Redescoberta do desenho simbólico : diálogos entre o concreto e o abstrato mediados pelo tempo e o íntimo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Jacinto Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/57564
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
id RCAP_af3598aa49af43fa3d3739740182fdc6
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/57564
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Redescoberta do desenho simbólico : diálogos entre o concreto e o abstrato mediados pelo tempo e o íntimoPatrimónio arqueológicoArte abstractaDesenhoArtes visuaisRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, foi realizado no âmbito da disciplina de Introdução à Prática Profissional IV, do Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Universidade de Lisboa. Consiste no relato de práticas de ensino, lecionadas em quatro aulas, que pretendem a aquisição e o desenvolvimento de competências, numa turma de 12º ano da Escola Secundária da Ramada e no âmbito da disciplina de Desenho A. A atividade docente efetuada, abrange a divulgação de património arqueológico, próximo desta escola, trampolim para uma apropriação da arte praticada pela gente que aí viveu há 4.000 anos, a que hoje, a arte contemporânea dá continuidade. Através de uma visão diacrónica de ensino, produzem-se e aplicam-se vários recursos didáticos, para fazer a “ponte” entre a arte proto-histórica e a da longínqua idade moderna e contemporânea, focando aspetos estéticos e conceptuais, iconográficos e iconológicos. Os alunos criam representações puramente abstratas e pessoalmente significativas, onde segredos escondidos ressoam através dos desenhos. Concretizam-se ideias e soluções, de forma imaginativa e inovadora, como resultado da exposição aos conteúdos transmitidos, numa relação composta por interações e reflexões pessoais em contexto de aprendizagem.This Supervised Teaching Practice Report was carried out within the scope of the subject Introduction to Professional Practice IV, of the Master's in Visual Arts Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education at the University of Lisbon. It consists of the report of teaching practices, taught in four classes, which aim to acquire and develop skills, in a class of 12th year of Secondary Education, subject of Drawing A, at the Escola Secundária da Ramada. The teaching activity carried out covers the dissemination of archaeological heritage, close to this school, a springboard for an appropriation of the art practiced by the people who lived there 4,000 years ago, to which contemporary art continues today. Through adiachronic view of teaching, various didactic resources are produced and applied to create a “bridge” between proto-historical abstract art and the distant Modern and Contemporary Age in aesthetic and conceptual, iconographic and iconological aspects. Purely abstract and personally meaningful representations are created, where hidden secrets resonate through the drawing. Ideas and solutions are materialized, in an imaginative and innovative way, as a result of exposure to the contents transmitted, in a relationship composed of interactions and personal reflections in a learning context.Sousa, Ana Isabel Tudela de, 1980-Repositório da Universidade de LisboaCorreia, Jacinto Pereira2023-05-24T12:16:16Z2022-12-172022-10-062022-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57564porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:39Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57564Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:50.310732Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Redescoberta do desenho simbólico : diálogos entre o concreto e o abstrato mediados pelo tempo e o íntimo
title Redescoberta do desenho simbólico : diálogos entre o concreto e o abstrato mediados pelo tempo e o íntimo
spellingShingle Redescoberta do desenho simbólico : diálogos entre o concreto e o abstrato mediados pelo tempo e o íntimo
Correia, Jacinto Pereira
Património arqueológico
Arte abstracta
Desenho
Artes visuais
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Redescoberta do desenho simbólico : diálogos entre o concreto e o abstrato mediados pelo tempo e o íntimo
title_full Redescoberta do desenho simbólico : diálogos entre o concreto e o abstrato mediados pelo tempo e o íntimo
title_fullStr Redescoberta do desenho simbólico : diálogos entre o concreto e o abstrato mediados pelo tempo e o íntimo
title_full_unstemmed Redescoberta do desenho simbólico : diálogos entre o concreto e o abstrato mediados pelo tempo e o íntimo
title_sort Redescoberta do desenho simbólico : diálogos entre o concreto e o abstrato mediados pelo tempo e o íntimo
author Correia, Jacinto Pereira
author_facet Correia, Jacinto Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Ana Isabel Tudela de, 1980-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Jacinto Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Património arqueológico
Arte abstracta
Desenho
Artes visuais
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Património arqueológico
Arte abstracta
Desenho
Artes visuais
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-17
2022-10-06
2022-12-17T00:00:00Z
2023-05-24T12:16:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/57564
url http://hdl.handle.net/10451/57564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134631943995392