A “Big Data” nos mercados digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/26465 |
Resumo: | A big data representa nos dias de hoje uma alteração ao paradigma tradicional do funcionamento dos mercados. Devido às particularidades dos mercados digitais, como a atuação em plataformas multi-sided e a forte presença de efeitos network, que permitem aumentar os lucros das empresas, estas apostam cada vez mais na recolha, processamento e análise dos dados dos consumidores. Procura-se ao longo desta dissertação analisar o impacto desta nova realidade no Direito da Concorrência, nomeadamente os efeitos para as empresas, bem como para os consumidores, tendo em consideração as características próprias dos mercados digitais, a influência dos dados e as repercussões na privacidade Conclui-se que o recurso à big data contribui de forma eficaz para melhorar os produtos e serviços, reduzindo preços e incentivando as empresas a continuar a inovar. Os perigos que podem advir da utilização imprópria dos dados, parecem ser resolvidos na maioria das vezes pelo próprio mercado, sem ser necessário que as autoridades da concorrência intervenham. |
id |
RCAP_af398b4cabfd43588c59d4c3e0dd6345 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/26465 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A “Big Data” nos mercados digitaisDireito da concorrênciaDadosMercados digitaisPrivacidadeCompetition lawDataDigital marketsPrivacyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::DireitoA big data representa nos dias de hoje uma alteração ao paradigma tradicional do funcionamento dos mercados. Devido às particularidades dos mercados digitais, como a atuação em plataformas multi-sided e a forte presença de efeitos network, que permitem aumentar os lucros das empresas, estas apostam cada vez mais na recolha, processamento e análise dos dados dos consumidores. Procura-se ao longo desta dissertação analisar o impacto desta nova realidade no Direito da Concorrência, nomeadamente os efeitos para as empresas, bem como para os consumidores, tendo em consideração as características próprias dos mercados digitais, a influência dos dados e as repercussões na privacidade Conclui-se que o recurso à big data contribui de forma eficaz para melhorar os produtos e serviços, reduzindo preços e incentivando as empresas a continuar a inovar. Os perigos que podem advir da utilização imprópria dos dados, parecem ser resolvidos na maioria das vezes pelo próprio mercado, sem ser necessário que as autoridades da concorrência intervenham.Big data represents today a change to the traditional paradigm of market functioning. Due to the particularities of the digital markets, such as multi-sided platforms and the strong presence of network effects that increase companies’ profits, they increasingly focus on the collection, processing and analysis of consumer data. Throughout this dissertation, it is sought to analyze the impact of this new reality on Competition Law, namely the effects for companies, as well as for consumers, considering the characteristics of digital markets, the influence of data and the consequences on privacy. It is concluded that the use of big data effectively contributes to improving the products and services, reducing prices and encouraging companies to continue to innovate. The dangers of improper use of data seem to be solved in most cases by the market itself, without the need for competition authorities to step in.Pais, Sofia OliveiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaEstevinho, Luís Miguel João2018-12-19T13:51:17Z2018-09-102018-09-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/26465TID:202103587porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:31:58Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/26465Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:21:08.717222Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A “Big Data” nos mercados digitais |
title |
A “Big Data” nos mercados digitais |
spellingShingle |
A “Big Data” nos mercados digitais Estevinho, Luís Miguel João Direito da concorrência Dados Mercados digitais Privacidade Competition law Data Digital markets Privacy Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Direito |
title_short |
A “Big Data” nos mercados digitais |
title_full |
A “Big Data” nos mercados digitais |
title_fullStr |
A “Big Data” nos mercados digitais |
title_full_unstemmed |
A “Big Data” nos mercados digitais |
title_sort |
A “Big Data” nos mercados digitais |
author |
Estevinho, Luís Miguel João |
author_facet |
Estevinho, Luís Miguel João |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pais, Sofia Oliveira Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Estevinho, Luís Miguel João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direito da concorrência Dados Mercados digitais Privacidade Competition law Data Digital markets Privacy Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Direito |
topic |
Direito da concorrência Dados Mercados digitais Privacidade Competition law Data Digital markets Privacy Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Direito |
description |
A big data representa nos dias de hoje uma alteração ao paradigma tradicional do funcionamento dos mercados. Devido às particularidades dos mercados digitais, como a atuação em plataformas multi-sided e a forte presença de efeitos network, que permitem aumentar os lucros das empresas, estas apostam cada vez mais na recolha, processamento e análise dos dados dos consumidores. Procura-se ao longo desta dissertação analisar o impacto desta nova realidade no Direito da Concorrência, nomeadamente os efeitos para as empresas, bem como para os consumidores, tendo em consideração as características próprias dos mercados digitais, a influência dos dados e as repercussões na privacidade Conclui-se que o recurso à big data contribui de forma eficaz para melhorar os produtos e serviços, reduzindo preços e incentivando as empresas a continuar a inovar. Os perigos que podem advir da utilização imprópria dos dados, parecem ser resolvidos na maioria das vezes pelo próprio mercado, sem ser necessário que as autoridades da concorrência intervenham. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-19T13:51:17Z 2018-09-10 2018-09-10T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/26465 TID:202103587 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/26465 |
identifier_str_mv |
TID:202103587 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131911423000576 |