Bem-estar, auto-estima e auto-conceito: o que sentem as mulheres que se maquilham?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gina Maria Gomes dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6479
Resumo: Com o propósito de estudar o que sentem as mulheres quando se maquilham comparativamente às que não se maquilham, foram utilizados os questionários aferidos para a população portuguesa: Satisfação com a Vida com a escala SLWS – Satisfaction Whith Life Scale (Simões, 1992), Auto-Estima Global (Faria e Silva, 1999) e Inventário Clínico de Auto-Conceito (Vaz Serra, 1985). Participaram na presente investigação 209 mulheres, das quais 152 se maquilham e 57 não se maquilham, com idades compreendidas entre 15 e 74 anos, sendo na maioria casadas ou em união de facto (56%), trabalhadoras (70,8%) e com uma média de escolaridade de 13,14 anos. Os resultados indicam que as mulheres que se maquilham apresentam valores mais elevados de Auto-Conceito, e que no geral as variáveis Satisfação com a Vida, Auto-Conceito e Auto-Estima se encontram associadas entre si.
id RCAP_07cae209bfb6c5e62923dfcd79aa4f14
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6479
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bem-estar, auto-estima e auto-conceito: o que sentem as mulheres que se maquilham?MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDEPSICOLOGIAAUTOESTIMAAUTOCONCEITOSATISFAÇÃO COM A VIDAMAQUILHAGEMPSYCHOLOGYSELF-ESTEEMSELF-CONCEPTLIFE SATISFACTIONMAKE-UPCom o propósito de estudar o que sentem as mulheres quando se maquilham comparativamente às que não se maquilham, foram utilizados os questionários aferidos para a população portuguesa: Satisfação com a Vida com a escala SLWS – Satisfaction Whith Life Scale (Simões, 1992), Auto-Estima Global (Faria e Silva, 1999) e Inventário Clínico de Auto-Conceito (Vaz Serra, 1985). Participaram na presente investigação 209 mulheres, das quais 152 se maquilham e 57 não se maquilham, com idades compreendidas entre 15 e 74 anos, sendo na maioria casadas ou em união de facto (56%), trabalhadoras (70,8%) e com uma média de escolaridade de 13,14 anos. Os resultados indicam que as mulheres que se maquilham apresentam valores mais elevados de Auto-Conceito, e que no geral as variáveis Satisfação com a Vida, Auto-Conceito e Auto-Estima se encontram associadas entre si.With the purposes of making a comparative study between women who use cosmetics to make-up, their feelings after that application versus the ones who do not, a survey was carried out among the Portuguese people using the following sources: SLWS – Satisfaction with Life Scale – Satisfação com a Vida (Simões, 1992), Auto-Estima Global (Faria e Silva, 1999) and Inventário Clínico de Auto-Conceito (Vaz Serra, 1985). This survey had the total participation of 209 women: 152 who usually use make-up and 57 who do not, with ages between 15 and 74 years old, being the most part of them married or unmarried but living together (56%), they are working women (70,8%), and with an educational frequency of an average 13,14 years. The results lead to the conclusion that women who make-up show a higher level of Self-Concept and, in general, that Life Satisfaction, Self-Concept and Self-Esteem are really interconnected.2015-07-06T13:36:18Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6479TID:201227665porSantos, Gina Maria Gomes dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:59Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6479Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:28.367787Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bem-estar, auto-estima e auto-conceito: o que sentem as mulheres que se maquilham?
title Bem-estar, auto-estima e auto-conceito: o que sentem as mulheres que se maquilham?
spellingShingle Bem-estar, auto-estima e auto-conceito: o que sentem as mulheres que se maquilham?
Santos, Gina Maria Gomes dos
MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE
PSICOLOGIA
AUTOESTIMA
AUTOCONCEITO
SATISFAÇÃO COM A VIDA
MAQUILHAGEM
PSYCHOLOGY
SELF-ESTEEM
SELF-CONCEPT
LIFE SATISFACTION
MAKE-UP
title_short Bem-estar, auto-estima e auto-conceito: o que sentem as mulheres que se maquilham?
title_full Bem-estar, auto-estima e auto-conceito: o que sentem as mulheres que se maquilham?
title_fullStr Bem-estar, auto-estima e auto-conceito: o que sentem as mulheres que se maquilham?
title_full_unstemmed Bem-estar, auto-estima e auto-conceito: o que sentem as mulheres que se maquilham?
title_sort Bem-estar, auto-estima e auto-conceito: o que sentem as mulheres que se maquilham?
author Santos, Gina Maria Gomes dos
author_facet Santos, Gina Maria Gomes dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Gina Maria Gomes dos
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE
PSICOLOGIA
AUTOESTIMA
AUTOCONCEITO
SATISFAÇÃO COM A VIDA
MAQUILHAGEM
PSYCHOLOGY
SELF-ESTEEM
SELF-CONCEPT
LIFE SATISFACTION
MAKE-UP
topic MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE
PSICOLOGIA
AUTOESTIMA
AUTOCONCEITO
SATISFAÇÃO COM A VIDA
MAQUILHAGEM
PSYCHOLOGY
SELF-ESTEEM
SELF-CONCEPT
LIFE SATISFACTION
MAKE-UP
description Com o propósito de estudar o que sentem as mulheres quando se maquilham comparativamente às que não se maquilham, foram utilizados os questionários aferidos para a população portuguesa: Satisfação com a Vida com a escala SLWS – Satisfaction Whith Life Scale (Simões, 1992), Auto-Estima Global (Faria e Silva, 1999) e Inventário Clínico de Auto-Conceito (Vaz Serra, 1985). Participaram na presente investigação 209 mulheres, das quais 152 se maquilham e 57 não se maquilham, com idades compreendidas entre 15 e 74 anos, sendo na maioria casadas ou em união de facto (56%), trabalhadoras (70,8%) e com uma média de escolaridade de 13,14 anos. Os resultados indicam que as mulheres que se maquilham apresentam valores mais elevados de Auto-Conceito, e que no geral as variáveis Satisfação com a Vida, Auto-Conceito e Auto-Estima se encontram associadas entre si.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-07-06T13:36:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6479
TID:201227665
url http://hdl.handle.net/10437/6479
identifier_str_mv TID:201227665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131241179512832