Auto regulação das aprendizagens na disciplina de educação visual e tecnológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/19049 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico |
id |
RCAP_afbda8f8c8d20a67ac80e965f215157d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19049 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Auto regulação das aprendizagens na disciplina de educação visual e tecnológica37.015.374:372.874372.874:74Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino BásicoNo âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, foi realizado um estágio no 2º ciclo de ensino básico na disciplina de EVT, na escola EB 2,3 Dr. Francisco Sanches, em Braga, com uma turma de 5º ano de escolaridade, tendo início em Novembro de 2010 e término no mês de Junho de 2011. Perante o contexto exposto, é realizada uma reflexão crítica da minha prática de ensino supervisionada que teve como pano de fundo, um plano de intervenção assente no tema autoregulação, associado aos processos de ensino/aprendizagem na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Verificamos na atualidade uma importância cada vez maior na construção de indivíduos que se revelem sujeitos ativos na sociedade. Desta forma, o estudo auto-regulado assume um papel importante na aquisição de metodologias direcionadas para a aprendizagem autónoma. Assim sendo, o objetivo deste estudo enquadra-se por um lado, numa melhor compreensão da importância da auto-regulação na aprendizagem e por outro, em observar qual o efeito que provoca nos alunos, quando se adotam metodologias direcionadas para processos de ensino/aprendizagem auto-regulados. O presente relatório da prática de ensino supervisionada encontra-se estruturado em três momentos. Num primeiro momento é feita uma abordagem ao Ensino da Educação Visual e Tecnológica, percebendo quais os princípios que a orientam, completada com a contextualização da prática, referindo o contexto em que se desenvolveu o estudo, sendo anunciadas as metodologias de ensino utilizadas e as opções educativas. Ainda nesta fase é exposto o enquadramento teórico do plano de intervenção. O segundo momento do relatório é destinado à exibição e análise dos dados recolhidos ao longo da aplicação do plano de intervenção. Na última parte é feita uma conclusão ao projeto, no qual são evidenciadas as limitações e recomendações derivantes do estudo.As part of the Master in Teaching Visual and Technological Education in Basic Education in the course of Supervised Teaching Practice, there was a stage in the 2nd cycle of basic education in the discipline of EVT, school EB 2,3 Dr. Francisco Sanches, in Braga, with a class of 5 th grade, beginning in November 2010 and ending in June 2011. Given the context above, a critical reflection is made on my teaching practice that had supervised the background, an intervention plan based on subject self-regulatory processes associated with the teaching / learning in the discipline of Visual and Technological Education. We find today a growing importance in the individuals as development active agents in society. Thus, the self-regulated study plays an important role in the acquisition of methodologies directed to independent learning. Therefore, the objective of this study was based on the one hand, a better understanding of the importance of self-regulation in learning and secondly, to observe what effect it would have on students when they adopt methodologies for process oriented teaching / learning self-regulated. This report of supervised teaching practice is structured in three parts. At first it made an approach to the teaching of Visual and Technological Education, with its principles and practice contextualized, referring to the context in which they developed the study, announced the teaching methodologies used and the options educational. At this stage is exposed the theoretical framework of the intervention plan. The second part of the report is to display and analysis of data collected during the implementation of the intervention plan. In the last part there is a conclusion to the project, in which the limitations are noted and recommendations deriving from the study.Martins, José Alberto Lourenço GonçalvesUniversidade do MinhoVieira, Luís Carlos Matos20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19049porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19049Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:58.004572Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Auto regulação das aprendizagens na disciplina de educação visual e tecnológica |
title |
Auto regulação das aprendizagens na disciplina de educação visual e tecnológica |
spellingShingle |
Auto regulação das aprendizagens na disciplina de educação visual e tecnológica Vieira, Luís Carlos Matos 37.015.3 74:372.874 372.874:74 |
title_short |
Auto regulação das aprendizagens na disciplina de educação visual e tecnológica |
title_full |
Auto regulação das aprendizagens na disciplina de educação visual e tecnológica |
title_fullStr |
Auto regulação das aprendizagens na disciplina de educação visual e tecnológica |
title_full_unstemmed |
Auto regulação das aprendizagens na disciplina de educação visual e tecnológica |
title_sort |
Auto regulação das aprendizagens na disciplina de educação visual e tecnológica |
author |
Vieira, Luís Carlos Matos |
author_facet |
Vieira, Luís Carlos Matos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, José Alberto Lourenço Gonçalves Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Luís Carlos Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
37.015.3 74:372.874 372.874:74 |
topic |
37.015.3 74:372.874 372.874:74 |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/19049 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/19049 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132942879948800 |