A publicidade da Benetton: um discurso sobre o real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verissimo, Jorge
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/4260
Resumo: Constatando que a estratégia publicitária da Benetton se encadeia sistematicamente no que podemos considerar uma sequência do real, o presente texto analisa as significações das imagens das campanhas publicitárias da Benetton entre 1984 e 1998, identificando a forma como os temas se relacionam com problemáticas e acontecimentos que marcaram o espaço publico na altura. É, assim, analisado o modo como grandes acontecimentos e questões de debate público se transformaram em temas de publicidade. No sentido de visualizar a investigação, o autor apresenta dois discursos em paralelo: um com fragmentos das notícias sobre os grandes acontecimentos relacionados com os temas em análise, disposto numa ordem diacrónica, e outro com a análise das imagens, para a qual se socorreu de uma grande variedade de perspectivas teóricas.
id RCAP_add0b6e3f09bb7860ecfe8721c0c748e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4260
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A publicidade da Benetton: um discurso sobre o realPublicidadeSociologia da comunicaçãoPráticas discursivasMarcas comerciaisBenettonConstatando que a estratégia publicitária da Benetton se encadeia sistematicamente no que podemos considerar uma sequência do real, o presente texto analisa as significações das imagens das campanhas publicitárias da Benetton entre 1984 e 1998, identificando a forma como os temas se relacionam com problemáticas e acontecimentos que marcaram o espaço publico na altura. É, assim, analisado o modo como grandes acontecimentos e questões de debate público se transformaram em temas de publicidade. No sentido de visualizar a investigação, o autor apresenta dois discursos em paralelo: um com fragmentos das notícias sobre os grandes acontecimentos relacionados com os temas em análise, disposto numa ordem diacrónica, e outro com a análise das imagens, para a qual se socorreu de uma grande variedade de perspectivas teóricas.MinervaRCIPLVerissimo, Jorge2015-02-18T16:44:24Z20012001-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4260porVeríssimo, J. (2001). A publicidade da Benetton: Um discurso sobre o real. Coimbra: Minerva.972-798-005-8metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:46:01Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4260Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:43.567440Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A publicidade da Benetton: um discurso sobre o real
title A publicidade da Benetton: um discurso sobre o real
spellingShingle A publicidade da Benetton: um discurso sobre o real
Verissimo, Jorge
Publicidade
Sociologia da comunicação
Práticas discursivas
Marcas comerciais
Benetton
title_short A publicidade da Benetton: um discurso sobre o real
title_full A publicidade da Benetton: um discurso sobre o real
title_fullStr A publicidade da Benetton: um discurso sobre o real
title_full_unstemmed A publicidade da Benetton: um discurso sobre o real
title_sort A publicidade da Benetton: um discurso sobre o real
author Verissimo, Jorge
author_facet Verissimo, Jorge
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Verissimo, Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Sociologia da comunicação
Práticas discursivas
Marcas comerciais
Benetton
topic Publicidade
Sociologia da comunicação
Práticas discursivas
Marcas comerciais
Benetton
description Constatando que a estratégia publicitária da Benetton se encadeia sistematicamente no que podemos considerar uma sequência do real, o presente texto analisa as significações das imagens das campanhas publicitárias da Benetton entre 1984 e 1998, identificando a forma como os temas se relacionam com problemáticas e acontecimentos que marcaram o espaço publico na altura. É, assim, analisado o modo como grandes acontecimentos e questões de debate público se transformaram em temas de publicidade. No sentido de visualizar a investigação, o autor apresenta dois discursos em paralelo: um com fragmentos das notícias sobre os grandes acontecimentos relacionados com os temas em análise, disposto numa ordem diacrónica, e outro com a análise das imagens, para a qual se socorreu de uma grande variedade de perspectivas teóricas.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001-01-01T00:00:00Z
2015-02-18T16:44:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/4260
url http://hdl.handle.net/10400.21/4260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Veríssimo, J. (2001). A publicidade da Benetton: Um discurso sobre o real. Coimbra: Minerva.
972-798-005-8
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Minerva
publisher.none.fl_str_mv Minerva
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133394801524736