Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Anadia, junto da turma do 9ºE no ano letivo de 2016/2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Victor Michaël dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/84075
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_aea86cd3d7fdd80d5b8d8430844bdcfb
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/84075
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Anadia, junto da turma do 9ºE no ano letivo de 2016/2017TEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED AT ANADIA'S BASIC AND SECONDARY SCHOOL, JUNE DATE OF THE 9TH AND IN THE LEADING YEAR 2016/2017Educação FísicaEstágio PedagógicoFormação profissionalAnálise Critica e ReflexivaAtividade FísicaPhysical EducationTeacher traingingProfessional qualificationCritical and Reflective AnalysisPhysical ActivityRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Anadia (EBSA), junto da turma do 9º E, no ano letivo de 2016/ 2017, etapa final do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física – Universidade de Coimbra. Este documento é uma exposição escrita das experiências vivenciadas durante o estágio pedagógico do ensino de Educação Física, numa turma de 2º ciclo, com uma narração das tarefas realizadas e reflexão crítica sobre as ações tomadas. É constituído por três capítulos: I – Contextualização da prática; II – Análise reflexiva da prática pedagógica; III - Tema problema. No primeiro capítulo serão apresentados os seguintes tópicos: expectativas iniciais, caracterização do contexto, que inclui, a escola; o grupo disciplinar; O núcleo de estágio e a Turma). No segundo capítulo serão expostos tópicos referentes às atividades de ensino-aprendizagem. O terceiro capítulo do documento refere-se a um pequeno estudo, acerca da intervenção prática de atividade física em crianças com percentis de Sobrepeso e Obesidade I, realizado ao longo do ano letivo, com um valor significativo na formação do professor de Educação Física. Em suma, o estágio pedagógico é um processo evolutivo de aprendizagens, proveniente da relação do professor com a turma. Destacamos a importância da análise crítica e reflexiva porque permiti-me ajustar as nossas ações aos objetivos do contexto de forma a potencia as aprendizagens dos nossos alunos.The teacher training developed at the Basic and Secondary School of Anadia (EBSA), next to the 9th grade class in the 2016/2017 school year, final stage of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, Faculty of Sciences Of Sports and Physical Education - University of Coimbra. This document is a written exposition of the experiences lived during the teacher training of Physical Education teaching in a class of 2nd cycle,with a narration of the tasks performed and critical reflection on the actions taken. It consists of three chapters: I - Contextualization of the practice; II - Reflective analysis of pedagogical practice; III - Problem issue. In the first chapter the following topics will be presented: initial expectations, characterization of the context, which includes, the school; The disciplinary group; The core of the stage and the Class). In the second chapter will be exposed topics related to teaching-learning activities. The third chapter of the document refers to a small study about the practical intervention of physical activity in children with Overweight and Obesity I percentiles, carried out throughout the school year, with a significant value in the formation of Physical Education teacher. In short, the teacher training is an evolutionary process of learning, coming from the teacher's relationship with the class. We emphasize the importance of critical and reflexive analysis because it allows us to adjust our actions to the objectives of the context in order to enhance the learning of our students.2017-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84075http://hdl.handle.net/10316/84075TID:202146308porSantos, Victor Michaël dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-15T14:23:58Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84075Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:43.468407Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Anadia, junto da turma do 9ºE no ano letivo de 2016/2017
TEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED AT ANADIA'S BASIC AND SECONDARY SCHOOL, JUNE DATE OF THE 9TH AND IN THE LEADING YEAR 2016/2017
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Anadia, junto da turma do 9ºE no ano letivo de 2016/2017
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Anadia, junto da turma do 9ºE no ano letivo de 2016/2017
Santos, Victor Michaël dos
Educação Física
Estágio Pedagógico
Formação profissional
Análise Critica e Reflexiva
Atividade Física
Physical Education
Teacher trainging
Professional qualification
Critical and Reflective Analysis
Physical Activity
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Anadia, junto da turma do 9ºE no ano letivo de 2016/2017
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Anadia, junto da turma do 9ºE no ano letivo de 2016/2017
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Anadia, junto da turma do 9ºE no ano letivo de 2016/2017
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Anadia, junto da turma do 9ºE no ano letivo de 2016/2017
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Anadia, junto da turma do 9ºE no ano letivo de 2016/2017
author Santos, Victor Michaël dos
author_facet Santos, Victor Michaël dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Victor Michaël dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
Formação profissional
Análise Critica e Reflexiva
Atividade Física
Physical Education
Teacher trainging
Professional qualification
Critical and Reflective Analysis
Physical Activity
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
Formação profissional
Análise Critica e Reflexiva
Atividade Física
Physical Education
Teacher trainging
Professional qualification
Critical and Reflective Analysis
Physical Activity
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/84075
http://hdl.handle.net/10316/84075
TID:202146308
url http://hdl.handle.net/10316/84075
identifier_str_mv TID:202146308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133948379398144