Pensando programas curriculares como os projetistas pensam
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/11291 |
Resumo: | As instituições de ensino superior têm de estar alerta para as mudanças que ocorrem na sociedade e por isso precisam inovar e transformar os seus programas curriculares. Uma ferramenta usada para potenciar a inovação nas empresas é a metodologia Pensando como um Projetista (Design Thinking). Será esta ferramenta útil também para o desenvolvimento de programas curriculares? O presente artigo procura uma resposta a esta questão apresentando a metodologia Pensando como um Projetista, discutindo a sua adequação no contexto de instituições de ensino superior e defendendo a articulação entre esta metodologia com o ensino assente em resultados (outcome based education), com princípios de alinhamento construtivo, como forma mais eficiente de desenvolver programas curriculares em instituições do ensino superior. |
id |
RCAP_ae6b1fb48411e9a19dc572c19fa41aae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11291 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pensando programas curriculares como os projetistas pensamPrograma curricularPensando como um projetistaEnsino centrado no estudanteEnsino assente em resultadosAlinhamento construtivoInovaçãoEnsino superiorCurriculum developmentDesign thinkingStudent-centered learningOutcome-based educationConstructive alignmentInnovationHigher educationODS::04:Educação de QualidadeAs instituições de ensino superior têm de estar alerta para as mudanças que ocorrem na sociedade e por isso precisam inovar e transformar os seus programas curriculares. Uma ferramenta usada para potenciar a inovação nas empresas é a metodologia Pensando como um Projetista (Design Thinking). Será esta ferramenta útil também para o desenvolvimento de programas curriculares? O presente artigo procura uma resposta a esta questão apresentando a metodologia Pensando como um Projetista, discutindo a sua adequação no contexto de instituições de ensino superior e defendendo a articulação entre esta metodologia com o ensino assente em resultados (outcome based education), com princípios de alinhamento construtivo, como forma mais eficiente de desenvolver programas curriculares em instituições do ensino superior.Higher education institutions must be aware of the transformations that occur in societies in order to innovate and to offer revised educational programme plans. Design Thinking is a tool that helps to foster innovation in business contexts. Could this methodology be used in programme plan development? The present article considers this question by presenting the Design Thinking methodology, discussing its adequateness in the context of higher education institutions and considering outcome-based education and constructive alignment principles. It is concluded that Design Thinking methodology is a way to address and overcome collaboration and communication problems frequent in higher education institutions and in this sense is an efficient way to develop program plans in higher education institutionsRIQUALRepositório AbertoDuarte, RogérioNobre, Ângela LacerdaPimentel, FernandoJacquinet, Marc2021-10-112025-12-31T00:00:00Z2021-10-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11291porDuarte, R., Nobre, Â. L., Pimentel, F., & Jacquinet, M. (2021). Pensando programas curriculares como os projetistas pensam, nº 12, pp 83-99.2183-0940info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:38:43Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11291Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:44.261503Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensando programas curriculares como os projetistas pensam |
title |
Pensando programas curriculares como os projetistas pensam |
spellingShingle |
Pensando programas curriculares como os projetistas pensam Duarte, Rogério Programa curricular Pensando como um projetista Ensino centrado no estudante Ensino assente em resultados Alinhamento construtivo Inovação Ensino superior Curriculum development Design thinking Student-centered learning Outcome-based education Constructive alignment Innovation Higher education ODS::04:Educação de Qualidade |
title_short |
Pensando programas curriculares como os projetistas pensam |
title_full |
Pensando programas curriculares como os projetistas pensam |
title_fullStr |
Pensando programas curriculares como os projetistas pensam |
title_full_unstemmed |
Pensando programas curriculares como os projetistas pensam |
title_sort |
Pensando programas curriculares como os projetistas pensam |
author |
Duarte, Rogério |
author_facet |
Duarte, Rogério Nobre, Ângela Lacerda Pimentel, Fernando Jacquinet, Marc |
author_role |
author |
author2 |
Nobre, Ângela Lacerda Pimentel, Fernando Jacquinet, Marc |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Rogério Nobre, Ângela Lacerda Pimentel, Fernando Jacquinet, Marc |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa curricular Pensando como um projetista Ensino centrado no estudante Ensino assente em resultados Alinhamento construtivo Inovação Ensino superior Curriculum development Design thinking Student-centered learning Outcome-based education Constructive alignment Innovation Higher education ODS::04:Educação de Qualidade |
topic |
Programa curricular Pensando como um projetista Ensino centrado no estudante Ensino assente em resultados Alinhamento construtivo Inovação Ensino superior Curriculum development Design thinking Student-centered learning Outcome-based education Constructive alignment Innovation Higher education ODS::04:Educação de Qualidade |
description |
As instituições de ensino superior têm de estar alerta para as mudanças que ocorrem na sociedade e por isso precisam inovar e transformar os seus programas curriculares. Uma ferramenta usada para potenciar a inovação nas empresas é a metodologia Pensando como um Projetista (Design Thinking). Será esta ferramenta útil também para o desenvolvimento de programas curriculares? O presente artigo procura uma resposta a esta questão apresentando a metodologia Pensando como um Projetista, discutindo a sua adequação no contexto de instituições de ensino superior e defendendo a articulação entre esta metodologia com o ensino assente em resultados (outcome based education), com princípios de alinhamento construtivo, como forma mais eficiente de desenvolver programas curriculares em instituições do ensino superior. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-11 2021-10-11T00:00:00Z 2025-12-31T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/11291 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/11291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Duarte, R., Nobre, Â. L., Pimentel, F., & Jacquinet, M. (2021). Pensando programas curriculares como os projetistas pensam, nº 12, pp 83-99. 2183-0940 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
RIQUAL |
publisher.none.fl_str_mv |
RIQUAL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135095495327744 |