O impacto dos influenciadores digitais no processo de tomada de decisão de compra
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/9118 |
Resumo: | Esta dissertação aborda o papel significativo que os influenciadores digitais têm no processo de tomada de decisão de compra. Para alcançar esse objetivo, a dissertação analisa diversos fatores que afetam a relação entre os consumidores e os influenciadores digitais, fornecendo uma visão abrangente das dinâmicas envolvidas nesse contexto. De forma a compreender e determinar melhor o impacto exercido pelos influenciadores digitais nos seus seguidores, no presente estudo é investigado o efeito da opinion leadership dos influenciadores, do seu número de seguidores e do fear of missing out, na electronic word-of-mouth, e a intenção de compra. A recolha de dados da presente investigação foi feita com base num questionário que obteve 251 respostas. Os resultados demonstram que os influenciadores digitais exercem um impacto significativo no processo de tomada de decisão de compra dos seus seguidores, sobretudo devido ao efeito das variáveis fear of missing out e opinion leadership. Adicionalmente, a variável electronic word-of-mouth evidencia também um grande impacto na intenção de compra. Por último, o efeito do variável número de seguidores nas variáveis fear of missing out e opinion leadership não foi estatisticamente suportado. No entanto, poderá ser um efeito que poderá continuar a ser alvo de investigação em estudos futuros. |
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O impacto dos influenciadores digitais no processo de tomada de decisão de compraInfluenciadores digitaisLíderes de opiniãoFear of missing outElectronic word-of-mouthIntenção de compraDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoEsta dissertação aborda o papel significativo que os influenciadores digitais têm no processo de tomada de decisão de compra. Para alcançar esse objetivo, a dissertação analisa diversos fatores que afetam a relação entre os consumidores e os influenciadores digitais, fornecendo uma visão abrangente das dinâmicas envolvidas nesse contexto. De forma a compreender e determinar melhor o impacto exercido pelos influenciadores digitais nos seus seguidores, no presente estudo é investigado o efeito da opinion leadership dos influenciadores, do seu número de seguidores e do fear of missing out, na electronic word-of-mouth, e a intenção de compra. A recolha de dados da presente investigação foi feita com base num questionário que obteve 251 respostas. Os resultados demonstram que os influenciadores digitais exercem um impacto significativo no processo de tomada de decisão de compra dos seus seguidores, sobretudo devido ao efeito das variáveis fear of missing out e opinion leadership. Adicionalmente, a variável electronic word-of-mouth evidencia também um grande impacto na intenção de compra. Por último, o efeito do variável número de seguidores nas variáveis fear of missing out e opinion leadership não foi estatisticamente suportado. No entanto, poderá ser um efeito que poderá continuar a ser alvo de investigação em estudos futuros.Crespo, Cátia Claudemira Cordeiro FernandesIC-OnlineFrias, Joana Mélissa Lopes2023-12-21T13:51:43Z2023-10-272023-10-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/9118TID:203439570porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:58:56Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9118Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:43.393858Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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