Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Inter-relações entre ciências e a expressão visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Inês Pereira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/26688
Resumo: O presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade de Évora, tendo por base as unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e em 1.º Ciclo do Ensino Básico. Foi desenvolvido o tema: Inter-relações entre Ciências e Expressão Visual, assente na metodologia da investigação-ação e teve como principal objetivo promover nas crianças a literacia científica na sua relação com a expressão visual. Este relatório tem como objetivo aprofundar as potencialidades da abordagem integrada das duas áreas mencionadas. Conclui que essa integração se revela benéfica para as crianças, sendo possível envolver estas esferas de saber e encontrar convergências. O tema deste relatório parte de interesses e inquietações pessoais, pois sentia necessidade de aprofundar conhecimentos sobre esta temática. A exploração dos temas abordados no relatório veio ao encontro da minha vontade em responder a questões que se relacionavam com a aprendizagem de conceitos científicos e com a aprendizagem da expressão visual. Este documento encontra-se organizado em quatro capítulos principais. Inicialmente é apresentada uma fundamentação teórica que remete para a importância das duas áreas do saber abordadas neste relatório, sendo estas as ciências físico-naturais e a expressão visual. Posteriormente é apresentada a caracterização dos dois contextos de intervenção pedagógica onde se realizou a prática de ensino supervisionada. Segue-se uma exposição das observações da prática da investigação-ação realizada durante a prática de ensino supervisionada, concluindo com as respetivas considerações finais; Abstract: Supervised Teaching Practice in Preschool and Elementary School: Interrelationship between Sciences and Visual Expression The present pedagogic practice report is part of the Master programme Pre-School Education and Training of 1st Basic Education, at the University of Évora. This report was done within the curricular unit of Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education. This pedagogic practice centred the topic: Inter-relations between Sciences and Visual Expression. This practice was based on action-research methodology and had as main objective to promote in children the scientific literacy and its relation with visual expression. This report aims at widening the potential of the integrating the two areas mentioned as a teaching approach. It was concluded that this relation has shown to be beneficial towards the learning process of these two disciplines. The topic addressed in this report was chosen based on personal interests and concerns, due to the need of increasing my personal knowledge and experience on learning disciplines interactions. The research approach during my practice was developed by answering questions related to the learning of scientific concepts and the learning of visual expression. This document is organized in four main chapters. In the first main chapter, a theoretical background is presented on the importance of the two areas of knowledge addressed in this internship report, these being the physical-natural sciences and the visual expression. It is followed by the characterization of the two pedagogical intervention contexts where the supervised teaching practice was carried. The collection and processing of information described in this chapter are based on the experiences lived by the involved parties during my traineeship. Finally, the research-action methodology that I applied during my investigation-practice is presented in chapter four, concluding with the final considerations in chapter five.
id RCAP_af1d5912cf4e3c50f58470048bccead6
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/26688
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Inter-relações entre ciências e a expressão visualCiênciasExpressão VisualEducação Pré-Escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoScienceVisual ExpressionPre-School Education1st Cycle of Basic EducationO presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade de Évora, tendo por base as unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e em 1.º Ciclo do Ensino Básico. Foi desenvolvido o tema: Inter-relações entre Ciências e Expressão Visual, assente na metodologia da investigação-ação e teve como principal objetivo promover nas crianças a literacia científica na sua relação com a expressão visual. Este relatório tem como objetivo aprofundar as potencialidades da abordagem integrada das duas áreas mencionadas. Conclui que essa integração se revela benéfica para as crianças, sendo possível envolver estas esferas de saber e encontrar convergências. O tema deste relatório parte de interesses e inquietações pessoais, pois sentia necessidade de aprofundar conhecimentos sobre esta temática. A exploração dos temas abordados no relatório veio ao encontro da minha vontade em responder a questões que se relacionavam com a aprendizagem de conceitos científicos e com a aprendizagem da expressão visual. Este documento encontra-se organizado em quatro capítulos principais. Inicialmente é apresentada uma fundamentação teórica que remete para a importância das duas áreas do saber abordadas neste relatório, sendo estas as ciências físico-naturais e a expressão visual. Posteriormente é apresentada a caracterização dos dois contextos de intervenção pedagógica onde se realizou a prática de ensino supervisionada. Segue-se uma exposição das observações da prática da investigação-ação realizada durante a prática de ensino supervisionada, concluindo com as respetivas considerações finais; Abstract: Supervised Teaching Practice in Preschool and Elementary School: Interrelationship between Sciences and Visual Expression The present pedagogic practice report is part of the Master programme Pre-School Education and Training of 1st Basic Education, at the University of Évora. This report was done within the curricular unit of Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education. This pedagogic practice centred the topic: Inter-relations between Sciences and Visual Expression. This practice was based on action-research methodology and had as main objective to promote in children the scientific literacy and its relation with visual expression. This report aims at widening the potential of the integrating the two areas mentioned as a teaching approach. It was concluded that this relation has shown to be beneficial towards the learning process of these two disciplines. The topic addressed in this report was chosen based on personal interests and concerns, due to the need of increasing my personal knowledge and experience on learning disciplines interactions. The research approach during my practice was developed by answering questions related to the learning of scientific concepts and the learning of visual expression. This document is organized in four main chapters. In the first main chapter, a theoretical background is presented on the importance of the two areas of knowledge addressed in this internship report, these being the physical-natural sciences and the visual expression. It is followed by the characterization of the two pedagogical intervention contexts where the supervised teaching practice was carried. The collection and processing of information described in this chapter are based on the experiences lived by the involved parties during my traineeship. Finally, the research-action methodology that I applied during my investigation-practice is presented in chapter four, concluding with the final considerations in chapter five.Universidade de Évora2020-01-29T11:30:23Z2020-01-292019-12-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/26688http://hdl.handle.net/10174/26688TID:202382060porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoinesmendes91@gmail.com229Mendes, Inês Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:21:42Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26688Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:58.169875Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Inter-relações entre ciências e a expressão visual
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Inter-relações entre ciências e a expressão visual
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Inter-relações entre ciências e a expressão visual
Mendes, Inês Pereira
Ciências
Expressão Visual
Educação Pré-Escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Science
Visual Expression
Pre-School Education
1st Cycle of Basic Education
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Inter-relações entre ciências e a expressão visual
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Inter-relações entre ciências e a expressão visual
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Inter-relações entre ciências e a expressão visual
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Inter-relações entre ciências e a expressão visual
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Inter-relações entre ciências e a expressão visual
author Mendes, Inês Pereira
author_facet Mendes, Inês Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Inês Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências
Expressão Visual
Educação Pré-Escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Science
Visual Expression
Pre-School Education
1st Cycle of Basic Education
topic Ciências
Expressão Visual
Educação Pré-Escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Science
Visual Expression
Pre-School Education
1st Cycle of Basic Education
description O presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade de Évora, tendo por base as unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e em 1.º Ciclo do Ensino Básico. Foi desenvolvido o tema: Inter-relações entre Ciências e Expressão Visual, assente na metodologia da investigação-ação e teve como principal objetivo promover nas crianças a literacia científica na sua relação com a expressão visual. Este relatório tem como objetivo aprofundar as potencialidades da abordagem integrada das duas áreas mencionadas. Conclui que essa integração se revela benéfica para as crianças, sendo possível envolver estas esferas de saber e encontrar convergências. O tema deste relatório parte de interesses e inquietações pessoais, pois sentia necessidade de aprofundar conhecimentos sobre esta temática. A exploração dos temas abordados no relatório veio ao encontro da minha vontade em responder a questões que se relacionavam com a aprendizagem de conceitos científicos e com a aprendizagem da expressão visual. Este documento encontra-se organizado em quatro capítulos principais. Inicialmente é apresentada uma fundamentação teórica que remete para a importância das duas áreas do saber abordadas neste relatório, sendo estas as ciências físico-naturais e a expressão visual. Posteriormente é apresentada a caracterização dos dois contextos de intervenção pedagógica onde se realizou a prática de ensino supervisionada. Segue-se uma exposição das observações da prática da investigação-ação realizada durante a prática de ensino supervisionada, concluindo com as respetivas considerações finais; Abstract: Supervised Teaching Practice in Preschool and Elementary School: Interrelationship between Sciences and Visual Expression The present pedagogic practice report is part of the Master programme Pre-School Education and Training of 1st Basic Education, at the University of Évora. This report was done within the curricular unit of Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education. This pedagogic practice centred the topic: Inter-relations between Sciences and Visual Expression. This practice was based on action-research methodology and had as main objective to promote in children the scientific literacy and its relation with visual expression. This report aims at widening the potential of the integrating the two areas mentioned as a teaching approach. It was concluded that this relation has shown to be beneficial towards the learning process of these two disciplines. The topic addressed in this report was chosen based on personal interests and concerns, due to the need of increasing my personal knowledge and experience on learning disciplines interactions. The research approach during my practice was developed by answering questions related to the learning of scientific concepts and the learning of visual expression. This document is organized in four main chapters. In the first main chapter, a theoretical background is presented on the importance of the two areas of knowledge addressed in this internship report, these being the physical-natural sciences and the visual expression. It is followed by the characterization of the two pedagogical intervention contexts where the supervised teaching practice was carried. The collection and processing of information described in this chapter are based on the experiences lived by the involved parties during my traineeship. Finally, the research-action methodology that I applied during my investigation-practice is presented in chapter four, concluding with the final considerations in chapter five.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10T00:00:00Z
2020-01-29T11:30:23Z
2020-01-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/26688
http://hdl.handle.net/10174/26688
TID:202382060
url http://hdl.handle.net/10174/26688
identifier_str_mv TID:202382060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
inesmendes91@gmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136652130516992