Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Inter-relações entre ciências e a expressão visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/26688 |
Resumo: | O presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade de Évora, tendo por base as unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e em 1.º Ciclo do Ensino Básico. Foi desenvolvido o tema: Inter-relações entre Ciências e Expressão Visual, assente na metodologia da investigação-ação e teve como principal objetivo promover nas crianças a literacia científica na sua relação com a expressão visual. Este relatório tem como objetivo aprofundar as potencialidades da abordagem integrada das duas áreas mencionadas. Conclui que essa integração se revela benéfica para as crianças, sendo possível envolver estas esferas de saber e encontrar convergências. O tema deste relatório parte de interesses e inquietações pessoais, pois sentia necessidade de aprofundar conhecimentos sobre esta temática. A exploração dos temas abordados no relatório veio ao encontro da minha vontade em responder a questões que se relacionavam com a aprendizagem de conceitos científicos e com a aprendizagem da expressão visual. Este documento encontra-se organizado em quatro capítulos principais. Inicialmente é apresentada uma fundamentação teórica que remete para a importância das duas áreas do saber abordadas neste relatório, sendo estas as ciências físico-naturais e a expressão visual. Posteriormente é apresentada a caracterização dos dois contextos de intervenção pedagógica onde se realizou a prática de ensino supervisionada. Segue-se uma exposição das observações da prática da investigação-ação realizada durante a prática de ensino supervisionada, concluindo com as respetivas considerações finais; Abstract: Supervised Teaching Practice in Preschool and Elementary School: Interrelationship between Sciences and Visual Expression The present pedagogic practice report is part of the Master programme Pre-School Education and Training of 1st Basic Education, at the University of Évora. This report was done within the curricular unit of Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education. This pedagogic practice centred the topic: Inter-relations between Sciences and Visual Expression. This practice was based on action-research methodology and had as main objective to promote in children the scientific literacy and its relation with visual expression. This report aims at widening the potential of the integrating the two areas mentioned as a teaching approach. It was concluded that this relation has shown to be beneficial towards the learning process of these two disciplines. The topic addressed in this report was chosen based on personal interests and concerns, due to the need of increasing my personal knowledge and experience on learning disciplines interactions. The research approach during my practice was developed by answering questions related to the learning of scientific concepts and the learning of visual expression. This document is organized in four main chapters. In the first main chapter, a theoretical background is presented on the importance of the two areas of knowledge addressed in this internship report, these being the physical-natural sciences and the visual expression. It is followed by the characterization of the two pedagogical intervention contexts where the supervised teaching practice was carried. The collection and processing of information described in this chapter are based on the experiences lived by the involved parties during my traineeship. Finally, the research-action methodology that I applied during my investigation-practice is presented in chapter four, concluding with the final considerations in chapter five. |
id |
RCAP_af1d5912cf4e3c50f58470048bccead6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/26688 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Inter-relações entre ciências e a expressão visualCiênciasExpressão VisualEducação Pré-Escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoScienceVisual ExpressionPre-School Education1st Cycle of Basic EducationO presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade de Évora, tendo por base as unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e em 1.º Ciclo do Ensino Básico. Foi desenvolvido o tema: Inter-relações entre Ciências e Expressão Visual, assente na metodologia da investigação-ação e teve como principal objetivo promover nas crianças a literacia científica na sua relação com a expressão visual. Este relatório tem como objetivo aprofundar as potencialidades da abordagem integrada das duas áreas mencionadas. Conclui que essa integração se revela benéfica para as crianças, sendo possível envolver estas esferas de saber e encontrar convergências. O tema deste relatório parte de interesses e inquietações pessoais, pois sentia necessidade de aprofundar conhecimentos sobre esta temática. A exploração dos temas abordados no relatório veio ao encontro da minha vontade em responder a questões que se relacionavam com a aprendizagem de conceitos científicos e com a aprendizagem da expressão visual. Este documento encontra-se organizado em quatro capítulos principais. Inicialmente é apresentada uma fundamentação teórica que remete para a importância das duas áreas do saber abordadas neste relatório, sendo estas as ciências físico-naturais e a expressão visual. Posteriormente é apresentada a caracterização dos dois contextos de intervenção pedagógica onde se realizou a prática de ensino supervisionada. Segue-se uma exposição das observações da prática da investigação-ação realizada durante a prática de ensino supervisionada, concluindo com as respetivas considerações finais; Abstract: Supervised Teaching Practice in Preschool and Elementary School: Interrelationship between Sciences and Visual Expression The present pedagogic practice report is part of the Master programme Pre-School Education and Training of 1st Basic Education, at the University of Évora. This report was done within the curricular unit of Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education. This pedagogic practice centred the topic: Inter-relations between Sciences and Visual Expression. This practice was based on action-research methodology and had as main objective to promote in children the scientific literacy and its relation with visual expression. This report aims at widening the potential of the integrating the two areas mentioned as a teaching approach. It was concluded that this relation has shown to be beneficial towards the learning process of these two disciplines. The topic addressed in this report was chosen based on personal interests and concerns, due to the need of increasing my personal knowledge and experience on learning disciplines interactions. The research approach during my practice was developed by answering questions related to the learning of scientific concepts and the learning of visual expression. This document is organized in four main chapters. In the first main chapter, a theoretical background is presented on the importance of the two areas of knowledge addressed in this internship report, these being the physical-natural sciences and the visual expression. It is followed by the characterization of the two pedagogical intervention contexts where the supervised teaching practice was carried. The collection and processing of information described in this chapter are based on the experiences lived by the involved parties during my traineeship. Finally, the research-action methodology that I applied during my investigation-practice is presented in chapter four, concluding with the final considerations in chapter five.Universidade de Évora2020-01-29T11:30:23Z2020-01-292019-12-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/26688http://hdl.handle.net/10174/26688TID:202382060porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoinesmendes91@gmail.com229Mendes, Inês Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:21:42Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26688Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:58.169875Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Inter-relações entre ciências e a expressão visual |
title |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Inter-relações entre ciências e a expressão visual |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Inter-relações entre ciências e a expressão visual Mendes, Inês Pereira Ciências Expressão Visual Educação Pré-Escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Science Visual Expression Pre-School Education 1st Cycle of Basic Education |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Inter-relações entre ciências e a expressão visual |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Inter-relações entre ciências e a expressão visual |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Inter-relações entre ciências e a expressão visual |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Inter-relações entre ciências e a expressão visual |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Inter-relações entre ciências e a expressão visual |
author |
Mendes, Inês Pereira |
author_facet |
Mendes, Inês Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Inês Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Expressão Visual Educação Pré-Escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Science Visual Expression Pre-School Education 1st Cycle of Basic Education |
topic |
Ciências Expressão Visual Educação Pré-Escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Science Visual Expression Pre-School Education 1st Cycle of Basic Education |
description |
O presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade de Évora, tendo por base as unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e em 1.º Ciclo do Ensino Básico. Foi desenvolvido o tema: Inter-relações entre Ciências e Expressão Visual, assente na metodologia da investigação-ação e teve como principal objetivo promover nas crianças a literacia científica na sua relação com a expressão visual. Este relatório tem como objetivo aprofundar as potencialidades da abordagem integrada das duas áreas mencionadas. Conclui que essa integração se revela benéfica para as crianças, sendo possível envolver estas esferas de saber e encontrar convergências. O tema deste relatório parte de interesses e inquietações pessoais, pois sentia necessidade de aprofundar conhecimentos sobre esta temática. A exploração dos temas abordados no relatório veio ao encontro da minha vontade em responder a questões que se relacionavam com a aprendizagem de conceitos científicos e com a aprendizagem da expressão visual. Este documento encontra-se organizado em quatro capítulos principais. Inicialmente é apresentada uma fundamentação teórica que remete para a importância das duas áreas do saber abordadas neste relatório, sendo estas as ciências físico-naturais e a expressão visual. Posteriormente é apresentada a caracterização dos dois contextos de intervenção pedagógica onde se realizou a prática de ensino supervisionada. Segue-se uma exposição das observações da prática da investigação-ação realizada durante a prática de ensino supervisionada, concluindo com as respetivas considerações finais; Abstract: Supervised Teaching Practice in Preschool and Elementary School: Interrelationship between Sciences and Visual Expression The present pedagogic practice report is part of the Master programme Pre-School Education and Training of 1st Basic Education, at the University of Évora. This report was done within the curricular unit of Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education. This pedagogic practice centred the topic: Inter-relations between Sciences and Visual Expression. This practice was based on action-research methodology and had as main objective to promote in children the scientific literacy and its relation with visual expression. This report aims at widening the potential of the integrating the two areas mentioned as a teaching approach. It was concluded that this relation has shown to be beneficial towards the learning process of these two disciplines. The topic addressed in this report was chosen based on personal interests and concerns, due to the need of increasing my personal knowledge and experience on learning disciplines interactions. The research approach during my practice was developed by answering questions related to the learning of scientific concepts and the learning of visual expression. This document is organized in four main chapters. In the first main chapter, a theoretical background is presented on the importance of the two areas of knowledge addressed in this internship report, these being the physical-natural sciences and the visual expression. It is followed by the characterization of the two pedagogical intervention contexts where the supervised teaching practice was carried. The collection and processing of information described in this chapter are based on the experiences lived by the involved parties during my traineeship. Finally, the research-action methodology that I applied during my investigation-practice is presented in chapter four, concluding with the final considerations in chapter five. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-10T00:00:00Z 2020-01-29T11:30:23Z 2020-01-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/26688 http://hdl.handle.net/10174/26688 TID:202382060 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/26688 |
identifier_str_mv |
TID:202382060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação inesmendes91@gmail.com 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136652130516992 |