Sistema de ciclos: da prática desenvolvida pelos docentes à avaliação de matemática do 4º ciclo em escola pública municipal de Belém

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Fátima Vera Cardoso
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11847
Resumo: Observou-se que a escola de Ciclos ao sinalizar como uma ruptura com o regime seriado instalou novos procedimentos de ensino-aprendizagem, de avaliação e de trabalho pedagógico como um todo, requerendo dos docentes uma preparação que lhes possibilite contribuir para o pleno desenvolvimento do educando, um de seus objetivos principais. Com isso a missão tradicional da escola fundamental e a do professor, em instruir e ensinar assume nova perspectiva. Exige melhor formação dos docentes, com novos saberes e novas competências profissionais voltadas para o sucesso da aprendizagem dos alunos. Por meio da pesquisa bibliográfica e de campo, buscou-se caracterizar as práticas de ensino e de avaliação da Matemática de docentes em Escola de Ciclos em Belém do Pará (Brasil). A pesquisa foi realizada com professores que trabalham na rede municipal de ensino por meio de aplicação de questionários. Os resultados obtidos foram analisados e são apresentados através de análise estatística; ### ABSTRACT: It was observed that the school of Cycles when signaling as a rupture with the seriate regime installed new teaching-learning procedures, of evaluation and of pedagogic work as a whole, requesting of the teachers a preparation that makes possible to contribute them for the student's full development, one of your main objectives. With that the traditional mission of the fundamental school and the one of the teacher, in to instruct and to teach assumes new perspective. He demands the teachers' better formation, with new you know and new professional competences gone back to the success of the students' learning. Through literature research and fieldwork, we sought to characterize the practices of teaching and assessment of mathematics‘ teachers in the School of Cycles in Belem (Brazil). The survey was conducted among teachers working in municipal schools through questionnaires. The results were analyzed and are presented through statistical analisys.
id RCAP_aeba6e022defaf56a3b2db94c222f09c
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11847
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sistema de ciclos: da prática desenvolvida pelos docentes à avaliação de matemática do 4º ciclo em escola pública municipal de BelémEscola públicaCiclo de formaçãoMatemáticaEnsino/aprendizagem e avaliaçãoPublic schoolCycle of formationMathematicsLearning and evaluationObservou-se que a escola de Ciclos ao sinalizar como uma ruptura com o regime seriado instalou novos procedimentos de ensino-aprendizagem, de avaliação e de trabalho pedagógico como um todo, requerendo dos docentes uma preparação que lhes possibilite contribuir para o pleno desenvolvimento do educando, um de seus objetivos principais. Com isso a missão tradicional da escola fundamental e a do professor, em instruir e ensinar assume nova perspectiva. Exige melhor formação dos docentes, com novos saberes e novas competências profissionais voltadas para o sucesso da aprendizagem dos alunos. Por meio da pesquisa bibliográfica e de campo, buscou-se caracterizar as práticas de ensino e de avaliação da Matemática de docentes em Escola de Ciclos em Belém do Pará (Brasil). A pesquisa foi realizada com professores que trabalham na rede municipal de ensino por meio de aplicação de questionários. Os resultados obtidos foram analisados e são apresentados através de análise estatística; ### ABSTRACT: It was observed that the school of Cycles when signaling as a rupture with the seriate regime installed new teaching-learning procedures, of evaluation and of pedagogic work as a whole, requesting of the teachers a preparation that makes possible to contribute them for the student's full development, one of your main objectives. With that the traditional mission of the fundamental school and the one of the teacher, in to instruct and to teach assumes new perspective. He demands the teachers' better formation, with new you know and new professional competences gone back to the success of the students' learning. Through literature research and fieldwork, we sought to characterize the practices of teaching and assessment of mathematics‘ teachers in the School of Cycles in Belem (Brazil). The survey was conducted among teachers working in municipal schools through questionnaires. The results were analyzed and are presented through statistical analisys.Universidade de Évora2014-11-20T17:35:38Z2014-11-202010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11847http://hdl.handle.net/10174/11847porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Figueiredo, Fátima Vera Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11847Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:33.428279Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sistema de ciclos: da prática desenvolvida pelos docentes à avaliação de matemática do 4º ciclo em escola pública municipal de Belém
title Sistema de ciclos: da prática desenvolvida pelos docentes à avaliação de matemática do 4º ciclo em escola pública municipal de Belém
spellingShingle Sistema de ciclos: da prática desenvolvida pelos docentes à avaliação de matemática do 4º ciclo em escola pública municipal de Belém
Figueiredo, Fátima Vera Cardoso
Escola pública
Ciclo de formação
Matemática
Ensino/aprendizagem e avaliação
Public school
Cycle of formation
Mathematics
Learning and evaluation
title_short Sistema de ciclos: da prática desenvolvida pelos docentes à avaliação de matemática do 4º ciclo em escola pública municipal de Belém
title_full Sistema de ciclos: da prática desenvolvida pelos docentes à avaliação de matemática do 4º ciclo em escola pública municipal de Belém
title_fullStr Sistema de ciclos: da prática desenvolvida pelos docentes à avaliação de matemática do 4º ciclo em escola pública municipal de Belém
title_full_unstemmed Sistema de ciclos: da prática desenvolvida pelos docentes à avaliação de matemática do 4º ciclo em escola pública municipal de Belém
title_sort Sistema de ciclos: da prática desenvolvida pelos docentes à avaliação de matemática do 4º ciclo em escola pública municipal de Belém
author Figueiredo, Fátima Vera Cardoso
author_facet Figueiredo, Fátima Vera Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Fátima Vera Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Escola pública
Ciclo de formação
Matemática
Ensino/aprendizagem e avaliação
Public school
Cycle of formation
Mathematics
Learning and evaluation
topic Escola pública
Ciclo de formação
Matemática
Ensino/aprendizagem e avaliação
Public school
Cycle of formation
Mathematics
Learning and evaluation
description Observou-se que a escola de Ciclos ao sinalizar como uma ruptura com o regime seriado instalou novos procedimentos de ensino-aprendizagem, de avaliação e de trabalho pedagógico como um todo, requerendo dos docentes uma preparação que lhes possibilite contribuir para o pleno desenvolvimento do educando, um de seus objetivos principais. Com isso a missão tradicional da escola fundamental e a do professor, em instruir e ensinar assume nova perspectiva. Exige melhor formação dos docentes, com novos saberes e novas competências profissionais voltadas para o sucesso da aprendizagem dos alunos. Por meio da pesquisa bibliográfica e de campo, buscou-se caracterizar as práticas de ensino e de avaliação da Matemática de docentes em Escola de Ciclos em Belém do Pará (Brasil). A pesquisa foi realizada com professores que trabalham na rede municipal de ensino por meio de aplicação de questionários. Os resultados obtidos foram analisados e são apresentados através de análise estatística; ### ABSTRACT: It was observed that the school of Cycles when signaling as a rupture with the seriate regime installed new teaching-learning procedures, of evaluation and of pedagogic work as a whole, requesting of the teachers a preparation that makes possible to contribute them for the student's full development, one of your main objectives. With that the traditional mission of the fundamental school and the one of the teacher, in to instruct and to teach assumes new perspective. He demands the teachers' better formation, with new you know and new professional competences gone back to the success of the students' learning. Through literature research and fieldwork, we sought to characterize the practices of teaching and assessment of mathematics‘ teachers in the School of Cycles in Belem (Brazil). The survey was conducted among teachers working in municipal schools through questionnaires. The results were analyzed and are presented through statistical analisys.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2014-11-20T17:35:38Z
2014-11-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11847
http://hdl.handle.net/10174/11847
url http://hdl.handle.net/10174/11847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136540748677120