Perspetivas e práticas de marketing do empreendedor musical: contributos para o desenvolvimento do negócio dos músicos emergentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/55434 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia |
id |
RCAP_adbabb87a510a0238a8142e043ad1f6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55434 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perspetivas e práticas de marketing do empreendedor musical: contributos para o desenvolvimento do negócio dos músicos emergentesPerspectives and marketing practices of the musical entrepreneur: contributions to the developmen of the business of emerging musiciansMarketing empreendedorMarketing na músicaIndústria musicalMúsicos emergentesEmpreendedor musicalEntrepreneurial marketingMusic marketingMusical industryEmerging musiciansMusical entrepreneurCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Marketing e EstratégiaO presente trabalho de investigação tem como propósito explorar a visão e as práticas de marketing dos músicos emergentes que são percebidas como contribuindo para o seu sucesso. A revisão de literatura revelou uma escassez de estudos acerca do tema, pelo que esta pesquisa pretende contribuir para reduzir este gap. A investigação adota uma perspetiva teórica a partir da qual estes músicos são comparados com empreendedores e as suas práticas são analisadas, tendo em conta o conhecimento no domínio do marketing empreendedor. A pergunta de pesquisa que guia a investigação é, então, a seguinte: “Quais as práticas de marketing implementadas pelos músicos emergentes e qual a percepção que os mesmos têm do contributo do marketing para o sucesso do desenvolvimento do negócio musical enquanto empreendimento em fase de arranque?”. Devido à natureza exploratória da presente investigação, realizou-se um estudo qualitativo, no qual participaram 47 músicos emergentes, pertencentes a 14 bandas, e três músicos consolidados no panorama português. Para distinguir estes músicos, foram utilizadas as definições destes conceitos encontradas na literatura. Os resultados mostram que, efetivamente, os músicos emergentes exibem semelhanças com os empreendedores, tendo dado origem ao conceito de empreendedor musical. Estes empreendedores mostram também adotar práticas de marketing consistentes com o marketing empreendedor, que são descritas pelos participantes como relevantes para o sucesso do desenvolvimento do seu negócio musical. O estudo sugere ainda um modelo de marketing que pode ser aplicado a estes empreendedores, representando um dos contributos desta investigação. Este poderá, futuramente, ser testado como ajuda na emergência dos músicos.The present research aims to explore the vision and marketing practices of emerging musicians that are perceived as contributing to their success. The literature review revealed a shortage of studies on the subject and this research intends to contribute to reduce this gap. The research adopts a theoretical perspective from which these musicians are compared with entrepreneurs and their practices are analyzed, taking into account the knowledge in the field of entrepreneurial marketing. The research question that guides this research is: “What marketing practices are used by emerging musicians and what’s the perception they have of marketing as a tool to success in the development of a start-up music business?”. Due to the exploratory nature of this investigation, a qualitative study was carried out, in which participated 47 emerging musicians from 14 bands and 3 musicians consolidated in the Portuguese musical industry. In order to distinguish these types of musicians, concepts defended in academic literature were used. The results show that emerging musicians have numerous similarities with entrepreneurs, in a way that they can be treated as musical entrepreneurs, The latter adopt marketing practices consistent with entrepreneurial marketing, which are described by the participants as relevant to the success of the development of their musical business. Part of this research proposes a marketing model applicable to musical entrepreneurs that can, in the future, be implemented in practice.Sá, ElisabeteUniversidade do MinhoNovais, Ana Sofia Oliveira20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/55434por201951479info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55434Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:36:24.979651Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspetivas e práticas de marketing do empreendedor musical: contributos para o desenvolvimento do negócio dos músicos emergentes Perspectives and marketing practices of the musical entrepreneur: contributions to the developmen of the business of emerging musicians |
title |
Perspetivas e práticas de marketing do empreendedor musical: contributos para o desenvolvimento do negócio dos músicos emergentes |
spellingShingle |
Perspetivas e práticas de marketing do empreendedor musical: contributos para o desenvolvimento do negócio dos músicos emergentes Novais, Ana Sofia Oliveira Marketing empreendedor Marketing na música Indústria musical Músicos emergentes Empreendedor musical Entrepreneurial marketing Music marketing Musical industry Emerging musicians Musical entrepreneur Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Perspetivas e práticas de marketing do empreendedor musical: contributos para o desenvolvimento do negócio dos músicos emergentes |
title_full |
Perspetivas e práticas de marketing do empreendedor musical: contributos para o desenvolvimento do negócio dos músicos emergentes |
title_fullStr |
Perspetivas e práticas de marketing do empreendedor musical: contributos para o desenvolvimento do negócio dos músicos emergentes |
title_full_unstemmed |
Perspetivas e práticas de marketing do empreendedor musical: contributos para o desenvolvimento do negócio dos músicos emergentes |
title_sort |
Perspetivas e práticas de marketing do empreendedor musical: contributos para o desenvolvimento do negócio dos músicos emergentes |
author |
Novais, Ana Sofia Oliveira |
author_facet |
Novais, Ana Sofia Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sá, Elisabete Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Novais, Ana Sofia Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing empreendedor Marketing na música Indústria musical Músicos emergentes Empreendedor musical Entrepreneurial marketing Music marketing Musical industry Emerging musicians Musical entrepreneur Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Marketing empreendedor Marketing na música Indústria musical Músicos emergentes Empreendedor musical Entrepreneurial marketing Music marketing Musical industry Emerging musicians Musical entrepreneur Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/55434 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/55434 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201951479 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132894200856576 |