A “Big Data” nos mercados digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estevinho, Luís Miguel João
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/26465
Resumo: A big data representa nos dias de hoje uma alteração ao paradigma tradicional do funcionamento dos mercados. Devido às particularidades dos mercados digitais, como a atuação em plataformas multi-sided e a forte presença de efeitos network, que permitem aumentar os lucros das empresas, estas apostam cada vez mais na recolha, processamento e análise dos dados dos consumidores. Procura-se ao longo desta dissertação analisar o impacto desta nova realidade no Direito da Concorrência, nomeadamente os efeitos para as empresas, bem como para os consumidores, tendo em consideração as características próprias dos mercados digitais, a influência dos dados e as repercussões na privacidade Conclui-se que o recurso à big data contribui de forma eficaz para melhorar os produtos e serviços, reduzindo preços e incentivando as empresas a continuar a inovar. Os perigos que podem advir da utilização imprópria dos dados, parecem ser resolvidos na maioria das vezes pelo próprio mercado, sem ser necessário que as autoridades da concorrência intervenham.
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