Desenvolvimento de competências na área de estudo acompanhado por recurso ao Didaktosonline

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nobre, Rui Manuel Figueiredo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/3818
Resumo: As novas exigências surgidas com a passagem à sociedade pós-industrial e a massificação do ensino a que se assistiu, quase em paralelo, a partir da segunda metade do século XX catapultaram para o seio da escola uma série de problemas até aí desconhecidos - abandono escolar precoce, insucesso, violência -, fruto de uma nova realidade económica, social e frequentemente multicultural. De modo a enfrentar esta nova sociedade, a escola interiorizou a necessidade de alterar o seu posicionamento face aos métodos e técnicas de ensino e aprendizagem até então vigentes. O construtivismo substitui gradualmente as velhas teorias comportamentalistas e cognitivistas e os currículos baseados em objectivos cederam lugar aos baseados em competências. As tecnologias, por sua vez, procuram dar o seu contributo para um ensino que se procura, cada vez mais, actual e assertivo. O estudo de caso apresentado pretende contribuir para a resolução de alguns desses problemas, nomeadamente, o do insucesso e abandono escolar, recorrendo para isso ao desenvolvimento de competências a partir do Hipertexto de Flexibilidade Cognitiva DidaktosOnLine. A presente investigação envolveu um conjunto de alunos de uma turma do oitavo ano de escolaridade e dois professores (Estudo Acompanhado e História), da Escola do Ensino Básico 2,3 Infante D. Henrique de Viseu. Durante cinco semanas, os participantes no estudo levaram a cabo três trabalhos (um individual e dois em grupo), apoiados e observados pela professora de “Estudo Acompanhado” e pelo investigador, terminando com uma apresentação oral à turma, um debate na disciplina de História sobre as civilizações ameríndias e ainda, a redacção de uma peça de teatro. Para a realização dos trabalhos de pesquisa e tratamento da informação recorreram ao Hipertexto DidaktosOnLine, uma ferramenta assente na Teoria de Flexibilidade Cognitiva. Os dados obtidos levam-nos a concluir que o Hipertexto de Flexibilidade Cognitiva DidaktosOnline permitiu, por um lado, o desenvolvimento de competências e respectiva reutilização, e por outro, o aprofundamento de novas aprendizagens.
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spelling Desenvolvimento de competências na área de estudo acompanhado por recurso ao DidaktosonlineEnsino multimédiaEnsino assistido por computador - Ensino básico 3º ciclo - Viseu (Portugal)Motivação para a aprendizagemActividades de aprendizagemDesenvolvimento das competênciasCompetências de estudoAs novas exigências surgidas com a passagem à sociedade pós-industrial e a massificação do ensino a que se assistiu, quase em paralelo, a partir da segunda metade do século XX catapultaram para o seio da escola uma série de problemas até aí desconhecidos - abandono escolar precoce, insucesso, violência -, fruto de uma nova realidade económica, social e frequentemente multicultural. De modo a enfrentar esta nova sociedade, a escola interiorizou a necessidade de alterar o seu posicionamento face aos métodos e técnicas de ensino e aprendizagem até então vigentes. O construtivismo substitui gradualmente as velhas teorias comportamentalistas e cognitivistas e os currículos baseados em objectivos cederam lugar aos baseados em competências. As tecnologias, por sua vez, procuram dar o seu contributo para um ensino que se procura, cada vez mais, actual e assertivo. O estudo de caso apresentado pretende contribuir para a resolução de alguns desses problemas, nomeadamente, o do insucesso e abandono escolar, recorrendo para isso ao desenvolvimento de competências a partir do Hipertexto de Flexibilidade Cognitiva DidaktosOnLine. A presente investigação envolveu um conjunto de alunos de uma turma do oitavo ano de escolaridade e dois professores (Estudo Acompanhado e História), da Escola do Ensino Básico 2,3 Infante D. Henrique de Viseu. Durante cinco semanas, os participantes no estudo levaram a cabo três trabalhos (um individual e dois em grupo), apoiados e observados pela professora de “Estudo Acompanhado” e pelo investigador, terminando com uma apresentação oral à turma, um debate na disciplina de História sobre as civilizações ameríndias e ainda, a redacção de uma peça de teatro. Para a realização dos trabalhos de pesquisa e tratamento da informação recorreram ao Hipertexto DidaktosOnLine, uma ferramenta assente na Teoria de Flexibilidade Cognitiva. Os dados obtidos levam-nos a concluir que o Hipertexto de Flexibilidade Cognitiva DidaktosOnline permitiu, por um lado, o desenvolvimento de competências e respectiva reutilização, e por outro, o aprofundamento de novas aprendizagens.The new demands of post-industrial society and the massification of teaching we witnessed, almost simultaneously, from the second half of the 20th century, catapulted onto the school a set of problems that were unknown until then – early school increase of drop out rates, school failure, violence – as the result of a new economic, social and frequently multicultural reality. So as to face up to this new society, the school interiorised the need to change its positioning as to the teaching methods and techniques used until then. Constructivism gradually replaced the old behaviourist and cognitivist theories and curricula based on objectives gave way to those based on competences. Technologies, in turn, tried to contribute towards a form of teaching that is ever more modern and assertive. The present case study aim at contributing towards solving some of those problems, namely failure and school abandonment, resorting to the development of competences with the aid of the Cognitive Flexibility Hypertext DidaktosOnLine. The study involved a group of 8th grade pupils and two teachers (Tutored Study and History) from the Infante D. Henrique Basic Education (2nd and 3rd cycles) School, in Viseu. For the span of five weeks, participants in the study developed three tasks (one individual and two in groups), supported and supervised by the Tutored Study teacher and the researcher, ending with an oral presentation to the whole class, a debate in the History class on the topic of American Indian civilisations, and also an essay and a theatre play. For the undertaking of the search and information management tasks they resorted to the hypertext DidaktosOnLine, a tool based on Cognitive Flexibility Theory. Data obtained lead us to conclude that the Cognitive Flexibility Hypertext DidaktosOnLine fostered, on one hand, the development of competences and their respective application and, on the other hand, the deepening of new knowledge learning.Universidade de Aveiro2011-07-20T11:36:17Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3818porNobre, Rui Manuel Figueiredoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:03:47Zoai:ria.ua.pt:10773/3818Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:55.569445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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