A investigação sobre o ensino e a aprendizagem de temas matemáticos publicada em 30 anos da revista Quadrante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.28086 |
Resumo: | O presente artigo consiste na revisão sistemática da investigação publicada na revista Quadrante, de 1992 a 2021, incidindo no ensino e aprendizagem de quatro grandes temas: números, geometria e medida, álgebra, funções e cálculo, e probabilidades e estatística. Foram selecionados 85 artigos, de natureza teórica ou empírica, onde se procurou identificar e discutir a incidência e os principais resultados da investigação publicada na revista em torno do ensino e aprendizagem dos temas matemáticos referidos. Da análise realizada verifica-se que existe um equilíbrio no número de artigos publicados em cada tema e identificam-se tópicos que carecem de maior atenção por parte dos investigadores. Salienta-se, da investigação publicada na Quadrante, a forte incidência de estudos que são sustentados por intervenções em sala de aula, com destaque para o importante papel das tarefas matemáticas na aprendizagem, assim como, em vários estudos, da tecnologia digital, frequentemente assentes numa perspetiva dialógica de ensino e aprendizagem. No entanto, evidencia-se a necessidade de investigação que melhor especifique a contribuição de tais aspetos para a aprendizagem dos temas em causa e a realização de estudos longitudinais. |
id |
RCAP_b0c7b96d31e0f50102ca32e1f1bdee83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/28086 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A investigação sobre o ensino e a aprendizagem de temas matemáticos publicada em 30 anos da revista QuadranteA investigação sobre o ensino e a aprendizagem de temas matemáticos publicada em 30 anos da revista QuadranteArtigosO presente artigo consiste na revisão sistemática da investigação publicada na revista Quadrante, de 1992 a 2021, incidindo no ensino e aprendizagem de quatro grandes temas: números, geometria e medida, álgebra, funções e cálculo, e probabilidades e estatística. Foram selecionados 85 artigos, de natureza teórica ou empírica, onde se procurou identificar e discutir a incidência e os principais resultados da investigação publicada na revista em torno do ensino e aprendizagem dos temas matemáticos referidos. Da análise realizada verifica-se que existe um equilíbrio no número de artigos publicados em cada tema e identificam-se tópicos que carecem de maior atenção por parte dos investigadores. Salienta-se, da investigação publicada na Quadrante, a forte incidência de estudos que são sustentados por intervenções em sala de aula, com destaque para o importante papel das tarefas matemáticas na aprendizagem, assim como, em vários estudos, da tecnologia digital, frequentemente assentes numa perspetiva dialógica de ensino e aprendizagem. No entanto, evidencia-se a necessidade de investigação que melhor especifique a contribuição de tais aspetos para a aprendizagem dos temas em causa e a realização de estudos longitudinais.This article is a systematic review of research published in Quadrante, from 1992 to 2021, focusing on the teaching and learning of four major topics: numbers, geometry and measurement, algebra, functions and calculus, and probability and statistics. Eighty-five articles were selected, of theoretical or empirical nature, from which we sought to identify and discuss the incidence and main results of the research published in the journal on the teaching and learning of the mentioned mathematical themes. From the analysis carried out, it appears that there is a balance in the number of articles published in each theme and the topics that need more attention from the researchers are identified. The research published in Quadrante highlights the strong incidence of studies that are supported by interventions in the classroom, with emphasis on the important role of mathematical tasks in learning, as well as, in several studies, of digital technology, often informed by a dialogical perspective on teaching and learning. However, there is a need of conducting further research to identify the contribution of such aspects to the learning of mathematical topics and also of developing longitudinal studies.APM - Associação de Professores de Matemática2022-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.28086por2183-28380872-3915Oliveira, HéliaMendes, FátimaHenriques, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-06T20:45:13Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/28086Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:29.967415Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A investigação sobre o ensino e a aprendizagem de temas matemáticos publicada em 30 anos da revista Quadrante A investigação sobre o ensino e a aprendizagem de temas matemáticos publicada em 30 anos da revista Quadrante |
title |
A investigação sobre o ensino e a aprendizagem de temas matemáticos publicada em 30 anos da revista Quadrante |
spellingShingle |
A investigação sobre o ensino e a aprendizagem de temas matemáticos publicada em 30 anos da revista Quadrante Oliveira, Hélia Artigos |
title_short |
A investigação sobre o ensino e a aprendizagem de temas matemáticos publicada em 30 anos da revista Quadrante |
title_full |
A investigação sobre o ensino e a aprendizagem de temas matemáticos publicada em 30 anos da revista Quadrante |
title_fullStr |
A investigação sobre o ensino e a aprendizagem de temas matemáticos publicada em 30 anos da revista Quadrante |
title_full_unstemmed |
A investigação sobre o ensino e a aprendizagem de temas matemáticos publicada em 30 anos da revista Quadrante |
title_sort |
A investigação sobre o ensino e a aprendizagem de temas matemáticos publicada em 30 anos da revista Quadrante |
author |
Oliveira, Hélia |
author_facet |
Oliveira, Hélia Mendes, Fátima Henriques, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, Fátima Henriques, Ana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Hélia Mendes, Fátima Henriques, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O presente artigo consiste na revisão sistemática da investigação publicada na revista Quadrante, de 1992 a 2021, incidindo no ensino e aprendizagem de quatro grandes temas: números, geometria e medida, álgebra, funções e cálculo, e probabilidades e estatística. Foram selecionados 85 artigos, de natureza teórica ou empírica, onde se procurou identificar e discutir a incidência e os principais resultados da investigação publicada na revista em torno do ensino e aprendizagem dos temas matemáticos referidos. Da análise realizada verifica-se que existe um equilíbrio no número de artigos publicados em cada tema e identificam-se tópicos que carecem de maior atenção por parte dos investigadores. Salienta-se, da investigação publicada na Quadrante, a forte incidência de estudos que são sustentados por intervenções em sala de aula, com destaque para o importante papel das tarefas matemáticas na aprendizagem, assim como, em vários estudos, da tecnologia digital, frequentemente assentes numa perspetiva dialógica de ensino e aprendizagem. No entanto, evidencia-se a necessidade de investigação que melhor especifique a contribuição de tais aspetos para a aprendizagem dos temas em causa e a realização de estudos longitudinais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.28086 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.28086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130752367984640 |