"Quanto tempo o tempo tem?" A aquisição de noções temporais a partir de atividades de rotina e interdisciplinares com crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Carolina Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3967
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
id RCAP_691b6d4c3d4c5f844b9343cdad0e3657
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3967
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "Quanto tempo o tempo tem?" A aquisição de noções temporais a partir de atividades de rotina e interdisciplinares com crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básicoeducação pré-escolarensino do 1ºCEBtemporotina e interdisciplinaridadepre-school educationteaching of the primary school (1ºCEB);timeroutine and interdisciplinarityMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoO presente trabalho surge no contexto da Prática de Ensino Supervisionada - PES, tendo por base não só os diferentes estágios que foram realizados, onde se procurou descrever e discutir as atividades desenvolvidas com as crianças/alunos, mas também a realização de um trabalho de pesquisa que procurou compreender de que modo as rotinas podem promover a aquisição do conceito de tempo e da sua mensurabilidade, nos contextos do pré-escolar e do 1ºCEB. O desenvolvimento deste trabalho exigiu a necessidade de ir trabalhando os vários conceitos e processos ligados à sequência temporal (rotina diária, dias, meses, estações do ano, estre outros), à grandeza tempo e à sua mensurabilidade de uma forma interdisciplinar. A investigação baseou-se na realização de atividades nos vários contextos de estágios e consequentemente recolha de dados no âmbito dessas intervenções complementando com a realização de entrevistas semiestruturadas aos três docentes cooperantes dos estágios. A pesquisa realizada permite sustentar a importância do trabalho com base na rotina e na interdisciplinaridade para promoção da apropriação/desenvolvimento das noções temporais em jardim-de-infância e no primeiro ciclo do ensino básico.The present work appears in the context of the Supervised Teaching Practice - PES, based not only on the different stages that were carried out, where it was tried to describe and discuss the activities developed with the children/students, but also to carry out a research work which sought to understand how routines can promote the acquisition of the concept of time and its measurability, in the contexts of preschool and the first cycle of basic education (1ºCEB). The development of this work required the need to work on the various concepts and processes linked to the temporal sequence (daily routine, days, months, seasons, etc.), to the magnitude of time and its measurability in an interdisciplinary way. The investigation was based on carrying out proposals for activities in the various contexts of internships and consequently collecting data within the scope of this intervention, complementing with the realization of semi-structured interviews with the three cooperating teachers of the internships. The research carried out allows us to support the importance of work based on routine and interdisciplinarity to promote the appropriation/development of temporal notions in kindergarten and in the first cycle of basic education.Colaço, SusanaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémGonçalves, Carolina Silva2022-05-04T23:23:22Z2022-04-182022-04-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3967TID:203001419por203001419info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:36:32Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3967Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:39.385111Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "Quanto tempo o tempo tem?" A aquisição de noções temporais a partir de atividades de rotina e interdisciplinares com crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico
title "Quanto tempo o tempo tem?" A aquisição de noções temporais a partir de atividades de rotina e interdisciplinares com crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle "Quanto tempo o tempo tem?" A aquisição de noções temporais a partir de atividades de rotina e interdisciplinares com crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico
Gonçalves, Carolina Silva
educação pré-escolar
ensino do 1ºCEB
tempo
rotina e interdisciplinaridade
pre-school education
teaching of the primary school (1ºCEB);
time
routine and interdisciplinarity
title_short "Quanto tempo o tempo tem?" A aquisição de noções temporais a partir de atividades de rotina e interdisciplinares com crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full "Quanto tempo o tempo tem?" A aquisição de noções temporais a partir de atividades de rotina e interdisciplinares com crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr "Quanto tempo o tempo tem?" A aquisição de noções temporais a partir de atividades de rotina e interdisciplinares com crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed "Quanto tempo o tempo tem?" A aquisição de noções temporais a partir de atividades de rotina e interdisciplinares com crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort "Quanto tempo o tempo tem?" A aquisição de noções temporais a partir de atividades de rotina e interdisciplinares com crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico
author Gonçalves, Carolina Silva
author_facet Gonçalves, Carolina Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Colaço, Susana
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Carolina Silva
dc.subject.por.fl_str_mv educação pré-escolar
ensino do 1ºCEB
tempo
rotina e interdisciplinaridade
pre-school education
teaching of the primary school (1ºCEB);
time
routine and interdisciplinarity
topic educação pré-escolar
ensino do 1ºCEB
tempo
rotina e interdisciplinaridade
pre-school education
teaching of the primary school (1ºCEB);
time
routine and interdisciplinarity
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-04T23:23:22Z
2022-04-18
2022-04-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3967
TID:203001419
url http://hdl.handle.net/10400.15/3967
identifier_str_mv TID:203001419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203001419
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137045692547072