Redescoberta do desenho simbólico : diálogos entre o concreto e o abstrato mediados pelo tempo e o íntimo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/57564 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
id |
RCAP_af3598aa49af43fa3d3739740182fdc6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/57564 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Redescoberta do desenho simbólico : diálogos entre o concreto e o abstrato mediados pelo tempo e o íntimoPatrimónio arqueológicoArte abstractaDesenhoArtes visuaisRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, foi realizado no âmbito da disciplina de Introdução à Prática Profissional IV, do Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Universidade de Lisboa. Consiste no relato de práticas de ensino, lecionadas em quatro aulas, que pretendem a aquisição e o desenvolvimento de competências, numa turma de 12º ano da Escola Secundária da Ramada e no âmbito da disciplina de Desenho A. A atividade docente efetuada, abrange a divulgação de património arqueológico, próximo desta escola, trampolim para uma apropriação da arte praticada pela gente que aí viveu há 4.000 anos, a que hoje, a arte contemporânea dá continuidade. Através de uma visão diacrónica de ensino, produzem-se e aplicam-se vários recursos didáticos, para fazer a “ponte” entre a arte proto-histórica e a da longínqua idade moderna e contemporânea, focando aspetos estéticos e conceptuais, iconográficos e iconológicos. Os alunos criam representações puramente abstratas e pessoalmente significativas, onde segredos escondidos ressoam através dos desenhos. Concretizam-se ideias e soluções, de forma imaginativa e inovadora, como resultado da exposição aos conteúdos transmitidos, numa relação composta por interações e reflexões pessoais em contexto de aprendizagem.This Supervised Teaching Practice Report was carried out within the scope of the subject Introduction to Professional Practice IV, of the Master's in Visual Arts Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education at the University of Lisbon. It consists of the report of teaching practices, taught in four classes, which aim to acquire and develop skills, in a class of 12th year of Secondary Education, subject of Drawing A, at the Escola Secundária da Ramada. The teaching activity carried out covers the dissemination of archaeological heritage, close to this school, a springboard for an appropriation of the art practiced by the people who lived there 4,000 years ago, to which contemporary art continues today. Through adiachronic view of teaching, various didactic resources are produced and applied to create a “bridge” between proto-historical abstract art and the distant Modern and Contemporary Age in aesthetic and conceptual, iconographic and iconological aspects. Purely abstract and personally meaningful representations are created, where hidden secrets resonate through the drawing. Ideas and solutions are materialized, in an imaginative and innovative way, as a result of exposure to the contents transmitted, in a relationship composed of interactions and personal reflections in a learning context.Sousa, Ana Isabel Tudela de, 1980-Repositório da Universidade de LisboaCorreia, Jacinto Pereira2023-05-24T12:16:16Z2022-12-172022-10-062022-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57564porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:39Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57564Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:50.310732Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Redescoberta do desenho simbólico : diálogos entre o concreto e o abstrato mediados pelo tempo e o íntimo |
title |
Redescoberta do desenho simbólico : diálogos entre o concreto e o abstrato mediados pelo tempo e o íntimo |
spellingShingle |
Redescoberta do desenho simbólico : diálogos entre o concreto e o abstrato mediados pelo tempo e o íntimo Correia, Jacinto Pereira Património arqueológico Arte abstracta Desenho Artes visuais Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Redescoberta do desenho simbólico : diálogos entre o concreto e o abstrato mediados pelo tempo e o íntimo |
title_full |
Redescoberta do desenho simbólico : diálogos entre o concreto e o abstrato mediados pelo tempo e o íntimo |
title_fullStr |
Redescoberta do desenho simbólico : diálogos entre o concreto e o abstrato mediados pelo tempo e o íntimo |
title_full_unstemmed |
Redescoberta do desenho simbólico : diálogos entre o concreto e o abstrato mediados pelo tempo e o íntimo |
title_sort |
Redescoberta do desenho simbólico : diálogos entre o concreto e o abstrato mediados pelo tempo e o íntimo |
author |
Correia, Jacinto Pereira |
author_facet |
Correia, Jacinto Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sousa, Ana Isabel Tudela de, 1980- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Jacinto Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Património arqueológico Arte abstracta Desenho Artes visuais Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Património arqueológico Arte abstracta Desenho Artes visuais Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-17 2022-10-06 2022-12-17T00:00:00Z 2023-05-24T12:16:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/57564 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/57564 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134631943995392 |