Desenhar a paz, pintar a igualdade – O papel da arte na educação para a cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berardo, Adriana Raquel Manique
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/57453
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais do 3º Ciclo e Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
id RCAP_b050874185ca4cd2fe03f88fdee619da
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/57453
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenhar a paz, pintar a igualdade – O papel da arte na educação para a cidadaniaArtes visuaisDireitos humanosDesenhoComunicação interculturalInterdisciplinaridadeCidadaniaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais do 3º Ciclo e Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoEste relatório foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º ciclo e Ensino Secundário e resulta do projeto pedagógico que decorreu, maioritariamente, na disciplina de Desenho A, tendo ainda uma parte significativa do mesmo decorrido no âmbito da disciplina de Educação para a Cidadania. Foi implementado na Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, no concelho de Almada, numa turma de 10.º ano do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais. Neste projeto, foi feita uma abordagem interdisciplinar onde se procurou desenvolver aprendizagens dos domínios da Educação para a Cidadania e do Desenho. Para tal, a participação no projeto “Kids Guernica” serviu como mote à exploração, contribuindo ainda para a estruturação da unidade didática. Através da discussão gerada sobre os temas propostos, da arte e do desenho enquanto ferramenta, foi possível alcançar aprendizagens significativas nos domínios da cidadania e, ainda, um desenvolvimento das técnicas e materiais que a linguagem do desenho engloba. Dos resultados obtidos, considera-se que os alunos conseguiram atingir um nível bom, dadas as circunstâncias em que o trabalho foi desenvolvido. Dada a temática, presente no seu dia-a-dia e no próprio contexto escolar, a resposta dos alunos foi bastante satisfatória.This report was produced in the context of the Master's Degree in Teaching of Visual Arts in the 3rd cycle and Secondary Education and stems from the pedagogical project that took place mainly in the subject of Drawing. A significant part of it also took place in the subject of Education for Citizenship. It was implemented at Fernão Mendes Pinto High School, in Almada, in a 10th grade class of the Visual Arts Course. In this project, an interdisciplinary approach was made where it was sought to develop learning in the areas of Education for Citizenship and Drawing. To this end, participation in the Kids Guernica project served as a motto for exploration, also contributing to the structuring of the teaching unit. Through the discussion on the proposed themes, art and drawing as a tool, it was possible to achieve significant learning in the areas of citizenship and also a development of techniques and materials that the language of drawing encompasses. From the results obtained, it is considered that the students managed to achieve a good level, given the circumstances in which the work was developed. Given the theme, present in their daily lives and in the school context itself, the students' response was quite satisfactory.Palaré, Odete Rodrigues, 1971-Repositório da Universidade de LisboaBerardo, Adriana Raquel Manique2023-05-18T10:54:10Z2022-12-062022-10-042022-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57453porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:53Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57453Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:56.618895Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenhar a paz, pintar a igualdade – O papel da arte na educação para a cidadania
title Desenhar a paz, pintar a igualdade – O papel da arte na educação para a cidadania
spellingShingle Desenhar a paz, pintar a igualdade – O papel da arte na educação para a cidadania
Berardo, Adriana Raquel Manique
Artes visuais
Direitos humanos
Desenho
Comunicação intercultural
Interdisciplinaridade
Cidadania
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Desenhar a paz, pintar a igualdade – O papel da arte na educação para a cidadania
title_full Desenhar a paz, pintar a igualdade – O papel da arte na educação para a cidadania
title_fullStr Desenhar a paz, pintar a igualdade – O papel da arte na educação para a cidadania
title_full_unstemmed Desenhar a paz, pintar a igualdade – O papel da arte na educação para a cidadania
title_sort Desenhar a paz, pintar a igualdade – O papel da arte na educação para a cidadania
author Berardo, Adriana Raquel Manique
author_facet Berardo, Adriana Raquel Manique
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palaré, Odete Rodrigues, 1971-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Berardo, Adriana Raquel Manique
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais
Direitos humanos
Desenho
Comunicação intercultural
Interdisciplinaridade
Cidadania
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Artes visuais
Direitos humanos
Desenho
Comunicação intercultural
Interdisciplinaridade
Cidadania
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais do 3º Ciclo e Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-06
2022-10-04
2022-12-06T00:00:00Z
2023-05-18T10:54:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/57453
url http://hdl.handle.net/10451/57453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134633642688512