Diferenciação pedagógica na escrita |e pontuação: um caso no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Tânia Sofia Henriques
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/16776
Resumo: O presente relatório é parte integrante da unidade curricular Prática Pedagógica Supervisionada B2, pertencente ao 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, ministrado na Universidade de Aveiro. Por se preconizar uma organização escolar que vá além da uniformidade, isto é, que compreenda que diferentes alunos possuem diferentes necessidades e ritmos de aprendizagem, sendo crucial o papel da Diferenciação Pedagógica nesse âmbito (Tomlinson, 2008) e tendo em conta que a escrita baseada na abordagem da pontuação é assumida como fundamental e, ao mesmo tempo, como o aspeto que mais questões e resistências desperta no texto (Cassany,1993), o presente estudo, realizado numa turma do 2.º ano de escolaridade, do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, incidiu sobre a Diferenciação Pedagógica na escrita, concretamente na pontuação. Posto isto, importa destacar que as principais finalidades de intervenção foram consciencializar os alunos para a relevância da pontuação na escrita e desenvolver competências dos discentes no que respeita à pontuação. O principal objetivo investigativo foi o de compreender o contributo da Diferenciação Pedagógica na aquisição de competências de escrita dos discentes, especificamente, ao nível da pontuação. É de notar que se tratou um trabalho assente numa metodologia de cariz qualitativo, do tipo investigação-ação e que a recolha de dados se fez através de fichas de trabalho, inquéritos por questionário, fotografias e notas de campo. Da análise aos resultados obtidos, concluiu-se que, a partir de práticas voltadas para a DP, houve uma ligeira evolução no que diz respeito ao uso da pontuação e que os estudantes se consciencializaram em relação à sua importância. Dito por outras palavras, constatou-se uma melhoria, por parte dos discentes, na utilização do parágrafo, dos dois pontos, do travessão, do ponto final, do ponto de exclamação, das reticências e do ponto e vírgula, sendo que relativamente à relevância da pontuação, se verificou que os alunos a consideram crucial na leitura e compreensão do texto.
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