Representatividade feminina na liderança das Sociedades de Revisores Oficiais de Contas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardo, Sílvia Constantina Cordeiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48927
Resumo: Apesar da maior consciência social para a igualdade de género, a sub-representação feminina é, ainda, uma realidade, principalmente, nos níveis hierárquicos mais elevados. E o mesmo se observa na profissão de Revisor Oficial de Contas (ROC) e nos órgãos de gestão das Sociedades de Revisores Oficiais de Contas (SROC). Nesse sentido, este estudo teve como principais objetivos comprovar a sub-representação das mulheres na profissão de ROC e na liderança das SROC, bem como evidenciar alguns dos motivos que a potenciam. Para tal, numa primeira fase, foi efetuada uma extensa revisão da literatura de modo a perceber as razões que podem levar à sub-representação feminina em determinadas profissões. Numa segunda fase, foram analisados os dados constantes nas Listas de ROC e SROC disponibilizadas no sítio da Internet da OROC, nomeadamente, através do apuramento de rácios e construção de gráficos e, numa terceira fase, através da realização de entrevistas a uma amostra de dez ROC sócios e pertencentes ao órgão de gestão de SROC, selecionados através de amostra por conveniência com base em critérios previamente definidos. Os resultados obtidos no estudo realizado permitiram, então, comprovar a sub-representação feminina na profissão de ROC e, também, na liderança das SROC. Ao nível da profissão, as mulheres são cerca de 31%, o que além de outros fatores referidos, pode dever-se ao histórico masculino da profissão, que impacta no cálculo representatividade atual. Ao passo que, na liderança das SROC, o que mais contribui para suster as mulheres em níveis inferiores são as dificuldades de conjugar as exigências da vida profissional com a vida pessoal, com maior influência quando conjugado com a maternidade. Ainda que as conclusões do estudo não sejam extrapoláveis, acredita-se que este contribuiu para consciencializar e dar visibilidade à situação atual de desigualdade de género na profissão.
id RCAP_af4004aa2c5bc3678853556cf98c2292
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48927
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Representatividade feminina na liderança das Sociedades de Revisores Oficiais de ContasIgualdade de géneroLiderançaRepresentatividade femininaROCSROCApesar da maior consciência social para a igualdade de género, a sub-representação feminina é, ainda, uma realidade, principalmente, nos níveis hierárquicos mais elevados. E o mesmo se observa na profissão de Revisor Oficial de Contas (ROC) e nos órgãos de gestão das Sociedades de Revisores Oficiais de Contas (SROC). Nesse sentido, este estudo teve como principais objetivos comprovar a sub-representação das mulheres na profissão de ROC e na liderança das SROC, bem como evidenciar alguns dos motivos que a potenciam. Para tal, numa primeira fase, foi efetuada uma extensa revisão da literatura de modo a perceber as razões que podem levar à sub-representação feminina em determinadas profissões. Numa segunda fase, foram analisados os dados constantes nas Listas de ROC e SROC disponibilizadas no sítio da Internet da OROC, nomeadamente, através do apuramento de rácios e construção de gráficos e, numa terceira fase, através da realização de entrevistas a uma amostra de dez ROC sócios e pertencentes ao órgão de gestão de SROC, selecionados através de amostra por conveniência com base em critérios previamente definidos. Os resultados obtidos no estudo realizado permitiram, então, comprovar a sub-representação feminina na profissão de ROC e, também, na liderança das SROC. Ao nível da profissão, as mulheres são cerca de 31%, o que além de outros fatores referidos, pode dever-se ao histórico masculino da profissão, que impacta no cálculo representatividade atual. Ao passo que, na liderança das SROC, o que mais contribui para suster as mulheres em níveis inferiores são as dificuldades de conjugar as exigências da vida profissional com a vida pessoal, com maior influência quando conjugado com a maternidade. Ainda que as conclusões do estudo não sejam extrapoláveis, acredita-se que este contribuiu para consciencializar e dar visibilidade à situação atual de desigualdade de género na profissão.Pedrosa, Isabel Maria MendesMonteiro, Daniela Alexandra SantosRepositório ComumBernardo, Sílvia Constantina Cordeiro20232024-12-12T00:00:00Z2023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48927TID:203465326porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-18T02:15:57Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48927Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:54.760239Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Representatividade feminina na liderança das Sociedades de Revisores Oficiais de Contas
title Representatividade feminina na liderança das Sociedades de Revisores Oficiais de Contas
spellingShingle Representatividade feminina na liderança das Sociedades de Revisores Oficiais de Contas
Bernardo, Sílvia Constantina Cordeiro
Igualdade de género
Liderança
Representatividade feminina
ROC
SROC
title_short Representatividade feminina na liderança das Sociedades de Revisores Oficiais de Contas
title_full Representatividade feminina na liderança das Sociedades de Revisores Oficiais de Contas
title_fullStr Representatividade feminina na liderança das Sociedades de Revisores Oficiais de Contas
title_full_unstemmed Representatividade feminina na liderança das Sociedades de Revisores Oficiais de Contas
title_sort Representatividade feminina na liderança das Sociedades de Revisores Oficiais de Contas
author Bernardo, Sílvia Constantina Cordeiro
author_facet Bernardo, Sílvia Constantina Cordeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedrosa, Isabel Maria Mendes
Monteiro, Daniela Alexandra Santos
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardo, Sílvia Constantina Cordeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Igualdade de género
Liderança
Representatividade feminina
ROC
SROC
topic Igualdade de género
Liderança
Representatividade feminina
ROC
SROC
description Apesar da maior consciência social para a igualdade de género, a sub-representação feminina é, ainda, uma realidade, principalmente, nos níveis hierárquicos mais elevados. E o mesmo se observa na profissão de Revisor Oficial de Contas (ROC) e nos órgãos de gestão das Sociedades de Revisores Oficiais de Contas (SROC). Nesse sentido, este estudo teve como principais objetivos comprovar a sub-representação das mulheres na profissão de ROC e na liderança das SROC, bem como evidenciar alguns dos motivos que a potenciam. Para tal, numa primeira fase, foi efetuada uma extensa revisão da literatura de modo a perceber as razões que podem levar à sub-representação feminina em determinadas profissões. Numa segunda fase, foram analisados os dados constantes nas Listas de ROC e SROC disponibilizadas no sítio da Internet da OROC, nomeadamente, através do apuramento de rácios e construção de gráficos e, numa terceira fase, através da realização de entrevistas a uma amostra de dez ROC sócios e pertencentes ao órgão de gestão de SROC, selecionados através de amostra por conveniência com base em critérios previamente definidos. Os resultados obtidos no estudo realizado permitiram, então, comprovar a sub-representação feminina na profissão de ROC e, também, na liderança das SROC. Ao nível da profissão, as mulheres são cerca de 31%, o que além de outros fatores referidos, pode dever-se ao histórico masculino da profissão, que impacta no cálculo representatividade atual. Ao passo que, na liderança das SROC, o que mais contribui para suster as mulheres em níveis inferiores são as dificuldades de conjugar as exigências da vida profissional com a vida pessoal, com maior influência quando conjugado com a maternidade. Ainda que as conclusões do estudo não sejam extrapoláveis, acredita-se que este contribuiu para consciencializar e dar visibilidade à situação atual de desigualdade de género na profissão.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-12-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/48927
TID:203465326
url http://hdl.handle.net/10400.26/48927
identifier_str_mv TID:203465326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137010055643136