Avaliação de desempenho do professor de línguas estrangeiras : - o que pensam os professores? -

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Maria Rita Morais
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/23680
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras)
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spelling Avaliação de desempenho do professor de línguas estrangeiras : - o que pensam os professores? -Avaliação do desempenho docenteProfessores de línguas estrangeirasDesenvolvimento profissionalSupervisão pedagógica(In)satisfação(Des)motivaçãoTeacher performance evaluationForeign languages teachersProfessional developmentPedagogical supervision(Dis)satisfaction(De)motivation371.136Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras)O presente estudo propôs-se compreender as perceções e atitudes dos docentes de Línguas Estrangeiras face à avaliação do desempenho docente e surge inserido no Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras, da Universidade do Minho. Teve como finalidade geral caracterizar perceções e atitudes face à profissão docente, identificando fatores de satisfação e insatisfação profissional e identificar potencialidades e constrangimentos do processo de avaliação docente em professores de LE. Visou, ainda, inferir estratégias e possibilidades de intervenção favorecedoras duma avaliação docente numa perspetiva emancipatória e profissionalizante. A partir do enquadramento normativo da avaliação de desempenho docente e tendo como base um quadro conceptual focado na avaliação, na (in)satisfação, no desenvolvimento profissional e na supervisão pedagógica, bem como algumas questões relativas à especificidade deste grupo disciplinar, o estudo envolveu trinta professoras de Línguas Estrangeiras. A instrumentação foi aplicada em duas fases: um questionário ao qual responderam as trinta docentes e uma entrevista aplicada a dez destas docentes. A problemática em análise foi abordada de forma qualitativa e quantitativa a partir de uma perspetiva de estudo de caso. A informação recolhida foi tratada através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelam que o novo sistema de avaliação de desempenho docente é causador de muitas tensões, apresenta constrangimentos profundos, não tem a capacidade de atingir os principais objetivos que propõe e deverá ser sujeito a alterações de vária ordem no sentido de melhorar o ensino, a aprendizagem e as escolas.This research aimed at understanding the perceptions and attitudes of the foreign languages teachers concerning the teacher performance evaluation and it is part of a Master in Education - Pedagogical Supervision in Foreign Language Education taken at the University of Minho. It had as its main purpose to describe perceptions and attitudes towards the teaching profession, identifying satisfaction and dissatisfaction professional factors, and to identify potentialities and limitations of the performance evaluation system concerning the foreign languages teachers. It also expected to infer strategies and possibilities of intervention that favoured a performance evaluation in an emancipatory and professional perspective. Starting with the legal frame of the teacher performance evaluation and standing on a conceptual framework focused in evaluation, (dis)satisfaction, professional development and pedagogical supervision, as well as some questions related to the specifity of the foreign languages subject, the study involved thirty teachers of these school subjects. Data was collected in two phases: a questionnaire answered by thirty teachers and an interview made to ten teachers. This issue was studied in a qualitative and quantitative kind of investigation from a study case approach perspective. Data was processed through content analysis. The results showed that the new teacher performance evaluation process is causing lots of tensions, presenting deep constraints, has no ability to reach its main goals and it should be subjected to several changes to improve education, learning and schools.Moreira, Maria AlfredoUniversidade do MinhoFreitas, Maria Rita Morais20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23680porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:00:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23680Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:50:31.787171Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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