Abrir portas ao exterior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/32949 |
Resumo: | Reconectar as crianças à natureza é hoje reconhecido como urgente, uma vez que a interação e exploração do mundo natural contribuem significativamente para o seu desenvolvimento holístico. Para a execução do Projeto de Intervenção que aqui se apresenta, foi criado um Projeto denominado de “Abrir Portas ao Exterior”, por meio do qual pretendemos aumentar as oportunidades de contacto regular da criança com o espaço natureza. Com o mesmo, procuramos compreender se o aumento do contacto da criança com a natureza potencia a alteração da perceção que as crianças têm sobre a mesma. O Projeto implicou dez deslocações a um espaço natureza escolhido antecipadamente, junto ao Jardim de Infância onde realizei o meu estágio. Para tal, foram recolhidos os consentimentos informados das famílias, equipa educativa e Agrupamento de Escolas. Os instrumentos escolhidos para a monitorização do Projeto foram a observação participante, o diário de bordo, entrevistas, fotovoice, desenho, registo fotográfico e questionário. Um clima de comunicação foi promovido e as crianças foram encaradas como seres que detêm voz própria, que merece ser escutada e considerada. O presente Relatório tem como principal objetivo dar a conhecer o Projeto de Intervenção centrado na problemática da educação em ambiente natureza, que foi desenvolvido no âmbito do estágio em Educação Pré-Escolar. |
id |
RCAP_aeaabc2b2f64466d8853c004276f07d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/32949 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Abrir portas ao exteriorEducação em Ambiente de NaturezaBrincar na NaturezaPerceção das Crianças sobre a NaturezaReconectar as crianças à natureza é hoje reconhecido como urgente, uma vez que a interação e exploração do mundo natural contribuem significativamente para o seu desenvolvimento holístico. Para a execução do Projeto de Intervenção que aqui se apresenta, foi criado um Projeto denominado de “Abrir Portas ao Exterior”, por meio do qual pretendemos aumentar as oportunidades de contacto regular da criança com o espaço natureza. Com o mesmo, procuramos compreender se o aumento do contacto da criança com a natureza potencia a alteração da perceção que as crianças têm sobre a mesma. O Projeto implicou dez deslocações a um espaço natureza escolhido antecipadamente, junto ao Jardim de Infância onde realizei o meu estágio. Para tal, foram recolhidos os consentimentos informados das famílias, equipa educativa e Agrupamento de Escolas. Os instrumentos escolhidos para a monitorização do Projeto foram a observação participante, o diário de bordo, entrevistas, fotovoice, desenho, registo fotográfico e questionário. Um clima de comunicação foi promovido e as crianças foram encaradas como seres que detêm voz própria, que merece ser escutada e considerada. O presente Relatório tem como principal objetivo dar a conhecer o Projeto de Intervenção centrado na problemática da educação em ambiente natureza, que foi desenvolvido no âmbito do estágio em Educação Pré-Escolar.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumBernardo, Joana Filipa Costa2020-07-21T13:02:08Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/32949202500667porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:10Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/32949Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:57.040654Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abrir portas ao exterior |
title |
Abrir portas ao exterior |
spellingShingle |
Abrir portas ao exterior Bernardo, Joana Filipa Costa Educação em Ambiente de Natureza Brincar na Natureza Perceção das Crianças sobre a Natureza |
title_short |
Abrir portas ao exterior |
title_full |
Abrir portas ao exterior |
title_fullStr |
Abrir portas ao exterior |
title_full_unstemmed |
Abrir portas ao exterior |
title_sort |
Abrir portas ao exterior |
author |
Bernardo, Joana Filipa Costa |
author_facet |
Bernardo, Joana Filipa Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardo, Joana Filipa Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Ambiente de Natureza Brincar na Natureza Perceção das Crianças sobre a Natureza |
topic |
Educação em Ambiente de Natureza Brincar na Natureza Perceção das Crianças sobre a Natureza |
description |
Reconectar as crianças à natureza é hoje reconhecido como urgente, uma vez que a interação e exploração do mundo natural contribuem significativamente para o seu desenvolvimento holístico. Para a execução do Projeto de Intervenção que aqui se apresenta, foi criado um Projeto denominado de “Abrir Portas ao Exterior”, por meio do qual pretendemos aumentar as oportunidades de contacto regular da criança com o espaço natureza. Com o mesmo, procuramos compreender se o aumento do contacto da criança com a natureza potencia a alteração da perceção que as crianças têm sobre a mesma. O Projeto implicou dez deslocações a um espaço natureza escolhido antecipadamente, junto ao Jardim de Infância onde realizei o meu estágio. Para tal, foram recolhidos os consentimentos informados das famílias, equipa educativa e Agrupamento de Escolas. Os instrumentos escolhidos para a monitorização do Projeto foram a observação participante, o diário de bordo, entrevistas, fotovoice, desenho, registo fotográfico e questionário. Um clima de comunicação foi promovido e as crianças foram encaradas como seres que detêm voz própria, que merece ser escutada e considerada. O presente Relatório tem como principal objetivo dar a conhecer o Projeto de Intervenção centrado na problemática da educação em ambiente natureza, que foi desenvolvido no âmbito do estágio em Educação Pré-Escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-21T13:02:08Z 2020-01-01T00:00:00Z 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/32949 202500667 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/32949 |
identifier_str_mv |
202500667 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130032808919040 |