Abrir portas ao exterior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardo, Joana Filipa Costa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/32949
Resumo: Reconectar as crianças à natureza é hoje reconhecido como urgente, uma vez que a interação e exploração do mundo natural contribuem significativamente para o seu desenvolvimento holístico. Para a execução do Projeto de Intervenção que aqui se apresenta, foi criado um Projeto denominado de “Abrir Portas ao Exterior”, por meio do qual pretendemos aumentar as oportunidades de contacto regular da criança com o espaço natureza. Com o mesmo, procuramos compreender se o aumento do contacto da criança com a natureza potencia a alteração da perceção que as crianças têm sobre a mesma. O Projeto implicou dez deslocações a um espaço natureza escolhido antecipadamente, junto ao Jardim de Infância onde realizei o meu estágio. Para tal, foram recolhidos os consentimentos informados das famílias, equipa educativa e Agrupamento de Escolas. Os instrumentos escolhidos para a monitorização do Projeto foram a observação participante, o diário de bordo, entrevistas, fotovoice, desenho, registo fotográfico e questionário. Um clima de comunicação foi promovido e as crianças foram encaradas como seres que detêm voz própria, que merece ser escutada e considerada. O presente Relatório tem como principal objetivo dar a conhecer o Projeto de Intervenção centrado na problemática da educação em ambiente natureza, que foi desenvolvido no âmbito do estágio em Educação Pré-Escolar.
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