"Quanto tempo o tempo tem?" A aquisição de noções temporais a partir de atividades de rotina e interdisciplinares com crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/3967 |
Resumo: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_691b6d4c3d4c5f844b9343cdad0e3657 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3967 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
"Quanto tempo o tempo tem?" A aquisição de noções temporais a partir de atividades de rotina e interdisciplinares com crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básicoeducação pré-escolarensino do 1ºCEBtemporotina e interdisciplinaridadepre-school educationteaching of the primary school (1ºCEB);timeroutine and interdisciplinarityMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoO presente trabalho surge no contexto da Prática de Ensino Supervisionada - PES, tendo por base não só os diferentes estágios que foram realizados, onde se procurou descrever e discutir as atividades desenvolvidas com as crianças/alunos, mas também a realização de um trabalho de pesquisa que procurou compreender de que modo as rotinas podem promover a aquisição do conceito de tempo e da sua mensurabilidade, nos contextos do pré-escolar e do 1ºCEB. O desenvolvimento deste trabalho exigiu a necessidade de ir trabalhando os vários conceitos e processos ligados à sequência temporal (rotina diária, dias, meses, estações do ano, estre outros), à grandeza tempo e à sua mensurabilidade de uma forma interdisciplinar. A investigação baseou-se na realização de atividades nos vários contextos de estágios e consequentemente recolha de dados no âmbito dessas intervenções complementando com a realização de entrevistas semiestruturadas aos três docentes cooperantes dos estágios. A pesquisa realizada permite sustentar a importância do trabalho com base na rotina e na interdisciplinaridade para promoção da apropriação/desenvolvimento das noções temporais em jardim-de-infância e no primeiro ciclo do ensino básico.The present work appears in the context of the Supervised Teaching Practice - PES, based not only on the different stages that were carried out, where it was tried to describe and discuss the activities developed with the children/students, but also to carry out a research work which sought to understand how routines can promote the acquisition of the concept of time and its measurability, in the contexts of preschool and the first cycle of basic education (1ºCEB). The development of this work required the need to work on the various concepts and processes linked to the temporal sequence (daily routine, days, months, seasons, etc.), to the magnitude of time and its measurability in an interdisciplinary way. The investigation was based on carrying out proposals for activities in the various contexts of internships and consequently collecting data within the scope of this intervention, complementing with the realization of semi-structured interviews with the three cooperating teachers of the internships. The research carried out allows us to support the importance of work based on routine and interdisciplinarity to promote the appropriation/development of temporal notions in kindergarten and in the first cycle of basic education.Colaço, SusanaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémGonçalves, Carolina Silva2022-05-04T23:23:22Z2022-04-182022-04-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3967TID:203001419por203001419info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:36:32Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3967Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:39.385111Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Quanto tempo o tempo tem?" A aquisição de noções temporais a partir de atividades de rotina e interdisciplinares com crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
"Quanto tempo o tempo tem?" A aquisição de noções temporais a partir de atividades de rotina e interdisciplinares com crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
"Quanto tempo o tempo tem?" A aquisição de noções temporais a partir de atividades de rotina e interdisciplinares com crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico Gonçalves, Carolina Silva educação pré-escolar ensino do 1ºCEB tempo rotina e interdisciplinaridade pre-school education teaching of the primary school (1ºCEB); time routine and interdisciplinarity |
title_short |
"Quanto tempo o tempo tem?" A aquisição de noções temporais a partir de atividades de rotina e interdisciplinares com crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
"Quanto tempo o tempo tem?" A aquisição de noções temporais a partir de atividades de rotina e interdisciplinares com crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
"Quanto tempo o tempo tem?" A aquisição de noções temporais a partir de atividades de rotina e interdisciplinares com crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
"Quanto tempo o tempo tem?" A aquisição de noções temporais a partir de atividades de rotina e interdisciplinares com crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
"Quanto tempo o tempo tem?" A aquisição de noções temporais a partir de atividades de rotina e interdisciplinares com crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Gonçalves, Carolina Silva |
author_facet |
Gonçalves, Carolina Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Colaço, Susana Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Carolina Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação pré-escolar ensino do 1ºCEB tempo rotina e interdisciplinaridade pre-school education teaching of the primary school (1ºCEB); time routine and interdisciplinarity |
topic |
educação pré-escolar ensino do 1ºCEB tempo rotina e interdisciplinaridade pre-school education teaching of the primary school (1ºCEB); time routine and interdisciplinarity |
description |
Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-04T23:23:22Z 2022-04-18 2022-04-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/3967 TID:203001419 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/3967 |
identifier_str_mv |
TID:203001419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203001419 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137045692547072 |