributos para o desenvolvimento do negócio dos músicos emergentes
Novais, Ana Sofia Oliveira
Marketing empreendedor
Marketing na música
Indústria musical
Músicos emergentes
Empreendedor musical
Entrepreneurial marketing
Music marketing
Musical industry
Emerging musicians
Musical entrepreneur
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Perspetivas e práticas de marketing do empreendedor musical: contributos para o desenvolvimento do negócio dos músicos emergentes
title_full Perspetivas e práticas de marketing do empreendedor musical: contributos para o desenvolvimento do negócio dos músicos emergentes
title_fullStr Perspetivas e práticas de marketing do empreendedor musical: contributos para o desenvolvimento do negócio dos músicos emergentes
title_full_unstemmed Perspetivas e práticas de marketing do empreendedor musical: contributos para o desenvolvimento do negócio dos músicos emergentes
title_sort Perspetivas e práticas de marketing do empreendedor musical: contributos para o desenvolvimento do negócio dos músicos emergentes
author Novais, Ana Sofia Oliveira
author_facet Novais, Ana Sofia Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Elisabete
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Novais, Ana Sofia Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing empreendedor
Marketing na música
Indústria musical
Músicos emergentes
Empreendedor musical
Entrepreneurial marketing
Music marketing
Musical industry
Emerging musicians
Musical entrepreneur
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Marketing empreendedor
Marketing na música
Indústria musical
Músicos emergentes
Empreendedor musical
Entrepreneurial marketing
Music marketing
Musical industry
Emerging musicians
Musical entrepreneur
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/55434
url http://hdl.handle.net/1822/55434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201951479
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132894200856576