Pensando programas curriculares como os projetistas pensam

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Rogério
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nobre, Ângela Lacerda, Pimentel, Fernando, Jacquinet, Marc
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/11291
Resumo: As instituições de ensino superior têm de estar alerta para as mudanças que ocorrem na sociedade e por isso precisam inovar e transformar os seus programas curriculares. Uma ferramenta usada para potenciar a inovação nas empresas é a metodologia Pensando como um Projetista (Design Thinking). Será esta ferramenta útil também para o desenvolvimento de programas curriculares? O presente artigo procura uma resposta a esta questão apresentando a metodologia Pensando como um Projetista, discutindo a sua adequação no contexto de instituições de ensino superior e defendendo a articulação entre esta metodologia com o ensino assente em resultados (outcome based education), com princípios de alinhamento construtivo, como forma mais eficiente de desenvolver programas curriculares em instituições do ensino superior.
id RCAP_ae6b1fb48411e9a19dc572c19fa41aae
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11291
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pensando programas curriculares como os projetistas pensamPrograma curricularPensando como um projetistaEnsino centrado no estudanteEnsino assente em resultadosAlinhamento construtivoInovaçãoEnsino superiorCurriculum developmentDesign thinkingStudent-centered learningOutcome-based educationConstructive alignmentInnovationHigher educationODS::04:Educação de QualidadeAs instituições de ensino superior têm de estar alerta para as mudanças que ocorrem na sociedade e por isso precisam inovar e transformar os seus programas curriculares. Uma ferramenta usada para potenciar a inovação nas empresas é a metodologia Pensando como um Projetista (Design Thinking). Será esta ferramenta útil também para o desenvolvimento de programas curriculares? O presente artigo procura uma resposta a esta questão apresentando a metodologia Pensando como um Projetista, discutindo a sua adequação no contexto de instituições de ensino superior e defendendo a articulação entre esta metodologia com o ensino assente em resultados (outcome based education), com princípios de alinhamento construtivo, como forma mais eficiente de desenvolver programas curriculares em instituições do ensino superior.Higher education institutions must be aware of the transformations that occur in societies in order to innovate and to offer revised educational programme plans. Design Thinking is a tool that helps to foster innovation in business contexts. Could this methodology be used in programme plan development? The present article considers this question by presenting the Design Thinking methodology, discussing its adequateness in the context of higher education institutions and considering outcome-based education and constructive alignment principles. It is concluded that Design Thinking methodology is a way to address and overcome collaboration and communication problems frequent in higher education institutions and in this sense is an efficient way to develop program plans in higher education institutionsRIQUALRepositório AbertoDuarte, RogérioNobre, Ângela LacerdaPimentel, FernandoJacquinet, Marc2021-10-112025-12-31T00:00:00Z2021-10-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11291porDuarte, R., Nobre, Â. L., Pimentel, F., & Jacquinet, M. (2021). Pensando programas curriculares como os projetistas pensam, nº 12, pp 83-99.2183-0940info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:38:43Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11291Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:44.261503Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pensando programas curriculares como os projetistas pensam
title Pensando programas curriculares como os projetistas pensam
spellingShingle Pensando programas curriculares como os projetistas pensam
Duarte, Rogério
Programa curricular
Pensando como um projetista
Ensino centrado no estudante
Ensino assente em resultados
Alinhamento construtivo
Inovação
Ensino superior
Curriculum development
Design thinking
Student-centered learning
Outcome-based education
Constructive alignment
Innovation
Higher education
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Pensando programas curriculares como os projetistas pensam
title_full Pensando programas curriculares como os projetistas pensam
title_fullStr Pensando programas curriculares como os projetistas pensam
title_full_unstemmed Pensando programas curriculares como os projetistas pensam
title_sort Pensando programas curriculares como os projetistas pensam
author Duarte, Rogério
author_facet Duarte, Rogério
Nobre, Ângela Lacerda
Pimentel, Fernando
Jacquinet, Marc
author_role author
author2 Nobre, Ângela Lacerda
Pimentel, Fernando
Jacquinet, Marc
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Rogério
Nobre, Ângela Lacerda
Pimentel, Fernando
Jacquinet, Marc
dc.subject.por.fl_str_mv Programa curricular
Pensando como um projetista
Ensino centrado no estudante
Ensino assente em resultados
Alinhamento construtivo
Inovação
Ensino superior
Curriculum development
Design thinking
Student-centered learning
Outcome-based education
Constructive alignment
Innovation
Higher education
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Programa curricular
Pensando como um projetista
Ensino centrado no estudante
Ensino assente em resultados
Alinhamento construtivo
Inovação
Ensino superior
Curriculum development
Design thinking
Student-centered learning
Outcome-based education
Constructive alignment
Innovation
Higher education
ODS::04:Educação de Qualidade
description As instituições de ensino superior têm de estar alerta para as mudanças que ocorrem na sociedade e por isso precisam inovar e transformar os seus programas curriculares. Uma ferramenta usada para potenciar a inovação nas empresas é a metodologia Pensando como um Projetista (Design Thinking). Será esta ferramenta útil também para o desenvolvimento de programas curriculares? O presente artigo procura uma resposta a esta questão apresentando a metodologia Pensando como um Projetista, discutindo a sua adequação no contexto de instituições de ensino superior e defendendo a articulação entre esta metodologia com o ensino assente em resultados (outcome based education), com princípios de alinhamento construtivo, como forma mais eficiente de desenvolver programas curriculares em instituições do ensino superior.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-11
2021-10-11T00:00:00Z
2025-12-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/11291
url http://hdl.handle.net/10400.2/11291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Duarte, R., Nobre, Â. L., Pimentel, F., & Jacquinet, M. (2021). Pensando programas curriculares como os projetistas pensam, nº 12, pp 83-99.
2183-0940
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv RIQUAL
publisher.none.fl_str_mv RIQUAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135095495327744