Sistema de ciclos: da prática desenvolvida pelos docentes à avaliação de matemática do 4º ciclo em escola pública municipal de Belém
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/11847 |
Resumo: | Observou-se que a escola de Ciclos ao sinalizar como uma ruptura com o regime seriado instalou novos procedimentos de ensino-aprendizagem, de avaliação e de trabalho pedagógico como um todo, requerendo dos docentes uma preparação que lhes possibilite contribuir para o pleno desenvolvimento do educando, um de seus objetivos principais. Com isso a missão tradicional da escola fundamental e a do professor, em instruir e ensinar assume nova perspectiva. Exige melhor formação dos docentes, com novos saberes e novas competências profissionais voltadas para o sucesso da aprendizagem dos alunos. Por meio da pesquisa bibliográfica e de campo, buscou-se caracterizar as práticas de ensino e de avaliação da Matemática de docentes em Escola de Ciclos em Belém do Pará (Brasil). A pesquisa foi realizada com professores que trabalham na rede municipal de ensino por meio de aplicação de questionários. Os resultados obtidos foram analisados e são apresentados através de análise estatística; ### ABSTRACT: It was observed that the school of Cycles when signaling as a rupture with the seriate regime installed new teaching-learning procedures, of evaluation and of pedagogic work as a whole, requesting of the teachers a preparation that makes possible to contribute them for the student's full development, one of your main objectives. With that the traditional mission of the fundamental school and the one of the teacher, in to instruct and to teach assumes new perspective. He demands the teachers' better formation, with new you know and new professional competences gone back to the success of the students' learning. Through literature research and fieldwork, we sought to characterize the practices of teaching and assessment of mathematics‘ teachers in the School of Cycles in Belem (Brazil). The survey was conducted among teachers working in municipal schools through questionnaires. The results were analyzed and are presented through statistical analisys. |
id |
RCAP_aeba6e022defaf56a3b2db94c222f09c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/11847 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sistema de ciclos: da prática desenvolvida pelos docentes à avaliação de matemática do 4º ciclo em escola pública municipal de BelémEscola públicaCiclo de formaçãoMatemáticaEnsino/aprendizagem e avaliaçãoPublic schoolCycle of formationMathematicsLearning and evaluationObservou-se que a escola de Ciclos ao sinalizar como uma ruptura com o regime seriado instalou novos procedimentos de ensino-aprendizagem, de avaliação e de trabalho pedagógico como um todo, requerendo dos docentes uma preparação que lhes possibilite contribuir para o pleno desenvolvimento do educando, um de seus objetivos principais. Com isso a missão tradicional da escola fundamental e a do professor, em instruir e ensinar assume nova perspectiva. Exige melhor formação dos docentes, com novos saberes e novas competências profissionais voltadas para o sucesso da aprendizagem dos alunos. Por meio da pesquisa bibliográfica e de campo, buscou-se caracterizar as práticas de ensino e de avaliação da Matemática de docentes em Escola de Ciclos em Belém do Pará (Brasil). A pesquisa foi realizada com professores que trabalham na rede municipal de ensino por meio de aplicação de questionários. Os resultados obtidos foram analisados e são apresentados através de análise estatística; ### ABSTRACT: It was observed that the school of Cycles when signaling as a rupture with the seriate regime installed new teaching-learning procedures, of evaluation and of pedagogic work as a whole, requesting of the teachers a preparation that makes possible to contribute them for the student's full development, one of your main objectives. With that the traditional mission of the fundamental school and the one of the teacher, in to instruct and to teach assumes new perspective. He demands the teachers' better formation, with new you know and new professional competences gone back to the success of the students' learning. Through literature research and fieldwork, we sought to characterize the practices of teaching and assessment of mathematics‘ teachers in the School of Cycles in Belem (Brazil). The survey was conducted among teachers working in municipal schools through questionnaires. The results were analyzed and are presented through statistical analisys.Universidade de Évora2014-11-20T17:35:38Z2014-11-202010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11847http://hdl.handle.net/10174/11847porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Figueiredo, Fátima Vera Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11847Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:33.428279Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sistema de ciclos: da prática desenvolvida pelos docentes à avaliação de matemática do 4º ciclo em escola pública municipal de Belém |
title |
Sistema de ciclos: da prática desenvolvida pelos docentes à avaliação de matemática do 4º ciclo em escola pública municipal de Belém |
spellingShingle |
Sistema de ciclos: da prática desenvolvida pelos docentes à avaliação de matemática do 4º ciclo em escola pública municipal de Belém Figueiredo, Fátima Vera Cardoso Escola pública Ciclo de formação Matemática Ensino/aprendizagem e avaliação Public school Cycle of formation Mathematics Learning and evaluation |
title_short |
Sistema de ciclos: da prática desenvolvida pelos docentes à avaliação de matemática do 4º ciclo em escola pública municipal de Belém |
title_full |
Sistema de ciclos: da prática desenvolvida pelos docentes à avaliação de matemática do 4º ciclo em escola pública municipal de Belém |
title_fullStr |
Sistema de ciclos: da prática desenvolvida pelos docentes à avaliação de matemática do 4º ciclo em escola pública municipal de Belém |
title_full_unstemmed |
Sistema de ciclos: da prática desenvolvida pelos docentes à avaliação de matemática do 4º ciclo em escola pública municipal de Belém |
title_sort |
Sistema de ciclos: da prática desenvolvida pelos docentes à avaliação de matemática do 4º ciclo em escola pública municipal de Belém |
author |
Figueiredo, Fátima Vera Cardoso |
author_facet |
Figueiredo, Fátima Vera Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Fátima Vera Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola pública Ciclo de formação Matemática Ensino/aprendizagem e avaliação Public school Cycle of formation Mathematics Learning and evaluation |
topic |
Escola pública Ciclo de formação Matemática Ensino/aprendizagem e avaliação Public school Cycle of formation Mathematics Learning and evaluation |
description |
Observou-se que a escola de Ciclos ao sinalizar como uma ruptura com o regime seriado instalou novos procedimentos de ensino-aprendizagem, de avaliação e de trabalho pedagógico como um todo, requerendo dos docentes uma preparação que lhes possibilite contribuir para o pleno desenvolvimento do educando, um de seus objetivos principais. Com isso a missão tradicional da escola fundamental e a do professor, em instruir e ensinar assume nova perspectiva. Exige melhor formação dos docentes, com novos saberes e novas competências profissionais voltadas para o sucesso da aprendizagem dos alunos. Por meio da pesquisa bibliográfica e de campo, buscou-se caracterizar as práticas de ensino e de avaliação da Matemática de docentes em Escola de Ciclos em Belém do Pará (Brasil). A pesquisa foi realizada com professores que trabalham na rede municipal de ensino por meio de aplicação de questionários. Os resultados obtidos foram analisados e são apresentados através de análise estatística; ### ABSTRACT: It was observed that the school of Cycles when signaling as a rupture with the seriate regime installed new teaching-learning procedures, of evaluation and of pedagogic work as a whole, requesting of the teachers a preparation that makes possible to contribute them for the student's full development, one of your main objectives. With that the traditional mission of the fundamental school and the one of the teacher, in to instruct and to teach assumes new perspective. He demands the teachers' better formation, with new you know and new professional competences gone back to the success of the students' learning. Through literature research and fieldwork, we sought to characterize the practices of teaching and assessment of mathematics‘ teachers in the School of Cycles in Belem (Brazil). The survey was conducted among teachers working in municipal schools through questionnaires. The results were analyzed and are presented through statistical analisys. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2014-11-20T17:35:38Z 2014-11-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/11847 http://hdl.handle.net/10174/11847 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/11847 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136540748677120 |