Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano de 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz: ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/11516 |
Resumo: | Este relatório refere-se à unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, desenvolvida na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz, durante o ano lectivo de 2010/2011, sob a orientação da Professora Doutora Ângela Balça. Este ano correspondeu a um momento importante, uma vez que permitiu o desenvolvimento de práticas lectivas em situação real de ensino-aprendizagem, sob orientação de professores mais experientes. O trabalho desenvolvido e a reflexão sobre o mesmo constituíram um marco no nosso desenvolvimento profissional. Conscientes de que o processo de ensino-aprendizagem é complexo e que o aluno é o centro desse processo, no presente relatório são abordados os cinco aspectos estruturantes: preparação científica, pedagógica e didáctica; planificação e condução de aulas e avaliação das aprendizagens; análise da prática de ensino; participação na escola e desenvolvimento profissional; ### ABSTRACT: This written paper corresponds to the curricular unit Practice of Supervised Teaching, in the Course of Master Studies in the Teaching of Portuguese and Spanish, developed in the Secondary/3 School of Rainha Santa Isabel, in Estremoz, during the school year of 2010/2011, under the supervision of Professora Doutora Ângela Balça. This year was a very important moment, since it allowed us the development of the teaching practice in real teaching-learning situations, under the guidance of more qualified teachers. The practice and the reflexion about it were a turning point in our professional development. We are aware that the teaching-learning process is complex and that the student is the heart of this process and, having this in mind, this written paper refers to five main areas: scientific, pedagogical and teaching preparation; planning and conducting the lessons and evaluating the learning; participation in the school and professional development. |
id |
RCAP_ae094aa6b2cbebb654e561be7f38af33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/11516 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano de 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz: ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundárioEnsino-aprendizagemProfessorAlunoPrática de ensinoDesenvolvimento profissionalTeaching-learningTeacherStudentTeaching practiceProfessional developmentEste relatório refere-se à unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, desenvolvida na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz, durante o ano lectivo de 2010/2011, sob a orientação da Professora Doutora Ângela Balça. Este ano correspondeu a um momento importante, uma vez que permitiu o desenvolvimento de práticas lectivas em situação real de ensino-aprendizagem, sob orientação de professores mais experientes. O trabalho desenvolvido e a reflexão sobre o mesmo constituíram um marco no nosso desenvolvimento profissional. Conscientes de que o processo de ensino-aprendizagem é complexo e que o aluno é o centro desse processo, no presente relatório são abordados os cinco aspectos estruturantes: preparação científica, pedagógica e didáctica; planificação e condução de aulas e avaliação das aprendizagens; análise da prática de ensino; participação na escola e desenvolvimento profissional; ### ABSTRACT: This written paper corresponds to the curricular unit Practice of Supervised Teaching, in the Course of Master Studies in the Teaching of Portuguese and Spanish, developed in the Secondary/3 School of Rainha Santa Isabel, in Estremoz, during the school year of 2010/2011, under the supervision of Professora Doutora Ângela Balça. This year was a very important moment, since it allowed us the development of the teaching practice in real teaching-learning situations, under the guidance of more qualified teachers. The practice and the reflexion about it were a turning point in our professional development. We are aware that the teaching-learning process is complex and that the student is the heart of this process and, having this in mind, this written paper refers to five main areas: scientific, pedagogical and teaching preparation; planning and conducting the lessons and evaluating the learning; participation in the school and professional development.Universidade de Évora2014-10-01T15:30:37Z2014-10-012011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11516http://hdl.handle.net/10174/11516porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Figueiredo, Maria Cristina Pereira Tibério Caramelo Abrantes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:01Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11516Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:06.439491Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano de 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz: ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário |
title |
Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano de 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz: ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário |
spellingShingle |
Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano de 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz: ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário Figueiredo, Maria Cristina Pereira Tibério Caramelo Abrantes de Ensino-aprendizagem Professor Aluno Prática de ensino Desenvolvimento profissional Teaching-learning Teacher Student Teaching practice Professional development |
title_short |
Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano de 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz: ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário |
title_full |
Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano de 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz: ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário |
title_fullStr |
Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano de 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz: ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário |
title_full_unstemmed |
Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano de 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz: ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário |
title_sort |
Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano de 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz: ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário |
author |
Figueiredo, Maria Cristina Pereira Tibério Caramelo Abrantes de |
author_facet |
Figueiredo, Maria Cristina Pereira Tibério Caramelo Abrantes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Maria Cristina Pereira Tibério Caramelo Abrantes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem Professor Aluno Prática de ensino Desenvolvimento profissional Teaching-learning Teacher Student Teaching practice Professional development |
topic |
Ensino-aprendizagem Professor Aluno Prática de ensino Desenvolvimento profissional Teaching-learning Teacher Student Teaching practice Professional development |
description |
Este relatório refere-se à unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, desenvolvida na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz, durante o ano lectivo de 2010/2011, sob a orientação da Professora Doutora Ângela Balça. Este ano correspondeu a um momento importante, uma vez que permitiu o desenvolvimento de práticas lectivas em situação real de ensino-aprendizagem, sob orientação de professores mais experientes. O trabalho desenvolvido e a reflexão sobre o mesmo constituíram um marco no nosso desenvolvimento profissional. Conscientes de que o processo de ensino-aprendizagem é complexo e que o aluno é o centro desse processo, no presente relatório são abordados os cinco aspectos estruturantes: preparação científica, pedagógica e didáctica; planificação e condução de aulas e avaliação das aprendizagens; análise da prática de ensino; participação na escola e desenvolvimento profissional; ### ABSTRACT: This written paper corresponds to the curricular unit Practice of Supervised Teaching, in the Course of Master Studies in the Teaching of Portuguese and Spanish, developed in the Secondary/3 School of Rainha Santa Isabel, in Estremoz, during the school year of 2010/2011, under the supervision of Professora Doutora Ângela Balça. This year was a very important moment, since it allowed us the development of the teaching practice in real teaching-learning situations, under the guidance of more qualified teachers. The practice and the reflexion about it were a turning point in our professional development. We are aware that the teaching-learning process is complex and that the student is the heart of this process and, having this in mind, this written paper refers to five main areas: scientific, pedagogical and teaching preparation; planning and conducting the lessons and evaluating the learning; participation in the school and professional development. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2014-10-01T15:30:37Z 2014-10-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/11516 http://hdl.handle.net/10174/11516 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/11516 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136536333123584 |