Aprender a viver juntos : que significado curricular no 1º ano?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mário José Anacleto dos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/1499
Resumo: Dissertação de Mestardo em Supervisão Pedagógica apresentada á Universidade Aberta
id RCAP_ae6745a7dc503df08758e1bd2f30144e
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1499
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender a viver juntos : que significado curricular no 1º ano?Ensino básicoCurriculumAprendizagemCompetênciaRelações interpessoaisComunicação interpessoalEducational investigationLearning to live togetherBasic educationcurriculum and competencesDissertação de Mestardo em Supervisão Pedagógica apresentada á Universidade AbertaTendo por referência uma das aprendizagens fundamentais consideradas como pilares do conhecimento, o “aprender a viver juntos”, assim como a percepção de que o início da escolaridade corresponde a um período no qual a criança começa a adquirir e a desenvolver competências sociais elementares, o presente estudo pretende investigar a dimensão desta aprendizagem ao nível do 1.º Ano do Ensino Básico e o respectivo significado curricular, em particular no que diz respeito ao desenho curricular e ao modo como esta aprendizagem é operacionalizada. O interesse por esta temática resultou da noção que a dimensão social da Educação tem vindo a ganhar uma progressiva importância, assim como da percepção de que não existe um leque alargado de estudos ou investigações, no domínio da Investigação Educacional, sobre esta aprendizagem fundamental ao nível dos primeiros anos da escolaridade obrigatória em Portugal. A investigação realizada procurou dar respostas a questões relacionadas com a importância do “aprender a viver juntos”, tentando determinar o grau de adequação do desenho curricular do 1.º Ano do Ensino Básico à aquisição e desenvolvimento das competências sociais elementares necessárias ao "saber viver juntos", e identificar o modo como este mesmo desenho curricular está a ser operacionalizado relativamente a esta aprendizagem fundamental. Dadas as restrições impostas pelo tempo disponível para a condução do estudo e da respectiva investigação, optou-se por uma metodologia de "Estudo de Caso" com uma abordagem científica indutiva e exploratória, incidindo sobre uma amostra limitada geograficamente ao concelho de Tomar, correspondente aos docentes do 1.º Ano do Ensino Básico e respectivas lideranças ao nível dos órgãos de gestão dos Agrupamentos de Escolas do concelho, através dos seus Presidentes de Conselho Executivo.Having as a reference the "learning to live together", considered as one of the fundamental learnings and foundations of the knowledge, as well as the perception that early stages of Basic Education in school correspond to a period in children's life where they start to acquire and develop elementary social competences, this study intends to investigate the dimension of this learning in the 1st Year of the Basic Education and its curricular meaning, regarding both the curricular design and the way this learning is operationalized. The interest for this thematic came from the notion that the social dimension of the Education is gaining ground and importance, as well as from the perception that there’s a lack of studies or investigations, in the field of the Educational Investigation, regarding this fundamental learning at the early stages of school education in Portugal. The investigation carried out has looked for answers to questions related with the importance of the “learning to live together”, attempting to determine the adequacy's degree of the curricular design of the 1st Year to the acquisition and development of the required elementary social competences to the "knowing to live together", as well as to identify the way this very same curricular design is being operationalized relatively to this fundamental learning. Given the time restrictions imposed for the conduction of the study and respective investigation, the "Case Study" methodology has been chosen in association with an inductive and exploratory scientific approach, limiting the study’s sample to the district of Tomar, through the 1st Year's Teachers and respective Executive Presidents of their Schools' Grouping.Gaspar, IvoneRepositório AbertoSantos, Mário José Anacleto dos2010-06-04T12:54:22Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/1499porSantos, Mário José Anacleto dos - Aprender a viver juntos [Em linha] : que significado curricular no 1º ano?. Lisboa : [s.n.], 2009. 192, LV p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:14:10Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1499Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:19.575720Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender a viver juntos : que significado curricular no 1º ano?
title Aprender a viver juntos : que significado curricular no 1º ano?
spellingShingle Aprender a viver juntos : que significado curricular no 1º ano?
Santos, Mário José Anacleto dos
Ensino básico
Curriculum
Aprendizagem
Competência
Relações interpessoais
Comunicação interpessoal
Educational investigation
Learning to live together
Basic education
curriculum and competences
title_short Aprender a viver juntos : que significado curricular no 1º ano?
title_full Aprender a viver juntos : que significado curricular no 1º ano?
title_fullStr Aprender a viver juntos : que significado curricular no 1º ano?
title_full_unstemmed Aprender a viver juntos : que significado curricular no 1º ano?
title_sort Aprender a viver juntos : que significado curricular no 1º ano?
author Santos, Mário José Anacleto dos
author_facet Santos, Mário José Anacleto dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gaspar, Ivone
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mário José Anacleto dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino básico
Curriculum
Aprendizagem
Competência
Relações interpessoais
Comunicação interpessoal
Educational investigation
Learning to live together
Basic education
curriculum and competences
topic Ensino básico
Curriculum
Aprendizagem
Competência
Relações interpessoais
Comunicação interpessoal
Educational investigation
Learning to live together
Basic education
curriculum and competences
description Dissertação de Mestardo em Supervisão Pedagógica apresentada á Universidade Aberta
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2010-06-04T12:54:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/1499
url http://hdl.handle.net/10400.2/1499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, Mário José Anacleto dos - Aprender a viver juntos [Em linha] : que significado curricular no 1º ano?. Lisboa : [s.n.], 2009. 192, LV p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134999835836416