Mobilização das capacidades transversais de raciocínio matemático e comunicação matemática na resolução de problemas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/17185 |
Resumo: | Este estudo tem como principal finalidade analisar a mobilização de capacidades de Comunicação Matemática e de Raciocínio Matemático através da Resolução de Problemas. O estudo insere-se num paradigma construtivista-interpretativo, com método qualitativo e segue uma estratégia de estudo de caso exploratório. Para a realização deste trabalho foram selecionados sete alunos provenientes de duas turmas do 8º ano de escolaridade, onde se desenrolou a componente de estágio pedagógico no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionado I e II. Os dados foram recolhidos com base em duas técnicas: a recolha documental e a inquirição. Os documentos recolhidos foram as produções escritas dos alunos aquando da resolução de uma bateria de tarefas. Essa bateria de tarefas foi desenvolvida recolhendo e/ou adaptando problemas existentes em bases/textos de referência. Quanto à inquirição, realizaram-se entrevistas que pretendiam, em primeiro lugar, esclarecer dúvidas emergentes da análise das produções escritas supramencionadas, assim como recolher a perceção dos alunos quanto à resolução de problemas como ambiente favorável à mobilização das Capacidades Transversais já referidas. Os resultados obtidos indiciam que a Resolução de Problemas permite a mobilização frequente de capacidades de Comunicação Matemática e Raciocínio Matemático, embora certas capacidades de raciocínio analisadas sejam mobilizadas com menor frequência do que outras. Nomeadamente, nos dados recolhidos a evidência da mobilização das capacidades de formular e testar conjeturas, assim como de argumentação, é muito diminuta. |
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Mobilização das capacidades transversais de raciocínio matemático e comunicação matemática na resolução de problemasEnsino da matemáticaResolução de problemasEnsino básico 3º cicloDesenvolvimento da criatividadeComunicação na aulaEste estudo tem como principal finalidade analisar a mobilização de capacidades de Comunicação Matemática e de Raciocínio Matemático através da Resolução de Problemas. O estudo insere-se num paradigma construtivista-interpretativo, com método qualitativo e segue uma estratégia de estudo de caso exploratório. Para a realização deste trabalho foram selecionados sete alunos provenientes de duas turmas do 8º ano de escolaridade, onde se desenrolou a componente de estágio pedagógico no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionado I e II. Os dados foram recolhidos com base em duas técnicas: a recolha documental e a inquirição. Os documentos recolhidos foram as produções escritas dos alunos aquando da resolução de uma bateria de tarefas. Essa bateria de tarefas foi desenvolvida recolhendo e/ou adaptando problemas existentes em bases/textos de referência. Quanto à inquirição, realizaram-se entrevistas que pretendiam, em primeiro lugar, esclarecer dúvidas emergentes da análise das produções escritas supramencionadas, assim como recolher a perceção dos alunos quanto à resolução de problemas como ambiente favorável à mobilização das Capacidades Transversais já referidas. Os resultados obtidos indiciam que a Resolução de Problemas permite a mobilização frequente de capacidades de Comunicação Matemática e Raciocínio Matemático, embora certas capacidades de raciocínio analisadas sejam mobilizadas com menor frequência do que outras. Nomeadamente, nos dados recolhidos a evidência da mobilização das capacidades de formular e testar conjeturas, assim como de argumentação, é muito diminuta.The main purpose of this study is to analyze the mobilization of Mathematical Communication skills and Mathematical Reasoning skills through Problem Solving processes. A qualitative research is used, grounded in a constructivist-interpretative paradigm, following an exploratory case study strategy. To complete it, seven students were selected, from two 8th grade classes, which were involved in the teaching practice component within the courses of Supervised Teaching Practice I and II. The data was collected based on two techniques: the collection of documents and interviews. The collected documents were the written productions that the students made by solving some proposed tasks. These tasks were developed from reference databases/texts by picking and/or adapting existing problems. Regarding the inquiry, interviews were held with the intention to, first, clarify doubts emerging from the analysis of the aforementioned written productions, as well as to collect the perception of students as problem solving as a favorable environment for the mobilization of the in question Transversal Skills above mentioned. The results indicate that Problem Solving allows a frequent mobilization of Mathematical Reasoning and Mathematical Communication skills, although certain reasoning abilities analyzed are mobilized less often than others. In particular, evidences of mobilization of capabilities such as to formulate and test conjectures, as well as arguing, are seldom present on the collected data.Universidade de Aveiro2017-04-06T10:45:17Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17185TID:201594420porRocha, Sónia Maria da Silva Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:53Zoai:ria.ua.pt:10773/17185Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:22.940187Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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