A influência da avaliação no processo ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/7883 |
Resumo: | A avaliação é uma ação natural. No quotidiano, todas as decisões que tomamos são precedidas de avaliação, ou seja, todo o ser humano procede a uma avaliação antes de tomar qualquer decisão. Assim, deve realçar-se que a forma como a avaliação é levada a cabo refletir-se-á na decisão que será tomada posteriormente; por outras palavras, avaliar implica refletir em torno de uma determinada problemática antes de tomar uma decisão. Na escola, o processo de avaliação é de extrema importância, pois este permite orientar o processo de ensino-aprendizagem. A avaliação é um instrumento para atingir um determinado fim, pois todo o processo de ensino-aprendizagem está assente na avaliação. O presente estudo segue uma metodologia de natureza qualitativa e tem como objetivo geral compreender qual a importância que a avaliação tem no processo ensino-aprendizagem. Os participantes são 8 docentes de diferentes departamentos de ensino do Instituto Superior Técnico Militar (ISTM) de Angola e, como instrumento, recorreu-se à técnica da entrevista semiestruturada. Os dados obtidos corroboram os resultados expressos no estado da arte. Assim, os docentes concebem a avaliação como elemento fundamental do processo de ensino-aprendizagem, pois que visa aferir o nível de conhecimentos dos alunos. Destacam-se dois fatores principais que influenciariam a avaliação no processo ensino-aprendizagem, nomeadamente, fatores pessoais e fatores impessoais. De salientar ainda que, na sua perspetiva, os princípios de avaliação são elementos que guiam e orientam todo processo de avaliação. Na opinião dos mesmos, nenhum instrumento de avaliação é mais importante do que outro; consideram ainda que a aplicação de diferentes instrumentos de avaliação influencia a aprendizagem dos alunos. Os resultados obtidos na presente investigação alertam também para a necessidade de promover formação pedagógica contínua a todos os docentes, no sentido de promover uma correta avaliação dos alunos, uma vez que a forma como os professores avaliam condiciona a aprendizagem. |
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A influência da avaliação no processo ensino-aprendizagemAvaliaçãoDiagnósticaEnsino-AprendizagemFormativaInstrumentosPrincípiosSumativaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA avaliação é uma ação natural. No quotidiano, todas as decisões que tomamos são precedidas de avaliação, ou seja, todo o ser humano procede a uma avaliação antes de tomar qualquer decisão. Assim, deve realçar-se que a forma como a avaliação é levada a cabo refletir-se-á na decisão que será tomada posteriormente; por outras palavras, avaliar implica refletir em torno de uma determinada problemática antes de tomar uma decisão. Na escola, o processo de avaliação é de extrema importância, pois este permite orientar o processo de ensino-aprendizagem. A avaliação é um instrumento para atingir um determinado fim, pois todo o processo de ensino-aprendizagem está assente na avaliação. O presente estudo segue uma metodologia de natureza qualitativa e tem como objetivo geral compreender qual a importância que a avaliação tem no processo ensino-aprendizagem. Os participantes são 8 docentes de diferentes departamentos de ensino do Instituto Superior Técnico Militar (ISTM) de Angola e, como instrumento, recorreu-se à técnica da entrevista semiestruturada. Os dados obtidos corroboram os resultados expressos no estado da arte. Assim, os docentes concebem a avaliação como elemento fundamental do processo de ensino-aprendizagem, pois que visa aferir o nível de conhecimentos dos alunos. Destacam-se dois fatores principais que influenciariam a avaliação no processo ensino-aprendizagem, nomeadamente, fatores pessoais e fatores impessoais. De salientar ainda que, na sua perspetiva, os princípios de avaliação são elementos que guiam e orientam todo processo de avaliação. Na opinião dos mesmos, nenhum instrumento de avaliação é mais importante do que outro; consideram ainda que a aplicação de diferentes instrumentos de avaliação influencia a aprendizagem dos alunos. Os resultados obtidos na presente investigação alertam também para a necessidade de promover formação pedagógica contínua a todos os docentes, no sentido de promover uma correta avaliação dos alunos, uma vez que a forma como os professores avaliam condiciona a aprendizagem.Evaluation is a natural action. All decisions we made are preceded by an assessment; that is to say every human being will evaluate before decision making. This highlights that the way the assessment is performed will reflect the quality of the decision. In other words, to assess means or implies a reflexion about a certain task before taking a decision. In the school context, evaluation is so important because it guides teaching and learning process so we can say in a different way that the evaluation is an instrument to reach goals. Teaching and learning processes relies on evaluation. The current study follows a qualitative methodology and its aim is to analyze assessment influence in teaching-learning process. Participants are 8 teachers from different teaching department of the Instituto Superior Técnico Militar (ISTM – Military Technique Superior Institute) from Angola and the instrument was a semi-structured interview. The collected data corroborates results presented in the state of the art; the teacher’s points of view are identical to those reported in the literature. In fact, they report assessment as a fundamental element to teaching and learning process in that it aims to measure student’s knowledge level. Two principal factors come out namely personal factors and impersonal factors. As a highlight, they declare that the evaluations principles are elements that guide and orientate every assessment process. According to their opinion, no evaluation instrument is more important than another. This results points out to the necessity to promote an ongoing pedagogical formation to all teachers so that they can perform valid evaluations.Simões, Maria de Fátima de JesusuBibliorumJoão, Benvindo Luau2019-12-16T16:54:33Z2017-10-32017-11-082017-11-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7883TID:202337855porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:47:31Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7883Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:20.661664Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A avaliação é uma ação natural. No quotidiano, todas as decisões que tomamos são precedidas de avaliação, ou seja, todo o ser humano procede a uma avaliação antes de tomar qualquer decisão. Assim, deve realçar-se que a forma como a avaliação é levada a cabo refletir-se-á na decisão que será tomada posteriormente; por outras palavras, avaliar implica refletir em torno de uma determinada problemática antes de tomar uma decisão. Na escola, o processo de avaliação é de extrema importância, pois este permite orientar o processo de ensino-aprendizagem. A avaliação é um instrumento para atingir um determinado fim, pois todo o processo de ensino-aprendizagem está assente na avaliação. O presente estudo segue uma metodologia de natureza qualitativa e tem como objetivo geral compreender qual a importância que a avaliação tem no processo ensino-aprendizagem. Os participantes são 8 docentes de diferentes departamentos de ensino do Instituto Superior Técnico Militar (ISTM) de Angola e, como instrumento, recorreu-se à técnica da entrevista semiestruturada. Os dados obtidos corroboram os resultados expressos no estado da arte. Assim, os docentes concebem a avaliação como elemento fundamental do processo de ensino-aprendizagem, pois que visa aferir o nível de conhecimentos dos alunos. Destacam-se dois fatores principais que influenciariam a avaliação no processo ensino-aprendizagem, nomeadamente, fatores pessoais e fatores impessoais. De salientar ainda que, na sua perspetiva, os princípios de avaliação são elementos que guiam e orientam todo processo de avaliação. Na opinião dos mesmos, nenhum instrumento de avaliação é mais importante do que outro; consideram ainda que a aplicação de diferentes instrumentos de avaliação influencia a aprendizagem dos alunos. Os resultados obtidos na presente investigação alertam também para a necessidade de promover formação pedagógica contínua a todos os docentes, no sentido de promover uma correta avaliação dos alunos, uma vez que a forma como os professores avaliam condiciona a aprendizagem. |
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