Uso de tecnologias digitais no ensino de cartografia em um sistema de ensino da educação básica no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Artur Cunha Nogueira de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/47106
Resumo: Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
id RCAP_af3282fa1cd04ef4f2d7a72e05a2d654
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/47106
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uso de tecnologias digitais no ensino de cartografia em um sistema de ensino da educação básica no BrasilTecnologias digitaisCartografiaEnsinoEducação básica - BrasilTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021Esta dissertação de mestrado busca identificar práticas de ensino de cartografia com tecnologias digitais desenvolvidas na educação básica, caracterizando o modo como são usadas as tecnologias digitais para o ensino da cartografia pelos professores atuantes na disciplina de geografia nos colégios do Sistema Colégio Militar do Brasil. A metodologia escolhida para o estudo se apoia na i) pesquisa bibliográfica, buscando identificar as práticas com o uso de tecnologias digitais consideradas relevantes na área de ensino da cartografia em bancos de dados científicos e ii) recolha de dados empíricos por meio de entrevistas semi-diretivas a três professores que atuam no 1° ano do Ensino Médio dos colégios do Sistema Colégio Militar do Brasil, buscando caracterizar as suas percepções sobre o uso de tecnologias digitais no ensino da cartografia, descrever as práticas com tecnologias digitais no ensino da cartografia e identificar a visão acerca das potencialidades das tecnologias digitais no ensino da cartografia em relação às tecnologias tradicionais. Os resultados indicam que os professores entrevistados tiram partido do potencial das tecnologias digitais a partir de práticas diversificadas, sendo a mensuração de distância a partir de uma escala e a localização dos fenômenos no espaço geográfico por meio das coordenadas geográficas as atividades mais frequentes, convergindo com a frequência das atividades identificadas na pesquisa bibliográfica. Quanto aos conteúdos, a localização dos fenômenos no espaço geográfico por meio das coordenadas geográficas, a leitura e interpretação de documentos cartográficos e noções de escala foram os mais abordados pelos professores. Na pesquisa bibliográfica a leitura e interpretação de documentos cartográficos e noções de escala foram os conteúdos mais abordados. O Google Earth e o Google Maps foram as ferramentas utilizadas pelos professores, convergindo com as ferramentas mais frequentes na pesquisa bibliográfica. Quanto às estratégias, a aula expositiva como introdução ao tema e a realização de atividades práticas com o uso de celular em sala de aula e/o uso do laboratório de informática foram as mais empregadas pelos professores, convergindo com as estratégias mais frequentes na pesquisa bibliográfica.This paper aims to identify practices in the cartography teaching with digital technologies developed in basic education, in order to characterize how these digital technologies are used for teaching of cartography by geography teachers in the Military School System of Brazil. The methodological path chosen for this study is the i) bibliographic research, aiming to identify practices with the use of digital technologies considered important in the area of cartography in scientific data base and ii) empirical data collect using semi directing guideline with three teachers that perform in the first year of high school in the Military School System of Brazil. The goal is to characterize the teacher's perceptions about the use of digital technologies in the cartography teaching, as well as describe the teacher's practices and identify their vision regarding digital technologies potentialities in contrast of the traditional ones. The results suggest that the interviewed teacher's take part of the digital technologies potentialities, using different practices. The distance measurement using scale and phenomenon location in the geographic space by frequent geographical coordinates, merging with identified activities frequency in the bibliographic research. Concerning the content, the phenomenon location in the geographic space by geographical coordinates, the reading and interpretation of the cartographic documents and scale notion were the main aspects mentioned by the teachers. In the bibliographic research, the reading and interpretation of the cartographic documents and scale notion were the main aspects mentioned. Google Earth and Google Maps were the frequent tools used by the teachers in the bibliographic research. In the strategy part it was observed that the expository lesson as introduction to the main theme and the use of practical activities with the use of mobile in class and/or the use of computers were the most used strategies, merging with the most frequent strategies in the bibliographic research.Viana, Joana Andreia Domingues, 1983-Repositório da Universidade de LisboaOliveira, Artur Cunha Nogueira de2021-03-26T16:48:49Z20212020-12-102021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47106TID:202970159porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:46Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47106Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:11.386022Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uso de tecnologias digitais no ensino de cartografia em um sistema de ensino da educação básica no Brasil
title Uso de tecnologias digitais no ensino de cartografia em um sistema de ensino da educação básica no Brasil
spellingShingle Uso de tecnologias digitais no ensino de cartografia em um sistema de ensino da educação básica no Brasil
Oliveira, Artur Cunha Nogueira de
Tecnologias digitais
Cartografia
Ensino
Educação básica - Brasil
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Uso de tecnologias digitais no ensino de cartografia em um sistema de ensino da educação básica no Brasil
title_full Uso de tecnologias digitais no ensino de cartografia em um sistema de ensino da educação básica no Brasil
title_fullStr Uso de tecnologias digitais no ensino de cartografia em um sistema de ensino da educação básica no Brasil
title_full_unstemmed Uso de tecnologias digitais no ensino de cartografia em um sistema de ensino da educação básica no Brasil
title_sort Uso de tecnologias digitais no ensino de cartografia em um sistema de ensino da educação básica no Brasil
author Oliveira, Artur Cunha Nogueira de
author_facet Oliveira, Artur Cunha Nogueira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viana, Joana Andreia Domingues, 1983-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Artur Cunha Nogueira de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais
Cartografia
Ensino
Educação básica - Brasil
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Tecnologias digitais
Cartografia
Ensino
Educação básica - Brasil
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-10
2021-03-26T16:48:49Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/47106
TID:202970159
url http://hdl.handle.net/10451/47106
identifier_str_mv TID:202970159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134537390751744