Biografia linguística: união de culturas no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joana Sousa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10434
Resumo: O presente estudo resulta de um projeto de Seminário de Investigação Educacional com a temática Português Língua Não Materna e Variação Linguística e foi implementado numa Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico da região Centro de Portugal. Como público-alvo deste estudo foram selecionados: uma turma do 3.º ano constituída por oito alunos de português língua materna e três alunos de outras turmas, provenientes de diferentes culturas e cujo português é língua não materna, mais explicitamente, um aluno venezuelano do 2.º ano, uma aluna moldava e um aluno de etnia cigana, ambos do 4.º ano. O que perfaz um total de onze alunos, todos eles a frequentar o mesmo estabelecimento de ensino, no ano letivo 2011-2012. Perante uma sociedade diversificada, como consequência da globalização, é necessário preparar os alunos desde os primeiros anos de escolaridade, para que se formem cidadãos competentes e capazes de responder aos desafios de uma sociedade em constante mutação que se conjetura cada vez mais multicultural e multilingue. Neste estudo tentamos, assim, compreender de que forma a estratégia didática da biografia linguística pode representar uma mais-valia na integração de alunos de português língua não materna e na sensibilização dos alunos nativos para a diversidade linguística e cultural. Com uma base bibliográfica de sustentação, elaborámos uma biografia linguística e implementámo-la, no sentido de conhecer as representações dos intervenientes do estudo acerca das línguas e culturas e consciencializar sobre a diversidade linguística e cultural, procurando desenvolver o respeito e a valorização pelo Outro e promover a integração de todos os alunos. Os dados foram recolhidos, essencialmente, a partir da análise dos registos escritos e ilustrativos dos alunos, que constituem a sua (auto) biografia linguística. No tratamento da informação adotámos uma metodologia qualitativa, com uma análise de conteúdo em que foram definidas as seguintes categorias: Conhecimento do objeto, Conhecimento do contexto e Conhecimento de si. Os resultados do estudo revelam que a biografia linguística se assume como um instrumento profícuo na consciencialização e sensibilização dos alunos para a diversidade linguística e cultural, permitindo um auto e hetero conhecimento e uma (re) construção das representações e atitudes perante os outros.
id RCAP_1f9a15c56a7d6906c053c271aca3e19b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/10434
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Biografia linguística: união de culturas no 1º Ciclo do Ensino BásicoEnsino de línguasEnsino de uma segunda línguaEnsino da língua maternaLíngua portuguesa: Ensino básico 1º cicloDiversidade linguísticaPluralismo culturalO presente estudo resulta de um projeto de Seminário de Investigação Educacional com a temática Português Língua Não Materna e Variação Linguística e foi implementado numa Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico da região Centro de Portugal. Como público-alvo deste estudo foram selecionados: uma turma do 3.º ano constituída por oito alunos de português língua materna e três alunos de outras turmas, provenientes de diferentes culturas e cujo português é língua não materna, mais explicitamente, um aluno venezuelano do 2.º ano, uma aluna moldava e um aluno de etnia cigana, ambos do 4.º ano. O que perfaz um total de onze alunos, todos eles a frequentar o mesmo estabelecimento de ensino, no ano letivo 2011-2012. Perante uma sociedade diversificada, como consequência da globalização, é necessário preparar os alunos desde os primeiros anos de escolaridade, para que se formem cidadãos competentes e capazes de responder aos desafios de uma sociedade em constante mutação que se conjetura cada vez mais multicultural e multilingue. Neste estudo tentamos, assim, compreender de que forma a estratégia didática da biografia linguística pode representar uma mais-valia na integração de alunos de português língua não materna e na sensibilização dos alunos nativos para a diversidade linguística e cultural. Com uma base bibliográfica de sustentação, elaborámos uma biografia linguística e implementámo-la, no sentido de conhecer as representações dos intervenientes do estudo acerca das línguas e culturas e consciencializar sobre a diversidade linguística e cultural, procurando desenvolver o respeito e a valorização pelo Outro e promover a integração de todos os alunos. Os dados foram recolhidos, essencialmente, a partir da análise dos registos escritos e ilustrativos dos alunos, que constituem a sua (auto) biografia linguística. No tratamento da informação adotámos uma metodologia qualitativa, com uma análise de conteúdo em que foram definidas as seguintes categorias: Conhecimento do objeto, Conhecimento do contexto e Conhecimento de si. Os resultados do estudo revelam que a biografia linguística se assume como um instrumento profícuo na consciencialização e sensibilização dos alunos para a diversidade linguística e cultural, permitindo um auto e hetero conhecimento e uma (re) construção das representações e atitudes perante os outros.This research is the result of a project from the seminary of Educacional Investigation that had as a theme Portuguese as a second language and Linguistical Variation and has been implemented in a primary school in a region in the north of Portugal. The audience was a class from the third grade. This class has eight students with Portuguese as mother tongue and 3 students from other classes, that come from different cultures in which Portuguese is the second language, more explicitly: a Venezuelan student from second grade, and a Moldovan and a gipsy from forth grade, with a total of eleven students, all attending in the some school in the year 2011-2012. Facing such a diversified society, as a consequence of globalization, is necessary to prepare students since the first years at school, so they can become competent citizens and able to respond to the multiple challenges in a constantly changing society, that is becoming even more multicultural and multilingual. In this research we tried to understand in which way the teaching strategy from language biography may represent an advantage in the integration of students with Portuguese as a second language and the awareness of natives students to the linguistic and cultural diversity. With a bibliographic base as a support, we made a linguistic bibliography with the goal of knowing the representations of the study participants about languages and cultures and to raise awareness about the linguistic and cultural diversity, trying to develop the values of respect and appreciation from the other and to promote the integration of all students. Data were collected, especially from the analysis of written and illustrative records that are their linguistic (auto) biography. In data processing we adopted a qualitative methodology and in the content analysis the following categories: Object Knowledge, Context Knowledge and Knowledge of Itself were defined. The results of the research reveal that linguistic biography is a useful instrument of awareness and sensitization of students for the linguistical and cultural diversity, allowing an auto and hetero knowledge and a (re) construction of representations and attitudes towards the others.Universidade de Aveiro2013-05-15T16:03:09Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10434porSilva, Joana Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:15Zoai:ria.ua.pt:10773/10434Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:02.254113Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Biografia linguística: união de culturas no 1º Ciclo do Ensino Básico
title Biografia linguística: união de culturas no 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Biografia linguística: união de culturas no 1º Ciclo do Ensino Básico
Silva, Joana Sousa
Ensino de línguas
Ensino de uma segunda língua
Ensino da língua materna
Língua portuguesa: Ensino básico 1º ciclo
Diversidade linguística
Pluralismo cultural
title_short Biografia linguística: união de culturas no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Biografia linguística: união de culturas no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Biografia linguística: união de culturas no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Biografia linguística: união de culturas no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Biografia linguística: união de culturas no 1º Ciclo do Ensino Básico
author Silva, Joana Sousa
author_facet Silva, Joana Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Joana Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de línguas
Ensino de uma segunda língua
Ensino da língua materna
Língua portuguesa: Ensino básico 1º ciclo
Diversidade linguística
Pluralismo cultural
topic Ensino de línguas
Ensino de uma segunda língua
Ensino da língua materna
Língua portuguesa: Ensino básico 1º ciclo
Diversidade linguística
Pluralismo cultural
description O presente estudo resulta de um projeto de Seminário de Investigação Educacional com a temática Português Língua Não Materna e Variação Linguística e foi implementado numa Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico da região Centro de Portugal. Como público-alvo deste estudo foram selecionados: uma turma do 3.º ano constituída por oito alunos de português língua materna e três alunos de outras turmas, provenientes de diferentes culturas e cujo português é língua não materna, mais explicitamente, um aluno venezuelano do 2.º ano, uma aluna moldava e um aluno de etnia cigana, ambos do 4.º ano. O que perfaz um total de onze alunos, todos eles a frequentar o mesmo estabelecimento de ensino, no ano letivo 2011-2012. Perante uma sociedade diversificada, como consequência da globalização, é necessário preparar os alunos desde os primeiros anos de escolaridade, para que se formem cidadãos competentes e capazes de responder aos desafios de uma sociedade em constante mutação que se conjetura cada vez mais multicultural e multilingue. Neste estudo tentamos, assim, compreender de que forma a estratégia didática da biografia linguística pode representar uma mais-valia na integração de alunos de português língua não materna e na sensibilização dos alunos nativos para a diversidade linguística e cultural. Com uma base bibliográfica de sustentação, elaborámos uma biografia linguística e implementámo-la, no sentido de conhecer as representações dos intervenientes do estudo acerca das línguas e culturas e consciencializar sobre a diversidade linguística e cultural, procurando desenvolver o respeito e a valorização pelo Outro e promover a integração de todos os alunos. Os dados foram recolhidos, essencialmente, a partir da análise dos registos escritos e ilustrativos dos alunos, que constituem a sua (auto) biografia linguística. No tratamento da informação adotámos uma metodologia qualitativa, com uma análise de conteúdo em que foram definidas as seguintes categorias: Conhecimento do objeto, Conhecimento do contexto e Conhecimento de si. Os resultados do estudo revelam que a biografia linguística se assume como um instrumento profícuo na consciencialização e sensibilização dos alunos para a diversidade linguística e cultural, permitindo um auto e hetero conhecimento e uma (re) construção das representações e atitudes perante os outros.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-05-15T16:03:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/10434
url http://hdl.handle.net/10773/10434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137521634902016