Proposta de um plano de estratégia de marketing digital para os MS Collection

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Maria Beatriz Machado
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23733
Resumo: Relatório de estágio
id RCAP_afe3f24c689dbafbae335bdefb612c30
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/23733
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Proposta de um plano de estratégia de marketing digital para os MS CollectionHotelariaRedes SociaisPlano EstratégicoMarketing DigitalMS CollectionHospitalitySocial mediaStrategic planDigital marketingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoRelatório de estágioO objeto de estudo foca-se na elaboração de um plano estratégico de marketing digital dos hotéis MS Collection, empreendimentos de luxo a serem inaugurados em 2023. Este projeto hoteleiro pertence a um grupo de empresas denominado MS Group, que se ramifica nos Moon & Sun Hotels (hotéis de 4 estrelas localizados no Porto e Braga) e noutras entidades pertencentes às indústrias do imobiliário, construção e desporto. Esta análise propõe como principal objetivo a exposição das diferentes estratégias e regras de posicionamento digital que serão utilizadas pelos futuros hotéis boutique de 5 estrelas, MS Collection. É vital realçar a importância que a presença em meios digitais terá no reforço e awareness da marca, especialmente pelo facto dos hotéis de luxo se virem a estabelecer em locais caracterizados pelo seu potencial turístico (nomeadamente nas cidades de Aveiro e Arouca) e pelos seus edifícios históricos e emblemáticos, isto é, no Palacete de Valdemouro, em Aveiro, e no Mosteiro de Arouca, respetivamente. Como os hotéis MS Collection ainda se encontram sob avaliações internas e sujeitos a burocracias demoradas, a metodologia aplicada neste plano será focada no conhecimento aprofundado do seu mercado e respetivo público-alvo, através da condução de entrevistas a um dos administradores e à atual diretora de marketing e comunicação do grupo. Desta forma, será possível compreender todas as expetativas internas em relação aos hotéis e assim delinear as diversas estratégias, objetivos e procedimentos até ao lançamento digital dos estabelecimentos hoteleiros. Espera-se uma estrita implementação do plano por parte de todos os colaboradores e executivos de forma a que as plataformas digitais dos MS Collection reflitam a missão, valores, visão e objetivos do grupo hoteleiro. Também é expectado que o plano esteja adequado à sua segmentação, posicionamento e público-alvo, claramente diferenciado da sua concorrência direta. Não obstante, o plano poderá ser modificado e moldado perante crises, imprevistos de mercado e tendências tecnológicas emergentes.The object of study focuses on the development of a digital strategic plan for the MS Collection hotels, luxury ventures that will be opened in 2023. This hotel project belongs to a group of companies called MS Group, which branches into Moon & Sun Hotels (4-star hotels located in Porto and Braga) and other entities pertaining to the real estate, construction, and sports industries. This analysis proposes as its main objective the exposition of the different digital positioning strategies and rules that will be used by the future 5-star boutique hotels, MS Collection. It is vital to highlight the importance that the presence in digital media will have in the reinforcement and awareness of the brand, especially due to the fact that the luxury hotels will be established in places characterized by their tourism potential(namely in the cities of Aveiro and Arouca) and by their historic and emblematic buildings, i.e. in the Palacete de Valdemouro, in Aveiro, and in the Monastery of Arouca,respectively. As the MS Collection Hotels are still under internal evaluations and subject to time-consuming bureaucracies, the methodology applied in this plan will be focused on the in-depth knowledge of its market and respective target audience, through the conduct of interviews with one of the administrators and the current director of marketing and communication of the group. In this way, it will be possible to understand all the internal expectations of the hotels and thus outline the different strategies, objectives and procedures until the digital launch of the hotel establishments. A strict implementation of the plan is expected by all employees and executives so that the MS Collection’s digital platforms reflect the mission, values, vision and objectives of the hotel group. It is also expected that the plan is suited to its segmentation, positioning and target audience, clearly differentiated from its direct competition. Nevertheless, the plan may be modified and shaped in the face of crises, unforeseen market events and emerging technological trends.Mouta, CristinaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMaia, Maria Beatriz Machado2023-10-23T10:06:54Z2023-07-212023-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23733TID:203356276porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-25T01:46:34Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23733Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:39:26.020018Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de um plano de estratégia de marketing digital para os MS Collection
title Proposta de um plano de estratégia de marketing digital para os MS Collection
spellingShingle Proposta de um plano de estratégia de marketing digital para os MS Collection
Maia, Maria Beatriz Machado
Hotelaria
Redes Sociais
Plano Estratégico
Marketing Digital
MS Collection
Hospitality
Social media
Strategic plan
Digital marketing
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Proposta de um plano de estratégia de marketing digital para os MS Collection
title_full Proposta de um plano de estratégia de marketing digital para os MS Collection
title_fullStr Proposta de um plano de estratégia de marketing digital para os MS Collection
title_full_unstemmed Proposta de um plano de estratégia de marketing digital para os MS Collection
title_sort Proposta de um plano de estratégia de marketing digital para os MS Collection
author Maia, Maria Beatriz Machado
author_facet Maia, Maria Beatriz Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mouta, Cristina
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Maria Beatriz Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Hotelaria
Redes Sociais
Plano Estratégico
Marketing Digital
MS Collection
Hospitality
Social media
Strategic plan
Digital marketing
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Hotelaria
Redes Sociais
Plano Estratégico
Marketing Digital
MS Collection
Hospitality
Social media
Strategic plan
Digital marketing
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Relatório de estágio
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-23T10:06:54Z
2023-07-21
2023-07-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/23733
TID:203356276
url http://hdl.handle.net/10400.22/23733
identifier_str_mv TID:203356276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133655107371008