A diferenciação pedagógica e o ensino da escrita numa turma do 3º ano do 1º Ciclo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/18390 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado com uma turma de 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do ensino básico. Teve como principais objetivos: (i) desenvolver a competência de escrita dos alunos com recurso a atividades diferenciadas e (ii) compreender o contributo das atividades diferenciadas na melhoria dos escritos dos alunos. Desta forma, pretendíamos dar respostas às seguintes questões investigativas: “Como melhorar os escritos dos alunos do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico com recurso a atividades diferenciadas?” e “Qual o contributo do trabalho diferenciado numa turma do 3.º ano para a melhoria dos escritos dos alunos?”. Como se trata de uma investigação de cariz qualitativo, assente num paradigma sócio-crítico e do tipo investigação-ação, foi possível completar um ciclo de observação, reflexão, planificação e ação, tendo por base escritos dos alunos, nomeadamente um texto diagnóstico, que permitiu a realização das sessões do projeto e um texto final que permitiu a avaliação dos resultados obtidos após as sessões implementadas. Para isso, foram analisadas, através do software WebQDA, as dimensões gráfica e ortográfica da escrita, com base num tipo de categorização possível. Foram implementadas 6 sessões de intervenção e criados recursos para todas elas, particularmente fichas de trabalho diferenciadas e apresentações PowerPoint para a introdução das respetivas sessões (em anexo). Através da análise de dados, feita aluno a aluno, num total de 15 alunos, conclui-se que houve uma melhoria significativa nos escritos dos mesmos, e que portanto a abordagem da escrita através da diferenciação pedagógica é uma mais-valia para o ensino, principalmente se for aliado a uma perspetiva de reflexão sobre a escrita e a língua no geral. |
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A diferenciação pedagógica e o ensino da escrita numa turma do 3º ano do 1º CicloDiferenciação pedagógicaEnsino básico 1º cicloCompetências da escritaOrtografiaPontuaçãoLíngua portuguesaO presente relatório foi realizado com uma turma de 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do ensino básico. Teve como principais objetivos: (i) desenvolver a competência de escrita dos alunos com recurso a atividades diferenciadas e (ii) compreender o contributo das atividades diferenciadas na melhoria dos escritos dos alunos. Desta forma, pretendíamos dar respostas às seguintes questões investigativas: “Como melhorar os escritos dos alunos do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico com recurso a atividades diferenciadas?” e “Qual o contributo do trabalho diferenciado numa turma do 3.º ano para a melhoria dos escritos dos alunos?”. Como se trata de uma investigação de cariz qualitativo, assente num paradigma sócio-crítico e do tipo investigação-ação, foi possível completar um ciclo de observação, reflexão, planificação e ação, tendo por base escritos dos alunos, nomeadamente um texto diagnóstico, que permitiu a realização das sessões do projeto e um texto final que permitiu a avaliação dos resultados obtidos após as sessões implementadas. Para isso, foram analisadas, através do software WebQDA, as dimensões gráfica e ortográfica da escrita, com base num tipo de categorização possível. Foram implementadas 6 sessões de intervenção e criados recursos para todas elas, particularmente fichas de trabalho diferenciadas e apresentações PowerPoint para a introdução das respetivas sessões (em anexo). Através da análise de dados, feita aluno a aluno, num total de 15 alunos, conclui-se que houve uma melhoria significativa nos escritos dos mesmos, e que portanto a abordagem da escrita através da diferenciação pedagógica é uma mais-valia para o ensino, principalmente se for aliado a uma perspetiva de reflexão sobre a escrita e a língua no geral.This report was conducted with a group of 3rd grade of the 1st basic education cycle. We had as main objectives: (i) develop the writing skills of students using the different activities and (ii) understand the contribution of different activities to improve the writings of the students. In this way, we wanted to give answers to the following investigative questions: “How to improve the writings of students of the 3rd year of the 1st cycle of basic education through the use of different activities?” and “What is the contribution of differentiated work in the 3rd grade class to improve the writings of students?”. As it is a qualitative nature research, based on a socio-critical paradigm and the type action-research, it was possible to complete a cycle of observation, reflection, planning and action, with the written basis of the students, including a diagnosis text, allowed to carry out the project sessions and a final text that allowed the evaluation of the results obtained after the sessions implemented. To this, they were analyzed by WebQDA software, graphic spelling and dimensions of the writing, based on a possible type of categorization. Have been implemented 6 intervention sessions and created resources for all of them, particularly differentiated worksheets and PowerPoint presentations for the introduction of their sessions (attached). Through data analysis, made student to student, a total of 15 students, it is concluded that there was a significant improvement in the writings of the same, and therefore the writing approach through adaptive education is an asset for teaching, especially if combined with a perspective of reflection on writing and language in general.Universidade de Aveiro2017-09-27T09:47:39Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18390TID:201597039porSoares, Verónica Marisa Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:34:54Zoai:ria.ua.pt:10773/18390Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:07.591522Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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