Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Anadia junto da turma do 9ºA, no ano letivo 2016/2017.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ana Miguel Bastos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/84251
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_f4f7f49834f8cbdcb18c396e26e9046e
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/84251
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Anadia junto da turma do 9ºA, no ano letivo 2016/2017.Teacher Training Report developed at Escola Básica e Secundária de Anadia with the 9th grade class A in the 2016/2017 school year.Educação FísicaRelatório de Estágio PedagógicoProcesso Ensino-AprendizagemAnálise ReflexivaAtividade FísicaPhysical EducationReport of Teacher TrainingTeaching-Learning ProcessReflective AnalysisPhysical ActivityRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO Relatório Final de Estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Básica e Secundária de Anadia junto da turma do 9ºA, no presente ano letivo – 2016/2017. Este Relatório conclui um ciclo de estudos em que todas as aprendizagens adquiridas ao longo da nossa formação foram aplicadas, em situação real, isto é, todos os conhecimentos teóricos assimilados até ao momento foram aplicados, adaptados e ajustados de acordo com as condições em que estivemos inseridos. O presente documento tem como principal objetivo a análise e a reflexão da nossa prática pedagógica ao longo do processo de ensino-aprendizagem, bem como a apresentação do nosso estudo. Assim, este documento divide-se em duas partes essenciais. A primeira abrange todas as áreas envolvidas pelo Estágio Pedagógico, incluindo a contextualização da prática, com a caracterização do meio e da turma, e a análise reflexiva da prática pedagógica, com a descrição e justificação das tarefas desenvolvidas ao nível do planeamento, realização, avaliação, entre outras. A segunda parte envolve o tema-problema, “Relação entre o Aumento da Carga Horária Semanal de Atividade Física e a Alteração dos Valores Antropométricos e de Aptidão Física em alunos do 5º ano”, a sua descrição/metodologia, o tratamento dos dados recolhidos, com o objetivo central de tentar perceber se 45 minutos semanais de atividade física, para além do horário normal de Educação Física, alteram os valores mencionados acima.The Final Report of the Teacher’s Training comes within the scope of the Master Degree in Teaching Physical Education for Basic and Secondary Education of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education at the University of Coimbra. The Teaching Training was accomplished in Escola Básica e Secundária de Anadia, with the 9th grade, class A, in the present school year – 2016/2017. This Report concludes a study cycle in which all the learning acquired during our academic education was applied, in real context, that is, all the theoretical knowledge assimilated so far was applied, adapted and adjusted according to the conditions in which we were inserted. The main goal of this document is the analysis and reflection of our pedagogical practice throughout the teaching-learning process, as well as the presentation of our study. So, this document is divided into two essential parts. The first one covers all the areas involved in the Teacher Training, including the contextualization of the practice, the characterization of the environment and the class, and the reflexive analysis of the pedagogical practice, with the description and justification of the tasks developed in the planning, realization, evaluation, among others. The second part involves the problem-theme, "Relationship between the increase in weekly hours of physical activity and the change of anthropometric and physical fitness values in 5th graders", its description/methodology, the treatment of the data collected, with the central objective of trying to understand if 45 minutes of physical activity per week, beyond the normal time of Physical Education, changes the values mentioned above.2017-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84251http://hdl.handle.net/10316/84251TID:202145379porMartins, Ana Miguel Bastosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-03-03T09:44:53Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84251Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:51.749678Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Anadia junto da turma do 9ºA, no ano letivo 2016/2017.
Teacher Training Report developed at Escola Básica e Secundária de Anadia with the 9th grade class A in the 2016/2017 school year.
title Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Anadia junto da turma do 9ºA, no ano letivo 2016/2017.
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Anadia junto da turma do 9ºA, no ano letivo 2016/2017.
Martins, Ana Miguel Bastos
Educação Física
Relatório de Estágio Pedagógico
Processo Ensino-Aprendizagem
Análise Reflexiva
Atividade Física
Physical Education
Report of Teacher Training
Teaching-Learning Process
Reflective Analysis
Physical Activity
title_short Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Anadia junto da turma do 9ºA, no ano letivo 2016/2017.
title_full Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Anadia junto da turma do 9ºA, no ano letivo 2016/2017.
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Anadia junto da turma do 9ºA, no ano letivo 2016/2017.
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Anadia junto da turma do 9ºA, no ano letivo 2016/2017.
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Anadia junto da turma do 9ºA, no ano letivo 2016/2017.
author Martins, Ana Miguel Bastos
author_facet Martins, Ana Miguel Bastos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ana Miguel Bastos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Relatório de Estágio Pedagógico
Processo Ensino-Aprendizagem
Análise Reflexiva
Atividade Física
Physical Education
Report of Teacher Training
Teaching-Learning Process
Reflective Analysis
Physical Activity
topic Educação Física
Relatório de Estágio Pedagógico
Processo Ensino-Aprendizagem
Análise Reflexiva
Atividade Física
Physical Education
Report of Teacher Training
Teaching-Learning Process
Reflective Analysis
Physical Activity
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/84251
http://hdl.handle.net/10316/84251
TID:202145379
url http://hdl.handle.net/10316/84251
identifier_str_mv TID:202145379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133949861036032