Marketing musical 4.0: uma análise do lançamento da música "Girl From Rio" da artista Anitta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Luis Henrique Ferreira de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34478
Resumo: Esta monografia consiste num estudo a respeito do marketing aplicado ao universo musical e como pode servir de ferramenta para o impulsionamento de cada lançamento. Terá como intuito principal estudar o marketing musical, mas também contextualizar essa ferramenta no meio musical, além de pontuar e analisar as estratégias utilizadas pelos artistas, mais especificamente no lançamento da música Girl From Rio, da artista Anitta. Para a construção do embasamento teórico, serão consultados principalmente os estudos de Kotler, Kartajaya e Setiawan (2012; 2017) e de Longo (2014). A metologia de estudo de caso será utilizada para elencar e analisar as estratégias aplicadas no lançamento da música em questão. Para isso, serão feitas pesquisas em diversas matérias em sites referências sobre o assunto, além de análise das contas da artista em plataformas como o Spotify, YouTube e Instagram. Logo, com esses conhecimentos, será possível mapear criticamente conjuntos de estratégias de marketing musical.
id UFRN_3b00c91fbf64629cd56ba8372d450031
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34478
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Azevedo, Luis Henrique Ferreira deCarvalho, Breno da SilvaNobre, Luiz Fernando Dal PianOliveira, Raquel Assunção2021-08-18T21:09:16Z2021-09-20T12:45:29Z2021-08-18T21:09:16Z2021-09-20T12:45:29Z2021-08-1220160139778AZEVEDO, Luis Henrique Ferreira de. Marketing musical 4.0: uma análise do lançamento "Girl From Rio" da artista Anitta. 2021. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34478Esta monografia consiste num estudo a respeito do marketing aplicado ao universo musical e como pode servir de ferramenta para o impulsionamento de cada lançamento. Terá como intuito principal estudar o marketing musical, mas também contextualizar essa ferramenta no meio musical, além de pontuar e analisar as estratégias utilizadas pelos artistas, mais especificamente no lançamento da música Girl From Rio, da artista Anitta. Para a construção do embasamento teórico, serão consultados principalmente os estudos de Kotler, Kartajaya e Setiawan (2012; 2017) e de Longo (2014). A metologia de estudo de caso será utilizada para elencar e analisar as estratégias aplicadas no lançamento da música em questão. Para isso, serão feitas pesquisas em diversas matérias em sites referências sobre o assunto, além de análise das contas da artista em plataformas como o Spotify, YouTube e Instagram. Logo, com esses conhecimentos, será possível mapear criticamente conjuntos de estratégias de marketing musical.This monograph consists of a study about the marketing applied to the musical universe and how it can serve as a tool to boost each release. Its main purpose will be to study music marketing, but also to contextualize this tool in the musical environment, in addition to punctuating and analyzing those used by artists, more specifically in the release of the song Girl From Rio, by artist Anitta. For the construction of the theoretical basis, the studies by Kotler, Kartajaya and Setiawan (2012; 2017) and Longo (2014) will be mainly consulted. The case study methodology will be used to list and analyze how to apply it in the release of that song. For this, research will be carried out in several articles on reference sites on the subject, as well as analysis of the artist's accounts on platforms such as Spotify, YouTube and Instagram. Therefore, with this knowledge, it will be possible to critically map musical marketing strategies.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilComunicação Social - Publicidade e PropagandaAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMarketing Musical.Música.Anitta.Publicidade.Streaming Musical.Marketing musical 4.0: uma análise do lançamento da música "Girl From Rio" da artista Anittainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMarketingMusical_Azevedo_2021application/octet-stream1882765https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34478/1/MarketingMusical_Azevedo_202164a61dd2edb15cc89cadad0ed6ae2999MD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34478/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34478/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53123456789/344782023-01-13 15:40:59.966oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-13T18:40:59Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing musical 4.0: uma análise do lançamento da música "Girl From Rio" da artista Anitta
title Marketing musical 4.0: uma análise do lançamento da música "Girl From Rio" da artista Anitta
spellingShingle Marketing musical 4.0: uma análise do lançamento da música "Girl From Rio" da artista Anitta
Azevedo, Luis Henrique Ferreira de
Marketing Musical.
Música.
Anitta.
Publicidade.
Streaming Musical.
title_short Marketing musical 4.0: uma análise do lançamento da música "Girl From Rio" da artista Anitta
title_full Marketing musical 4.0: uma análise do lançamento da música "Girl From Rio" da artista Anitta
title_fullStr Marketing musical 4.0: uma análise do lançamento da música "Girl From Rio" da artista Anitta
title_full_unstemmed Marketing musical 4.0: uma análise do lançamento da música "Girl From Rio" da artista Anitta
title_sort Marketing musical 4.0: uma análise do lançamento da música "Girl From Rio" da artista Anitta
author Azevedo, Luis Henrique Ferreira de
author_facet Azevedo, Luis Henrique Ferreira de
author_role author
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Carvalho, Breno da Silva
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Nobre, Luiz Fernando Dal Pian
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Luis Henrique Ferreira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Raquel Assunção
contributor_str_mv Oliveira, Raquel Assunção
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Musical.
Música.
Anitta.
Publicidade.
Streaming Musical.
topic Marketing Musical.
Música.
Anitta.
Publicidade.
Streaming Musical.
description Esta monografia consiste num estudo a respeito do marketing aplicado ao universo musical e como pode servir de ferramenta para o impulsionamento de cada lançamento. Terá como intuito principal estudar o marketing musical, mas também contextualizar essa ferramenta no meio musical, além de pontuar e analisar as estratégias utilizadas pelos artistas, mais especificamente no lançamento da música Girl From Rio, da artista Anitta. Para a construção do embasamento teórico, serão consultados principalmente os estudos de Kotler, Kartajaya e Setiawan (2012; 2017) e de Longo (2014). A metologia de estudo de caso será utilizada para elencar e analisar as estratégias aplicadas no lançamento da música em questão. Para isso, serão feitas pesquisas em diversas matérias em sites referências sobre o assunto, além de análise das contas da artista em plataformas como o Spotify, YouTube e Instagram. Logo, com esses conhecimentos, será possível mapear criticamente conjuntos de estratégias de marketing musical.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-18T21:09:16Z
2021-09-20T12:45:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-18T21:09:16Z
2021-09-20T12:45:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 20160139778
dc.identifier.citation.fl_str_mv AZEVEDO, Luis Henrique Ferreira de. Marketing musical 4.0: uma análise do lançamento "Girl From Rio" da artista Anitta. 2021. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34478
identifier_str_mv 20160139778
AZEVEDO, Luis Henrique Ferreira de. Marketing musical 4.0: uma análise do lançamento "Girl From Rio" da artista Anitta. 2021. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34478/1/MarketingMusical_Azevedo_2021
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34478/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34478/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 64a61dd2edb15cc89cadad0ed6ae2999
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117593808502784