A influência da avaliação no processo ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: João, Benvindo Luau
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/7883
Resumo: A avaliação é uma ação natural. No quotidiano, todas as decisões que tomamos são precedidas de avaliação, ou seja, todo o ser humano procede a uma avaliação antes de tomar qualquer decisão. Assim, deve realçar-se que a forma como a avaliação é levada a cabo refletir-se-á na decisão que será tomada posteriormente; por outras palavras, avaliar implica refletir em torno de uma determinada problemática antes de tomar uma decisão. Na escola, o processo de avaliação é de extrema importância, pois este permite orientar o processo de ensino-aprendizagem. A avaliação é um instrumento para atingir um determinado fim, pois todo o processo de ensino-aprendizagem está assente na avaliação. O presente estudo segue uma metodologia de natureza qualitativa e tem como objetivo geral compreender qual a importância que a avaliação tem no processo ensino-aprendizagem. Os participantes são 8 docentes de diferentes departamentos de ensino do Instituto Superior Técnico Militar (ISTM) de Angola e, como instrumento, recorreu-se à técnica da entrevista semiestruturada. Os dados obtidos corroboram os resultados expressos no estado da arte. Assim, os docentes concebem a avaliação como elemento fundamental do processo de ensino-aprendizagem, pois que visa aferir o nível de conhecimentos dos alunos. Destacam-se dois fatores principais que influenciariam a avaliação no processo ensino-aprendizagem, nomeadamente, fatores pessoais e fatores impessoais. De salientar ainda que, na sua perspetiva, os princípios de avaliação são elementos que guiam e orientam todo processo de avaliação. Na opinião dos mesmos, nenhum instrumento de avaliação é mais importante do que outro; consideram ainda que a aplicação de diferentes instrumentos de avaliação influencia a aprendizagem dos alunos. Os resultados obtidos na presente investigação alertam também para a necessidade de promover formação pedagógica contínua a todos os docentes, no sentido de promover uma correta avaliação dos alunos, uma vez que a forma como os professores avaliam condiciona a aprendizagem.
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