Auto regulação das aprendizagens na disciplina de educação visual e tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Luís Carlos Matos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/19049
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
id RCAP_afbda8f8c8d20a67ac80e965f215157d
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19049
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Auto regulação das aprendizagens na disciplina de educação visual e tecnológica37.015.374:372.874372.874:74Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino BásicoNo âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, foi realizado um estágio no 2º ciclo de ensino básico na disciplina de EVT, na escola EB 2,3 Dr. Francisco Sanches, em Braga, com uma turma de 5º ano de escolaridade, tendo início em Novembro de 2010 e término no mês de Junho de 2011. Perante o contexto exposto, é realizada uma reflexão crítica da minha prática de ensino supervisionada que teve como pano de fundo, um plano de intervenção assente no tema autoregulação, associado aos processos de ensino/aprendizagem na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Verificamos na atualidade uma importância cada vez maior na construção de indivíduos que se revelem sujeitos ativos na sociedade. Desta forma, o estudo auto-regulado assume um papel importante na aquisição de metodologias direcionadas para a aprendizagem autónoma. Assim sendo, o objetivo deste estudo enquadra-se por um lado, numa melhor compreensão da importância da auto-regulação na aprendizagem e por outro, em observar qual o efeito que provoca nos alunos, quando se adotam metodologias direcionadas para processos de ensino/aprendizagem auto-regulados. O presente relatório da prática de ensino supervisionada encontra-se estruturado em três momentos. Num primeiro momento é feita uma abordagem ao Ensino da Educação Visual e Tecnológica, percebendo quais os princípios que a orientam, completada com a contextualização da prática, referindo o contexto em que se desenvolveu o estudo, sendo anunciadas as metodologias de ensino utilizadas e as opções educativas. Ainda nesta fase é exposto o enquadramento teórico do plano de intervenção. O segundo momento do relatório é destinado à exibição e análise dos dados recolhidos ao longo da aplicação do plano de intervenção. Na última parte é feita uma conclusão ao projeto, no qual são evidenciadas as limitações e recomendações derivantes do estudo.As part of the Master in Teaching Visual and Technological Education in Basic Education in the course of Supervised Teaching Practice, there was a stage in the 2nd cycle of basic education in the discipline of EVT, school EB 2,3 Dr. Francisco Sanches, in Braga, with a class of 5 th grade, beginning in November 2010 and ending in June 2011. Given the context above, a critical reflection is made on my teaching practice that had supervised the background, an intervention plan based on subject self-regulatory processes associated with the teaching / learning in the discipline of Visual and Technological Education. We find today a growing importance in the individuals as development active agents in society. Thus, the self-regulated study plays an important role in the acquisition of methodologies directed to independent learning. Therefore, the objective of this study was based on the one hand, a better understanding of the importance of self-regulation in learning and secondly, to observe what effect it would have on students when they adopt methodologies for process oriented teaching / learning self-regulated. This report of supervised teaching practice is structured in three parts. At first it made an approach to the teaching of Visual and Technological Education, with its principles and practice contextualized, referring to the context in which they developed the study, announced the teaching methodologies used and the options educational. At this stage is exposed the theoretical framework of the intervention plan. The second part of the report is to display and analysis of data collected during the implementation of the intervention plan. In the last part there is a conclusion to the project, in which the limitations are noted and recommendations deriving from the study.Martins, José Alberto Lourenço GonçalvesUniversidade do MinhoVieira, Luís Carlos Matos20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19049porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19049Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:58.004572Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Auto regulação das aprendizagens na disciplina de educação visual e tecnológica
title Auto regulação das aprendizagens na disciplina de educação visual e tecnológica
spellingShingle Auto regulação das aprendizagens na disciplina de educação visual e tecnológica
Vieira, Luís Carlos Matos
37.015.3
74:372.874
372.874:74
title_short Auto regulação das aprendizagens na disciplina de educação visual e tecnológica
title_full Auto regulação das aprendizagens na disciplina de educação visual e tecnológica
title_fullStr Auto regulação das aprendizagens na disciplina de educação visual e tecnológica
title_full_unstemmed Auto regulação das aprendizagens na disciplina de educação visual e tecnológica
title_sort Auto regulação das aprendizagens na disciplina de educação visual e tecnológica
author Vieira, Luís Carlos Matos
author_facet Vieira, Luís Carlos Matos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, José Alberto Lourenço Gonçalves
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Luís Carlos Matos
dc.subject.por.fl_str_mv 37.015.3
74:372.874
372.874:74
topic 37.015.3
74:372.874
372.874:74
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/19049
url http://hdl.handle.net/1822/19049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132942879948800