A Biblioteca Escolar como complemento ao ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico em um centro escolar do município de Seia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/1282 |
Resumo: | Com este projeto pretendemos demonstrar a importância da biblioteca escolar na aprendizagem de uma nova língua estrangeira, nomeadamente o inglês. O trabalho foi dividido em duas grandes partes em que a pesquisa bibliográfica nos permitiu desenvolver os conteúdos fundamentais para a nossa temática, nomeadamente relacionado com a biblioteca escolar, as atividades lúdico- pedagógicas e o ensino do inglês no 1º CEB. Numa parte mais prática, valendo-nos da metodologia de investigação-ação, elaboramos um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas realizadas em contexto de sala de aula e na biblioteca com alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, no Centro Escolar de Seia. Para além das atividades analisámos a influência do papel do professor- bibliotecário e professor de inglês para implementação desse género de atividades. Também foi solicitado a opinião de vários intervenientes que foram importantes para o estudo. Com o projeto conseguimos verificar a importância da biblioteca na aprendizagem de uma língua estrangeira no 1º ciclo do ensino básico. |
id |
RCAP_aee93ef65e9b6e83854e500b8e626583 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/1282 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Biblioteca Escolar como complemento ao ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico em um centro escolar do município de Seia.Biblioteca escolarAtividades lúdico-pedagógicasAprendizagem do inglês no 1ºCEBProfessor- bibliotecárioProfessor inglês 1ºCEBSchool libraryPlayful activitiesLearning English in primary schoolTeacher-librarianEnglish primary school teacherCom este projeto pretendemos demonstrar a importância da biblioteca escolar na aprendizagem de uma nova língua estrangeira, nomeadamente o inglês. O trabalho foi dividido em duas grandes partes em que a pesquisa bibliográfica nos permitiu desenvolver os conteúdos fundamentais para a nossa temática, nomeadamente relacionado com a biblioteca escolar, as atividades lúdico- pedagógicas e o ensino do inglês no 1º CEB. Numa parte mais prática, valendo-nos da metodologia de investigação-ação, elaboramos um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas realizadas em contexto de sala de aula e na biblioteca com alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, no Centro Escolar de Seia. Para além das atividades analisámos a influência do papel do professor- bibliotecário e professor de inglês para implementação desse género de atividades. Também foi solicitado a opinião de vários intervenientes que foram importantes para o estudo. Com o projeto conseguimos verificar a importância da biblioteca na aprendizagem de uma língua estrangeira no 1º ciclo do ensino básico.With this project we intend to demonstrate the importance of the school library in learning a new foreign language as English. This project was mostly divided into two major parts: the literature allowed us to develop the fundamental contents of our theme, in particular related to the school library, the playful activities and teaching English in the primary school. In a more practical part drawing upon the action research methodology, we developed a set of playful activities performed in the classroom context and in the library with primary school students in the primary school of Seia. In addition to the activities we examined the influence of the teacher-librarian's role and English teacher’s role for implementation about this kind of activities. It was also requested the opinion of several participants that were important to this study. With the project we can verify the importance of the library in learning a foreign language in the primary school.Universidade Portucalense2015-08-17T14:18:27Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1282TID:201169533porCota: TMEB 33Duarte, Hermine Colette Bachinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:09:31ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Biblioteca Escolar como complemento ao ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico em um centro escolar do município de Seia. |
title |
A Biblioteca Escolar como complemento ao ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico em um centro escolar do município de Seia. |
spellingShingle |
A Biblioteca Escolar como complemento ao ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico em um centro escolar do município de Seia. Duarte, Hermine Colette Bach Biblioteca escolar Atividades lúdico-pedagógicas Aprendizagem do inglês no 1ºCEB Professor- bibliotecário Professor inglês 1ºCEB School library Playful activities Learning English in primary school Teacher-librarian English primary school teacher |
title_short |
A Biblioteca Escolar como complemento ao ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico em um centro escolar do município de Seia. |
title_full |
A Biblioteca Escolar como complemento ao ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico em um centro escolar do município de Seia. |
title_fullStr |
A Biblioteca Escolar como complemento ao ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico em um centro escolar do município de Seia. |
title_full_unstemmed |
A Biblioteca Escolar como complemento ao ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico em um centro escolar do município de Seia. |
title_sort |
A Biblioteca Escolar como complemento ao ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico em um centro escolar do município de Seia. |
author |
Duarte, Hermine Colette Bach |
author_facet |
Duarte, Hermine Colette Bach |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Hermine Colette Bach |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca escolar Atividades lúdico-pedagógicas Aprendizagem do inglês no 1ºCEB Professor- bibliotecário Professor inglês 1ºCEB School library Playful activities Learning English in primary school Teacher-librarian English primary school teacher |
topic |
Biblioteca escolar Atividades lúdico-pedagógicas Aprendizagem do inglês no 1ºCEB Professor- bibliotecário Professor inglês 1ºCEB School library Playful activities Learning English in primary school Teacher-librarian English primary school teacher |
description |
Com este projeto pretendemos demonstrar a importância da biblioteca escolar na aprendizagem de uma nova língua estrangeira, nomeadamente o inglês. O trabalho foi dividido em duas grandes partes em que a pesquisa bibliográfica nos permitiu desenvolver os conteúdos fundamentais para a nossa temática, nomeadamente relacionado com a biblioteca escolar, as atividades lúdico- pedagógicas e o ensino do inglês no 1º CEB. Numa parte mais prática, valendo-nos da metodologia de investigação-ação, elaboramos um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas realizadas em contexto de sala de aula e na biblioteca com alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, no Centro Escolar de Seia. Para além das atividades analisámos a influência do papel do professor- bibliotecário e professor de inglês para implementação desse género de atividades. Também foi solicitado a opinião de vários intervenientes que foram importantes para o estudo. Com o projeto conseguimos verificar a importância da biblioteca na aprendizagem de uma língua estrangeira no 1º ciclo do ensino básico. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-17T14:18:27Z 2015-01-01T00:00:00Z 2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/1282 TID:201169533 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/1282 |
identifier_str_mv |
TID:201169533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cota: TMEB 33 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Portucalense |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Portucalense |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302549355823104 |